21 de novembro de 2009

CNPq lança nova versão do Currículo Lattes

O CNPq lançou no dia 19 a nova versão do Currículo Lattes (CVLattes) com novas funcionalidades e amplas possibilidades de cruzamento de dados. O lançamento coincide com o aniversário de uma década da Plataforma Lattes.

O CNPq vem buscando aperfeiçoar essa ferramenta que já é conhecida por todos os pesquisadores brasileiros e se tornou um patrimônio da comunidade científica. Os últimos avanços estão sendo incorporados a essa nova versão que inclui a possibilidade de consulta às citações dos artigos publicados em revistas indexadas no Web of Science e que estejam registradas nos currículos com o DOI (Digital Object Identifier- um identificador digital único) correspondente. Para que isso fosse possível um acordo com a empresa Thomson&Reuters, administradora do Instituto para a Informação Científica (ISI), foi firmado há dois meses pela diretoria do CNPq. A base Web of Science é a mais relevante do mundo, cobrindo mais de 10 mil periódicos científicos desde 1954. Também foi firmado acordo com o Scielo, uma base com mais de 230 mil artigos registrados, que permitirá a recuperação das citações dos artigos registrados no Lattes. A base Scielo conta, atualmente, com mais de 600 periódicos científicos cadastrados.

continue lendo no site:

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2009/1119c.htm

FÓRUM DE PETRÓLEO E GÁS
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO PRÉ-SAL NO BRASIL

Período: 28/11/09 - Sábado
Local: Faculdade FIB na Área de Convivência S2 - Campus Gilberto Gil
Horário: 8h às 17h

Programação

8h – Coffee Business

9h – Abertura e Apresentação dos Cursos
Prof. João Pedro Teixeira – Coordenador de Petroleo e Gás da FIB

9h20min – Apresentação da nova GEMPES (Gerencia de Empregos e Estágios)
Profa. Helenice Oliveira – Coordenadora da GEMPES FIB

9h30min – Conferência: PRE-SAL: Aspectos Geopolíticos e Econômicos
Conferencista: Nelson Araújo – PETROBRAS

11h – Mesa Redonda

12h – Almoço
13h30min – Palestra: Novo Marco Regulatório do Pré-Sal no Brasil
Facilitador: Francisco Nelson – Diretor Regional da ANP

14h30min – Palestra: Treinamento em Segurança Marítima (Salvatagem)
Facilitador: Túlio Mota de França – Supervisor da Falck Nutec

15h10min – Palestra: Sistema de Gestão Integrada na Indústria de Petróleo e Gás
Facilitador: Élvio Caio Garcias – Consultor Bureau Veritas e formando em Petroleo e Gas

15h50min – Mostra Científica

16h20min – Atração Musical

16h45min – Sorteios de brindes

17h - Encerramento




PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPANSÃO NO INTERIOR
UNEB tem nova pós-graduação stricto sensu aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) - Curso de Mestrado em Biodiversidade Vegetal dever ser oferecido no primeiro semestre de 2010 nos campi da Universidade em Paulo Afonso, Alagoinhas e Senhor do Bonfim.

O programa conta com as seguintes linhas de pesquisa: Florística, Sistemática e filogenia, Interação planta-animal e Morfologia aplicada à sistemática. Segundo Adilva Conceição, coordenadora do programa, esse é o primeiro mestrado da universidade focado exclusivamente para a área de Ciências Biológicas.

UNEB - I Seminário de Direito Ambiental Comunitário


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Campus XIX da UNEB realiza I Seminário de Direito Ambiental Comunitário - Iniciativa visa estreitar relações entre estado, população e indústria em torno do desenvolvimento sustentável, e divulgar recentes estudos jurídicos na área - Dia 27/novembro, em Camaçari - Inscrições abertas.
As inscrições para uma das 160 vagas disponibilizadas estão abertas até o dia 26 de novembro, com doação de dois quilos de alimento não-perecível. Os interessados podem garantir participação se dirigindo ao DA ou fazendo solicitação através do e-mail iseminariodedireitoambiental@gmail.com.

Maiores informações:http://www.uneb.br/exibe_noticia.jsp?pubid=4385

Bahia mobiliza todos pela escola na Conferência Estadual de Educação

O Governo da Bahia e mais 45 representações de movimentos sociais, seis universidades – dentre elas, a UFBA – e escolas estão juntos na Conferência Estadual de Educação, que acontece em Salvador, de 25 a 28 de novembro, na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água. Essa é a conferência com maior participação social do Estado, que mobiliza todos pela escola e conta com 1.500 delegados, além de 300 observadores dos 417 municípios. O compromisso é construir o Sistema Nacional Articulado de Educação, ou seja, consolidar, de forma articulada, educação básica, educação profissional e educação superior, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade. Dos 1.500 delegados, 1.300 foram eleitos entre os diversos segmentos: pais, gestores, professores, estudantes e funcionários, 200 indicados por movimentos sociais, sindicais e representações da sociedade civil. A construção de políticas públicas e de um sistema articulado de educação de forma participativa é um avanço no país. “Estamos vivendo um momento significativo, em que a educação está na agenda como urgência para todos nós, governo e sociedade”, diz o Prof. Osvaldo Barreto, secretário Estadual da Educação do Estado, ressaltando que “a ordem do dia é melhorar a educação pública para acabar com o apartheid social e incluir as crianças de todas as classes sociais na escola pública”.

UFBA - Curso da Faufba e IAB informa sobre soluções de baixo impacto

Caros colegas,

Abaixo segue uma informação que o IAB -BA promoverá um curso Soluções de Baixo Impacto Ambiental para Edificações, de atualização e aperfeiçoamento profissional, que terá certificação pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O curso é dirigido a arquitetos, urbanistas, engenheiros, construtores, incorporadores e estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia que buscam conhecimentos atualizados sobre legislação, certificações e práticas de construção de baixo impacto ambiental, que possam garantir edificações de alto desempenho.

Por que biólogos não??
Então, acredito que quem tiver interesse possa manifestar-se e assim efetuar a matricula. Acredito que este curso irá agregar muito para biólogos.

O Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia (IAB-BA) e a Faculdade de Arquitetura da UFBA (Faufba) promovem o curso Soluções de Baixo Impacto Ambiental para Edificações, de atualização e aperfeiçoamento profissional, que terá certificação pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O curso é dirigido a arquitetos, urbanistas, engenheiros, construtores, incorporadores e estudantes de arquitetura, urbanismo e engenharia que buscam conhecimentos atualizados sobre legislação, certificações e práticas de construção de baixo impacto ambiental, que possam garantir edificações de alto desempenho. Estas inovações são atualmente essenciais para garantir a valorização de uma edificação. O conteúdo programático, ministrado por profissionais altamente capacitados, abordará desde a legislação até indicações de como integrar os critérios de sustentabilidade no programa, concepção e realização do edifício, para garantir sua alta qualidade ambiental. É dever dos arquitetos, como fiéis depositários da natureza, garantir sua continuidade e sua herança para as gerações futuras. As aulas serão ministradas por professores e profissionais como Sean Bradley, da Faculdade de Tecnologia e Ciência/FTC (“A dimensão social do edifício sustentável”), Ana Cristina Mascarenhas, da Unifacs/Coelba (“Certificações de edificações”), Mario Sérgio, da MAS – Projetos e Consultorias (“Sistemas de ar-condicionado para Green Building”), e Asher Kiperstok, da Escola Politécnica-UFBA (“Uso racional da água nas edificações: a necessidade de propostas avançadas”), sob a mediação de Thiago Brasileiro, do IMA. As atividades acontecerão no dia 27 de novembro, das 9 às 20h, na Faculdade de Arquitetura da UFBA (no auditório Mastaba), na Av. Caetano Moura, 121, Federação. Informações e inscrições: Na sede executiva do IAB-BA, na Avenida Lucaia, n.º 317 – Ed. Rafael Gordilho, sala 203 – Rio Vermelho - fone 3335-1195 (Mércia) – e-mail: iab-ba@iab-ba.org.br, ou na Fundação Escola Politécnica, na Rua Prof. Severo Pessoa, 39 – Federação – fone 3617-8064 (Waldemir). Sócios do IAB-BA e estudantes contribuem com R$60,00 e não sócios, com R$100,00.

UFBA -Simpósio no IGEO discute médias e pequenas cidades da Bahia

Entre 23 e 25 de novembro, no Instituto de Geociências da UFBA (IGEO), será realizado o I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, cujo objetivo é apresentar as novas discussões teóricas, metodológicas e empíricas sobre as cidades baianas não metropolitanas. O evento discutirá, em duas palestras, quatro mesas-redondas e vários espaços de diálogo, temáticas associadas às cidades médias e pequenas com participação de professores e pesquisadores de diversas instituições. O simpósio possibilitará o encontro de profissionais e estudantes, estimulando e sistematizando as discussões sobre cidades médias e pequenas, realizadas nas variadas instituições, almejando a constituição futura de uma rede de pesquisadores. Durante o evento acontecerá o lançamento dos dois números da revista "Bahia Análise & Dados - Cidades", publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e do livro "O direito à natureza na cidade", de Wendel Henrique, publicado pela Edufba. O simpósio é uma promoção conjunta do Mestrado em Geografia da UFBA, do IGEO, da SEI, da UESB, da UESC e da UNEB (campus I e V). A organização local está sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Cidade, Território e Planejamento (CiTePlan), vinculado ao Laboratório de Geografia Urbana e Regional, do Departamento de Geografia/IGEO. A programação completa do I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia está disponível no endereço www.citeplan.geo.ufba.br/simposio%20cidades%20medias.htm.

UFBA - Ecologia e Biomonitoramento,

O Programa abre anualmente vaga para novos estudantes regulares em seus três cursos de pós-graduação stricto sensu: Mestrado Acadêmico em Ecologia e Biomonitoramento, Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e Doutorado em Ecologia.

Consulte o Regimento Interno do Programa no item Legislação do menu principal para ter informações sobre a regulamentação dos processos seletivos para os três cursos.

As informações sobre a seleção para as próximas turmas estão disponíveis abaixo.

PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES REGULARES DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO - 2010
  • Edital do processo seletivo

Número de vagas por curso:

Mestrado Acadêmico: 20 vagas (+3 vagas para alunos estrangeiros)
Doutorado: 8 vagas

  • Calendário e procedimentos para o processo seletivo:

PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES REGULARES DE MESTRADO PROFISSIONAL - 2010

  • A primeira turma de Mestrado Profissional (MP) não será iniciada no primeiro semestre de 2010 visto que a CAPES não liberou o resultado da avaliação dos novos de MP da área de Ecologia e Meio Ambiente em período hábil para o planejamento didático do primeiro semestre letivo de acordo com o cronograma planejamento de atividades acadêmcias UFBA. Aguarde mais infomações em breve.

20 de novembro de 2009

Download V : Aprofunde o seu conhecimento

Olá colegas e amigos,
Estou postando mais uns sites que que possuem recursos como livros, artigos, revistas, manuais, cartilhas e apostilas que contenham assuntos relacionados a nossa área livres para downloads.

Todos os volumes disponíveis no Scielo clique na figura abaixo


--------------------------------------------------------------------------------------
A Revista Brasileira de Plantas Medicinais - RBPM é uma publicação trimestral e destina-se à divulgação de trabalhos científicos originais, revisões bibliográficas e notas prévias.
http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/rbpm/HTML/sumarios.htm





Palestra do Diálogo das Águas debate mediação de conflitos

Estão abertas as inscrições para a penúltima palestra da série Diálogo das Águas, que terá como tema Mediação de Conflitos. Promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o evento acontece no próximo dia 27, às 15h, no Auditório Paulo Jackson, na sede do órgão, no Itaigara.

A palestra será proferida pelo juiz de Direito de Conceição do Coité (BA), Gerivaldo Neiva. Na oportunidade, serão discutidos os conflitos que se transformam em litígios (ações judiciais) – ou seja, que resultam em ações na Justiça –, conflitos ambientais e o papel do Judiciário no equacionamento desses conflitos.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do e-mail cerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-3009, fornecendo o nome completo, ocupação, instituição em que trabalha ou estuda, e-mail e telefone para contato. As vagas são limitadas.



Estudo publicado na Nature afirma que oceanos atingiram o limite na capacidade de absorção de dióxido de carbono, cuja emissão por atividades humanas não pára de crescer
19/11/2009

Capacidade esgotada

Agência FAPESPOs oceanos têm um papel fundamental na regulagem climática, absorvendo cerca de um quarto de todo o dióxido de carbono lançado pela ação humana. Agora, o primeiro levantamento ano a ano desse mecanismo desde a Revolução Industrial indica que os oceanos estão sofrendo para acompanhar o aumento nas emissões.

A consequência, apontam, poderá ser desastrosa para o clima no futuro do planeta. A pesquisa, feita nos Estados Unidos, foi publicada na edição desta quinta-feira (19/11) da revista Nature.

Samar Khatiwala, da Universidade Columbia, e colegas estimaram que os oceanos absorveram um recorde de 2,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis em 2008. Mas, com o aumento na quantidade total de emissões, a proporção absorvida pelos oceanos desde 2000 caiu em cerca de 10%.

Modelos climáticos desenvolvidos anteriormente haviam previsto uma diminuição nesse processo, mas o novo estudo é o primeiro a quantificar essa queda.

Enquanto trabalhos anteriores haviam atribuído a mudança à diminuição do ozônio na estratosfera e a alterações na circulação oceânica induzidas pelas mudanças climáticas, a nova pesquisa sugere que o motivo é mais simples: os oceanos chegaram ao limite, tanto físico como químico, de sua capacidade de absorver o dióxido de carbono.

“Quanto mais dióxido de carbono, mais ácido fica o oceano, reduzindo a capacidade de manter o CO2”, disse Khatiwala. “Por causa dessa consequência, com o tempo o oceano se torna um repositório menos eficiente do carbono antrópico. A surpresa é que podemos estar diante das primeiras evidências disso, talvez combinado com a circulação mais lenta por causa do aumento nas emissões.”

Segundo o estudo, o acúmulo de carbono industrial nos oceanos aumentou enormemente na década de 1950, à medida que os oceanos passaram a tentar acompanhar o ritmo acelerado das emissões em todo o mundo.

As emissões continuaram a crescer e, no ano 2000, atingiram tal volume que os oceanos passaram a absorver menos CO2 proporcionalmente, ainda que o total em peso tenha continuado a aumentar. Hoje, segundo a pesquisa, os oceanos mantêm cerca de 150 bilhões de toneladas de carbono industrial, um terço a mais do que em meados da década de 1990.

Cerca de 40% do carbono entra nos oceanos por meio das águas geladas próximas à Antártica, porque o dióxido de carbono se dissolve mais rapidamente nas águas mais frias e mais densas do que nas mais quentes. Dali, as correntes transportam o carbono para o norte do planeta.

O artigo Reconstruction of the history of anthropogenic CO2 concentrations in the ocean, de Samar Khatiwala e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia

A Zoologia vem evoluindo junto com a necessidade de desenvolver estratégias de sustentabilidade e conservação da fauna nos diversos biomas brasileiros. A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), desde a sua fundação em 1978, vem acompanhando esta evolução e através da realização dos últimos 27 Congressos Brasileiros de Zoologia tem contribuído para trilhar os rumos da conservação e preservação da biodiversidade brasileira.

O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia a ser realizado em 2010, na capital do Estado do Pará, em Belém, dará oportunidade aos participantes de vivenciar todo o encanto da cultura e paisagem amazônica. O tema escolhido para a vigésima oitava edição do Congresso Brasileiro de Zoologia será "Biodiversidade e Sustentabilidade". Este tema reflete as atuais preocupações da comunidade científica em relação ao futuro da biodiversidade, que devemos inserir fauna, flora e sociedade no contexto de conservação. A Comissão Organizadora deste congresso pretende promover amplo debate sobre os desafios em conciliar desenvolvimento econômico e social, com a conservação da fauna, sob os diversos aspectos que envolvem a ciência denominada Zoologia.

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE:

http://www.cbzool2010.com.br/sobre_evento/index.php

UFBA - SELEÇÃO 2010.1 - MESTRADO / DOUTORADO

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia vem oferecendo regularmente, desde 1968, um curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, em que já foram formados 330 mestres.

Atualmente, o curso possui conceito 5, pela avaliação da CAPES e consta de quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O curso de Doutorado foi fundado em 1992 e tem duas áreas de concentração: Química Analítica e Química Orgânica. Até o presente foram formados 122 doutores.

Para o primeiro semestre de 2010, estarão disponíveis as seguintes vagas:

Nível de Curso
Brasileiros
Estrangeiros
MESTRADO
25
02
DOUTORADO
25
02
Total
50
04

O número máximo de indicações de alunos por docente não poderá exceder de 10% das vagas no Mestrado/Doutorado. Nesta seleção, o número máximo de indicações é de 03 (três) para o Mestrado e 03 (três) indicações para o Doutorado.

O período de inscrição será de 03/11/2009 a 30/11/2009.

Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via sedex, desde que sejam postadas até o dia 20 de novembro de 2009 e a ficha de inscrição enviada via email (pdf) ou fax.

EcoSESC, no Parque Costa Azul.

Museu de Anatomia da UFBA participa de Projeto do SESC-Bahia
A convite do SESC-Bahia, o Museu Interativo de Anatomia Comparada da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia participa neste domingo (dia 22), às 13h, do evento EcoSESC, no Parque Costa Azul. O Museu irá expor mais de 90 animais, dentre eles o esqueleto da égua “Angélica”, da raça francesa Percheron, e do esqueleto do cavalo “Godofredo”, da raça Mangalarga, além do maior pombo do mundo – Pomba Goura Vitória (país de origem: Nova Guiné), outros animais taxidermizados, formalizados, crânios e esqueletos. O Museu, atividade de extensão permanente, sempre desenvolveu suas atividades tendo como foco principal a educação ambiental. É disciplina da Atividade Curricular em Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão (ACCMEV458) desde o ano de 2002. Está sob a coordenação da Profa. Maria das Graças Farias Pinto, e a monitoria do estudante de graduação em Medicina Veterinária Cláudio Ferreira Pinheiro. O projeto EcoSESC tem como diretriz dotar sua clientela de uma consciência crítica em relação às questões ambientais a fim de torná-la agente ativo no processo de melhoria do meio ambiente. Com ele, o SESC promove diversas atividades: bate-papo eco-educativo, oficinas de reciclagem e resíduos sólidos, exposição de animais empalhados e bonsai, estande sobre doenças endêmicas, exposição "No mundo da fantasia", biblioteca móvel e show musical com Guilherme Arantes.

19 de novembro de 2009

Investidores atestam potencial da Bahia para energia eólica


Com o tema Semiárido: Inovação para o desenvolvimento sustentável, a segunda edição do Simpósio Internacional de Inovação e Feira de Tecnologia (II BahiaTec) começa nesta quarta (18) e prossegue até sexta-feira (20), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, reunindo especialistas nacionais e internacionais e experiências bem-sucedidas na descoberta de soluções inovadoras para regiões prejudicadas pela seca.
Segundo o engenheiro mecânico pós-doutor em medição eólica, André Pereira, que fará palestra nesta quinta-feira (19), às 15 horas, no II BahiaTec, o Brasil precisa diversificar sua matriz energética com a exploração dos ventos, geração limpa, eficiente e competitiva em relação aos recursos tradicionais - petróleo, diesel, nuclear, água.
“A exploração dos ventos é inesgotável, não suja a água, o solo, nem sequer faz barulho. Além das vantagens ambientais, é uma excelente alternativa para dar mais segurança ao setor elétrico e assim garantir preços estáveis aos consumidores”, avalia Pereira, que trabalhou em 1990 na implantação da primeira turbina eólica do país, em Fernando de Noronha.
Segundo explica o especialista, o vento ideal é o constante e moderado. Essas condições foram observadas recentemente por investidores em dezenas de localidades do interior da Bahia, onde não existem ainda projetos exploratórios em execução.

Texto: Assessoria de Imprensa / Postado em 18/11/2009 ás 08:55

Coroa Vermelha: Avanço da maré e sumiço dos turistas ameaçam barracas de praia


Ítem de Notícia:: Coroa Vermelha: Avanço da maré e sumiço dos turistas ameaçam barracas de praia
Ausência de turistas tem efeito de um tsunami em barracas da praia de Coroa Vermelha, local da Primeira Missa do Brasil


Coroa Vermelha: Avanço da maré e sumiço dos turistas ameaçam barracas de praia

SANTA CRUZ CABRÁLIA - Não se trata de um tsunani ou ação do Ministério Público, o que está destruindo muitas barracas de praia de Coroa Vermelha, local onde foi celebrada a Primeira Missa do Brasil, em Santa Cruz Cabrália, é o avanço da maré e, sobretudo, o sumiço dos turistas.

Comerciantes do local reclamam que o movimento nunca foi tão fraco. “Antes ainda apareciam alguns turistas por aqui. A gente vendia alguma coisa. Agora acabou tudo. Abandonei a barraca, ninguém quis arrendar”, lamenta um ex-barraqueiro que fechou seu negócio no meio do ano.

O avanço do mar também está provocando prejuízos aos proprietários de cabanas. “No começo do ano, a maré invadiu minha barraca. Ia reformar agora, para o verão, mas desisti. Os turistas sumiram. Além disso, a maré pode voltar e destruir tudo outra vez”, conta Luiz José, dono de uma barraca abandonada, perto da Praça do Cruzeiro.

Esta notícia é deBahia Dia Dia Noticias - Noticias da Bahia, Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas
( http://www.bahiadiadia.com.br/news.php?extend.1365 )


Projeto de estaleiro no Paraguaçu segue acelerado

A Bahia continua desenvolvendo, em ritmo acelerado, o projeto para a implantação de um moderno estaleiro de grande porte na área de São Roque do Paraguaçu. A afirmação é do secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin. O estaleiro será capaz de construir plataformas de todos os tipos e disputar a concorrência lançada recentemente pela Petrobras, cujas propostas devem ser entregues até março de 2010.

“A maior prova disto é que já existe, em São Roque do Paraguaçu, um canteiro de construção off shore da Petrobras que hoje opera a pleno vapor, construindo duas novas plataformas, tipo jack ups, alto elevatórias, de perfuração, e realizando reparos em duas outras, através de um consórcio da Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia”, destacou o secretário. Este consórcio está instalado no município de Maragojipe, gerando, hoje, 1.500 empregos diretos e qualificados, envolvendo soldadores, montadores, instrumentistas, técnicos e engenheiros. No pico da obra serão empregadas 2.500 pessoas.
O secretário chamou atenção para o fato de a terminologia “Polo Naval” não ser mais utilizada pelo Governo do Estado. “Hoje, estamos concentrados na implantação de um grande e moderno empreendimento, através do Consórcio Rio Paraguaçu, que reúne as empresas OAS, Odebrecht e UTC, otimizando os recursos e talentos em prol do desenvolvimento da indústria naval baiana”, justificou.
Benjamim considerou improcedente a informação de que ‘o Polo Naval da Bahia vai para o Rio de Janeiro’. “Não é factível que um projeto ainda em andamento e concebido para uma locação específica se desloque para outro estado”, avaliou. Ele assegurou que tanto o governo como as empresas que participam deste desafio continuam firmes no propósito de dotar a Bahia de um empreendimento de grande porte no setor.
“Outros estados, como o Rio e Pernambuco, também estão elaborando projetos para disputar as encomendas já anunciadas pela Petrobras. E, naturalmente, ‘plantam’ notícias para tentar desestabilizar os planos dos concorrentes. Daí a importância de nós, baianos, nos unirmos na defesa dos nossos projetos”, conclamou o secretário.

Texto: Agecom / Postado em 19/11/2009 ás 02:46

UNEB - Matrícula especial

Exatas 2.179 vagas, em vários cursos de graduação, para estudar em uma universidade pública com ensino de qualidade.
Essa é a mais nova oportunidade que a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferece para estudantes ou profissionais que desejem ingressar na instituição através das categorias especiais de matrícula (transferências, portadores de diploma e rematrícula).
A universidade está com inscrições abertas para o processo seletivo de 16 a 20 de novembro, nos departamentos de 21 campi, na capital e interior do estado, onde estão sendo oferecidas as vagas.
O candidato deve estar munido, no ato da inscrição, de todos os documentos requisitados no edital da seleção, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta-feira, dia 12 de novembro.
Do montante de vagas, 2.047 são para transferências internas e externas, e outras 132 reservadas para a matrícula de portadores de diploma.
A oportunidade permite aos estudantes mobilidade entre os próprios cursos da UNEB, possibilitando até uma mudança de campus. Além disso, a seleção beneficia os portadores de diploma, os discentes de outras instituições e aqueles que por algum motivo abandonaram a graduação da universidade, os quais podem retornar através da rematrícula”, salienta Mônica Torres, pró-reitora de Graduação (Prograd).
De acordo com a Secretaria Geral de Cursos (SGC) da UNEB, setor vinculado à Prograd, em caso de transferências internas, o discente deve solicitar inscrição no departamento de origem da transferência.
A prova escrita será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2010, e o resultado final será divulgado no dia 16 de março. Os demais passos do processo seletivo e o conteúdo programático das provas estão detalhados no edital.

Informações: SGC/Campus I - Tel.: (71) 3117-2227.
Clique aqui para acessar Edital com Quadro de Vagas por Curso/Campus e Conteúdo Programático da prova escrita

[Texto e imagem: Ascom/UNEB] vs/ma

Seminário - Uso e reuso da água.

Colegas recebi este convite e estou repassando.

CONVITE

Temos o prazer de convidá-lo para participar do evento abaixo descrito, cuja programação completa, constando o local e nome dos palestrantes, encontra-se no site da SEDUR (http://www.sedur.ba.gov.br).
Inscrições: debora.chinelles@sedur.ba.gov.br




UNEB -Semana de Ciências Biológicas

A Semana de Ciências Biológicas da UNEB que será realizada no Campus II – DCET (Departamento de Ciências Exatas e Terra) em Alagoinhas, nos dias 23 a 26 de novembro de 2009, é um evento que tem por objetivo divulgar os trabalhos que vem sendo realizados pela comunidade acadêmica nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas. Neste evento, serão discutidos diversos temas como Meio Ambiente, Saúde e Tecnologias e será dada ênfase a Diversidade Biológica do Território do Agreste de Alagoinhas /Litoral Norte. A programação envolve palestras, mesas redondas, minicursos e haverá apresentações de trabalhos orais e em forma de painel. Alem de enriquecer seus conhecimentos os participantes poderão desfrutar de momentos culturais e da afetividade da comunidade unebiana. Participe você também desse importante acontecimento, inscreva-se agora!

UFBA - ICS comemora 10 anos da exposição científica do PPGIm

Na última semana de novembro, de 23 a 27, o Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (ICS) comemora os 10 anos da Exposição Cientifica do Programa de Pós-Graduação em Imunologia (Expo-PPGIm), atividade cientifica e acadêmica do PPGIm que ocorre anualmente na unidade. Durante essa semana serão discutidos projetos desenvolvidos por professores e pós-graduandos do PPGIm e acadêmicos, professores e pesquisadores do ICS. Haverá uma série de palestras de nível nacional com profissionais da UFBA (ICS, FFAR, ISC, FMB, Hupes), Fiocruz-BA, EBMSP, Hospital Couto Maia, Creaids e Sesab; e de nível internacional, com alguns pesquisadores, e instalação do I Seminário de Integração Multidisciplinar de Pesquisa Translacional. As atividades vão acontecer no ICS (hall de entrada, segundo e terceiro andares), das 9 às 12 e das 13h30 às 18h.

Mais informações: ppgimics@ufba.br /

tel.: (71)3247-6269.

Estão abertas as inscrições para a Expo-PPGIm 2009

Mais detalhes na página do evento

PROGRAMA PREVISTO

2º feira 23/11

14:00 - Colocação dos Posters
(Os posters deverão ser retirados no dia 27 as 18:00hs).
Hall do ICS

17:00 - AUDITÓRIO III - 2º ANDAR
Abertura
Profa. Dra. Songelí Menezes Freire
Profa. Dra. Márcia Tosta Xavier
Coord. da Expo-PPGIm
Palestra - “SUS e Cidadania” -SESAB

3º feira 24/11

09:00as 12:00 - AUDITORIO OPHÉLIA GAUDENZI - 3o. Andar
Mesa Redonda
Atualização em AIDS e retrovírus
Palestras - CREAIDS
Representante - Profa. Dra. Isabela Pereira Nobre
Prof.Dr. Carlos Robreto Brites Alves
Prof.Dr.Andre Castro Lyra
14:00 as 18:00
Palestra - Infecções Parasitarias
100 anos da Doença de Chagas
Prof.Dr. Zilton Andrade
PPGIm –FIOCRUZ-UFBA

4º feira 25/11

09:00as 12:00 - AUDITORIO OPHÉLIA GAUDENZI 3o. Andar ICS
Palestra
“Citometria de fluxo e análise de multiparâmetros”
Profa. Theolis Costa Barbosa Bessa.-
PPGIm –ICS/UFBA – FIOCRUZ
(Seleção para aula demonstrativa “ Dosagem de citocinas por FACS por ensaio multiparamétrico com esferas” com Profa. Theolis B. Bessa na Fiocruz-BA)
14:00 as 18:00 - Apresentação Oral
Alunos Bolsistas concluintes M e D PPGIm
Marcos Herculano
Patrícia S. Brandão
Rafael V. Veiga
Dirceu J. Costa
Claudia Valle
Eliane Menezes
Nayara S. Oliveira
Luciana Cardoso
Ricardo Riccio
Josiane Carvalho

5º feira 26/11

09:00 as 12:00 -AUDITORIO OPHÉLIA GAUDENZI - 3o. Andar

Palestra - "Projeto EMGAHEBA – PPGIm-PRPPG-FINEP 2007"
Profa. Kiyoko Abe Sandes – Labimuno-ICS-UFBA-UNEB
Profa. Iguaracyra Araújo – HUPES-FAPEB-UFBA
13:00 as 14:00 - Instalação CEUA – ICS
(Apresentação da proposta do funcionamento e formulários )
Profa. Dra.Songelí Menezes Freire
Profa. Camila A. V. Figueiredo
14:00 as 18:00 Curso - “Calculo Amostral para Experimentação Animal”
Prof. Dr. Abrahão Baptista
Prof. Adjunto de Anatomia - Dep. de Biomorfologia
Membro da CEUA
14:00 as 18:00 - Apresentação de Painéis
Inscritos (Verifiquem os horários para presença em frente ao pôster)

6º feira 27/11

09:00 as 12:00 - Apresentação dos Painéis
Inscritos (Verifiquem os horários para presença em frente ao pôster)
09:00 as 12:00 - AUDITORIO OPHÉLIA GAUDENZI
Instalação do I Seminário de Integração Multidisciplinar de Pesquisa Translacional
Convidado: Jerome Weinbach – INSERM-França
“ Cooperação Brasil X União Européia em Imunohepatologia”
Prof. Raimundo Paraná – FAMED-HUPES-UFBA
Prof. Roberto Meyer - ICS-PPGIm- PPG Processos Interativos dos Orgaos e Sistemas -HUPES-UFBA UFBA
Profa. Maria Isabel Schinoni – ICS-PPG Processos Interativos dos Orgaos e Sistemas -HUPES-UFBA
Profa. Songelí Menezes Freire- ICS - PPGIm- PPG Processos Interativos dos Orgaos e Sistemas -HUPES-UFBA-EBMSP.
AUDITORIO OPHÉLIA GAUDENZI – 3o. Andar ICS
13:30 – 18:00 -

13:30 – Grupo de Extensão “Educar para desmitificar a AIDS” - Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde – UFBA. http://aidsufba.wordpress.com/
Profa. Dra. Maria Thereza Ávila Dantas Coelho – coordenaqdora do grupo
Bruno Adelmo Mendes Franco – Fisioterapeuta
Pos-graduado em Terapia Ocupacional e Acadêmico do BI em Saúde/UFBA
Mauricio de Souza Campos – Bacharel em Direito e em Biologia e Acadêmico do BI em Saúde/UFBA
Milena Araújo Silva Sá - Acadêmica do BI em Saúde/UFBA
Nelson Junot Borges – Publicitário e Acadêmico do BI em Saúde/UFBA
Tâmila Pires Silva Licencianda e Bacharelanda em Ciências Biológicas e Acadêmica do BI em Saúde/UFBA
“Acidentes ocupacionais com profissionais de saúde”
Dra. Ana Verônica M. Batista. Diretora Medica do Hospital Couto Maia – Prtof. Adjunto da EBMSP.
Palestra de encerramento
“Parque Tecnológico da Bahia”
Dr. Cláudio Mello
Economista. Diretor Executivo.do Parque Tecnológico da Bahia
Processo de Avaliação do evento
Prof. Dr. Roberto Meyer
Profa. Dra. Márcia Tosta Xavier

PPGIm - ICS - UFBA © 2009
Av. Miguel Calmon, s/n 5º andar sala 526 - Salvador, BA - Brazil
Salvador, BA, 40140100 - Brazil
+55 71 3247.6269

Inovações na atividade portuária e na indústria naval são temas de seminário

Colegas,

Será realizado, na próxima segunda-feira (23), o Seminário Inovações na Atividade Portuária e Indústria Naval, no auditório do Instituto do Meio Ambiente - IMA, localizado na rua Rio São Francisco, nº 01, em Monte Serrat, Salvador-BA.

O evento tem o objetivo de discutir e divulgar inovações relacionadas ao setor portuário e à indústria naval, diante da implantação dos empreendimentos Complexo Porto Sul, em Ilhéus, e Pólo Naval, na Baía de Todos os Santos.

Entre os palestrantes, estão: Dione Kitzmann – Oceanóloga com Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental pela UFRG e experiência na área de gerenciamento costeiro, com ênfase em Gestão Ambiental Portuária, Educação Ambiental e Desenvolvimento Portuário; Hélio Correa – Engenheiro Naval do IPT e Mestrando em Engenharia Naval e Oceânica; Roberto Benjamin – Secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia;

O evento é aberto ao público e os interessados devem confirmar sua participação através do e-mail: inova@ima.ba.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone: (71) 3117-1371.

Fonte: Ascom/IMA

CURSO - LICENCIAMENTO AMBIENTAL

folder e-mail.jpg

logo Amb horizontal Maior

contato@ambientesustentavel.net; patrícia@ambientesustentavel.net
Rua Frederico Simões, nº 153, Sala 205,
Ed. Empresarial Orlando Gomes,
Caminho das Árvores, CEP: 41 820-774, Salvador-BA
T/F + 55.71.3341.5980
www.ambientesustentavel.net

18 de novembro de 2009

Seminário Geopolítica e Transformações das Relações Econômicas Internacionais


Tipo do evento: Seminário
Data: 18/11/2009 00:00 a 20/11/2009 00:00
Local: Auditório Desenbahia
E-mail de contato: seminario@taticcaeventos.com.br
Telefone de contato: (71)3354-9050/3494-2838

Uma oportunidade para discutir os efeitos dos novos movimentos internacionais, da ampliação das participações do Mercosul, e das condições negociadas de comércio. Novas possibilidades como referências de políticas para o Estado da Bahia.

Constituição do Estado proíbe implantação de central nuclear



João Pedro Pitombo, do A TARDE

Um imbróglio jurídico deverá aquecer ainda mais a polêmica em torno da implantação de duas usinas nucleares na Região Nordeste – uma delas possivelmente na Bahia. Prevista pelo Plano Nacional de Energia, que define a expansão da matriz energética brasileira até 2030, a instalação das centrais nucleares pode esbarrar na legislação dos estados que disputam o investimento – estimado US$ 7 bilhões por usina.

Os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe têm restrições constitucionais sobre a produção de energia nuclear nos seus territórios. No caso da Bahia, o artigo 226 da Constituição do Estado é claro e diz que está vedada “a instalação de usinas nucleares” no território baiano. As constituições de Sergipe e Alagoas também proíbem expressamente a instalação de usinas nucleares; a de Pernambuco condiciona um possível investimento no setor ao esgotamento da capacidade de produção de “energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes”.

Além das restrições nas cartas estaduais, a discussão sobre a implementação de centrais nucleares no Nordeste deve suscitar outros questionamentos jurídicos. Isso porque a Constituição, no seu artigo 22, diz que “compete privativamente à União” legislar sobre “atividades nucleares de qualquer natureza”.

Segundo o especialista em direito constitucional e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Saul Quadros, é competência privativa da União legislar sobre a implantação de unidades de produção de energia nuclear no País. No entanto, o Estado poderá legislar parcialmente sobre o assunto, caso seja aprovada uma lei complementar que o autorize. “O Estado não pode proibir pura e simplesmente porque é uma matéria que envolve a União”, diz.

Na avaliação do presidente da OAB-BA, as divergências entre as cartas magnas estadual e federal podem resultar numa batalha judicial entre as partes. “A União pode suscitar problemas de inconstitucionalidade da Constituição da Bahia. Há conflito de competência que precisa ser resolvido”, afirma.

Emenda - Caso se habilite para a atrair uma das usinas, diz Saul Quadros, a Bahia terá de adequar a sua Constituição. Para isso, deverá ser apresentada uma proposta de emenda à Constituição (PEC) na Assembleia Legislativa, que deve ser aprovada por pelo menos três quintos do plenário.

Esta mudança já está sendo avaliada dentro do governo. De acordo com a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, “há que se discutir a base legal para viabilizar a mudança da Constituição baiana”.

A priori, a oposição não se opõe a uma possível mudança na Carta Magna do Estado para a atração de uma usina nuclear. O líder da minoria na Assembleia Legislativa, Heraldo Rocha (DEM), defende uma maior discussão. “Temos de ouvir a sociedade e discutir à exaustão”, disse.


http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=1283570

UNIJORGE- Minicurso de Gerenciamento de Projetos será realizado dia 21 de novembro

Com orientação do professor Joselito Santos, de Engenharia de Produção, será realizado o minicurso de Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Gestão de Riscos. O curso será ministrado pelo consultor Everaldo Sena, graduado em ciências da computação e especialista em gerenciamento de projetos. Dia 21 de novembro (sábado), às 9h. Inscrições até 20/11, no stand do Prédio II, Nível 5, ou através do e-mail fabiano_c_cunha@hotmail.com. A taxa de inscrição é de R$20,00.

Realização: equipe da disciplina Marketing Empresarial, 8º semestre de Engenharia de Produção - Projeto (Murphy)-1

Apoio: Coordenação dos Cursos de Engenharia e CAENG (Centro Acadêmico de Engenharia da UNIJORGE).

7º Congresso Internacional de Educação Superior

O Núcleo de Estudos da América Latina (Neal) da UNEB comunica à Comunidade Acadêmica que estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para o 7º Congresso Internacional de Educação Superior (Universidad 2010), a ser realizado de 8 a 12 de fevereiro de 2010 na cidade de Havana, em Cuba.

Os interessados devem encaminhar os resumos dos trabalhos até o dia 15 de novembro, para o e-mail univ2010@reduniv.edu.cu, atentando para as normas exigidas.

Os que desejarem participar apenas como ouvintes podem entrar em contato com o Neal, sediado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, localizada na Av. Jorge Amado, no bairro do Imbuí, em Salvador.

O pagamento dos custos para participar do evento pode ser feito em euro e CUC (moeda cubana).

Com o tema A universidade por um mundo melhor, a sétima edição do congresso é organizada pelo Ministério da Educação Superior de Cuba, e será realizada no Palácio das Convenções de Havana.

Informações: Neal/UNEB - Tel.: (71) 3371-0107 (ramal 242).

UNEB - PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA


Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA) da UNEB abre processo seletivo para Aluno Regular 2010 do Mestrado, reconhecido pela Capes/MEC - Estão sendo disponibilizadas 10 vagas, em duas linhas de pesquisa - Inscrições: até 27/novembro, em Salvador

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está com inscrições abertas, até o dia 27 de novembro, para a seleção de aluno regular 2010 do curso de mestrado.

De acordo com o edital de seleção, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de novembro, estão sendo oferecidas 10 vagas em duas linhas de pesquisa: Química Analítica e Química do Estado Sólido.

As inscrições podem ser realizadas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Colegiado do curso de Química, localizado no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I da UNEB, em Salvador.

É necessário que o candidato preencha ficha de inscrição - disponível na secretaria do programa ou na página oficial do PGQA - e apresente os documentos exigidos no edital.

Simpósio via internet aborda educação a distância

Web 2.0, políticas públicas e jogos serão alguns dos temas abordados no 3º Simpósio Virtual de Educação a Distância (EAD), que acontece nos dias 26 e 27 de novembro totalmente via internet.

No primeiro dia, as palestras acontecem no ambiente virtual do Second Life, rede social de estrutura semelhante a de jogos eletrônicos, e incluem temas como objetos de aprendizagem. No dia 27, a programação segue no Portal Educação, com exposições sobre cursos on-line, gestão da EAD, entre outros, e mesas-redondas sobre as perspectivas do Ministério da Educação e tecnologias para EAD.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página.

Confira o site do evento.

CAPES - Informação Científica


Imprimir

A CAPES investe no intercâmbio da informação científica e tecnológica, produzida tanto no Brasil como no exterior, é fundamental para o contínuo aperfeiçoamento dos programas nacionais de pós-graduação.

Portal de Periódicos
O portal brasileiro da informação científica.

Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP)
Possibilita às instituições de ensino superior e de pesquisa o acesso à informação científica e tecnológica de qualidade.

CAPES -Usuários podem testar conteúdo de geociência

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Segunda, 16 de Novembro de 2009 13:44

O conteúdo da GeoScienceWorld (GSW) está disponível para avaliação pelos usuários do Portal de Periódicos, até o final deste mês. A base de dados reúne artigos com texto completo e avaliação peer review de mais 40 periódicos publicados por sociedades geocientíficas internacionais.

A GSW publica artigos de diferentes áreas relacionadas às geociências, como engenharia geológica, estratigrafia, geofísica, geologia, geoquímica, hidrogeologia e hidrologia, mineralogia e cristalografia, paleobotânica, paleontologia, petrologia de rochas ígneas e metamórficas, petrologia de rochas sedimentares e sismologia.

As avaliações e comentários sobre a coleção podem ser feitas no site do editor ou pelo e-mail avaliacao.periodicos@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Se bem avaliadas, as coleções podem ser adquiridas pela Capes.

O Trial está disponível até 30 de novembro.

(Fonte: Portal de Periódicos da Capes)

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

Inscrições abertas para o curso de Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás da Estácio/FIB. Para efetuá-la, basta acessar o site www.posgrad.fib.br, clique em cursos, selecione o curso, clique no link Garanta sua Vaga! INSCREVA-SE, e preencha o formulário.

As primeiras pessoas que reservaram a vaga já estão sendo convocadas. Além dos descontos que estão no site, as primeiras turmas terão descontos especiais de 25% para ex-alunos, alunos formandos e docentes, e 10% para novos alunos.

UCSAL -Mestrado e Doutorado

Doutorado e Mestrados da UCSal - Seleção de Aluno Regular 2010, inscrições prorrogadas até 27/11/2009
- Família na Sociedade Contemporânea
- Planejamento Ambiental
- Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social
- Políticas Sociais e Cidadania

UNIFACS -Arquitetura comemora 10 anos

Vai ocorrere uma série de discussões “Intervenções na cidade de Salvador - projeto e paisagem”, que engloba três mesas-redondas que acontecerão sempre às 18h30, no auditório do Campus Amaralina (PA3). As datas para as mesas-redondas ainda estão sendo definidas.

16 de novembro de 2009

Operação desmonta três serrarias ilegais no baixo sul da Bahia

Salvador (16/11/2009) – Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual da Bahia, Ibama, Polícia Civil e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar baiana fechou três serrarias que utilizavam madeira retirada ilegalmente da Mata Atlântica no sul do estado. A operação, realizada nos municípios de Camamu, Ituberá, Piraí do Norte e Nilo Peçanha teve o apoio de ONGs e Prefeituras Municipais.

Durante a Operação foram lavrados nove Autos de Infração totalizando mais de R$ 100 mil em multas. Foram apreendidos 156 m³ de madeiras de diversas espécies da Mata Atlântica, 01 caminhão além das máquinas e equipamentos como serra fita, motor, carrinho para toras e serra circular, proveniente das serrarias clandestinas.

Realizada em dois períodos de uma semana, nos meses de setembro e outubro de 2009, a Operação Madeira de Lei, que tinha como objetivo intensificar as ações de combate a exploração ilegal da Mata Atlântica, tendo como alvo irregularidades identificadas em levantamentos realizados pelas equipes de inteligência dos órgãos envolvidos. As equipes de fiscalização atuaram nos alvos predefinidos, identificando os responsáveis por desmatamentos, transporte ilegal de madeira, armazenamento e comercialização de madeiras nativas da Mata Atlântica e ainda pelo funcionamento de três serrarias clandestinas que foram desmontadas.

As máquinas e equipamentos foram retirados das três serrarias com a utilização de caminhões “munck” e os produtos florestais apreendidos foram retiradas em carretas. As máquinas, equipamentos e madeiras apreendidos foram depositados no Posto do Ibama em Ituberá e no Pátio da Secretaria de Transporte do município.

As serrarias e duas marcenarias tiveram as atividades embargadas, bem como uma área de cinco hectares de Mata Atlântica em estágio médio e avançado de regeneração de onde, segundo informações, haveria saído grande parte da madeira que abastecia as serrarias locais.

Ascom Ibama/BA

INPE recebe inscrições ao doutorado em Ciência do Sistema Terrestre

Estão abertas até 10 de dezembro as inscrições para o doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, com conceito 5, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre, que terá sua primeira turma em 2010.

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atender às demandas institucionais, nacionais e científicas relacionadas aos impactos, vulnerabilidades, processos sociais e políticas públicas associadas às mudanças ambientais regionais e globais. De caráter inovador e com foco na abordagem de questões de mudanças ambientais globais associadas a questões de desenvolvimento, a nova linha de pós-graduação abre fronteiras para a pesquisa interdisciplinar no Brasil, na medida em que possibilitará a formação de profissionais capacitados a integrar essa nova geração de cientistas.

Os alunos deverão ter um sólido conhecimento de algumas das ciências naturais e das ferramentas de avaliação quantitativa, principalmente modelos de componentes do Sistema Terrestre mas, ao mesmo tempo, entender a linguagem das ciências sociais e humanidades nos aspectos da ação humana no ambiente e dos impactos das mudanças ambientais nos sistemas humanos. O pós-graduando deverá estar preparado para tratar de aspectos complexos e abrangentes das ações humanas sobre o ambiente global e para pensar as tecnologias do futuro para o desenvolvimento sustentável, isto é, aquelas tecnologias que embasem a mudança de paradigma para formas sustentáveis de produção e consumo.

As informações sobre os requisitos para admissão e processo de seleção estão disponíveis na página:
http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos
/cie_sist_terrestre/index.php

Institutos nacionais de C&T realizam Workshop em Itaparica

Com o objetivo de discutir a governança dos Institutos Nacionais e fortalecer laços de colaboração cientifica, tecnológica e na divulgação cientifica e formação de professores, estarão reunidos no Hotel Icaraí, em Itaparica (BA), no período de 19 a 21 de novembro, os seguintes institutos: INCT de Materiais Complexos e Funcionais (coordenador Prof. Fernando Galembeck, Unicamp), INCT de Fármacos e Medicamentos (Prof. Eliezer de Jesus Barreiro, UFRJ), INCT de Transferência de Materiais Continente-Oceano (Prof. Luiz Drude de Lacerda, UFC), INCT de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, UFSCar) e o INCT de Energia e Ambiente (Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, UFBA). Três assuntos terão destaque nas discussões: colaboração científica e tecnológica em temas relacionados com a Baía de Todos os Santos, que são motivo de um grande projeto interdisciplinar financiado pela Fapesb; atuação dos INCT na editoria de Química Nova Interativa (http://qnint.sbq.org.br/qni/) do Portal do Conhecimento da Sociedade Brasileira de Química, SBQ; colaboração dos INCT na próxima reunião anual da SBPC, cujo tema “nucleando as ciências do mar” poderá receber importantes contribuições. No escopo dos três assuntos principais serão discutidas oportunidades de mobilidade discente e docente no âmbito dos INCT. Esta é uma reunião exploratória que será ampliada futuramente com a participação de outros INCT.

Acontece na UFBA.

Pesquisador espanhol ministras palestras no IGEO

Em Salvador para estudos no âmbito do Projeto de Controle de Processos Erosivos no Âmbito do Programa de Revitalização do Rio São Francisco - Rio de Ondas, o pesquisador espanhol Esteban Chirino Miranda faz duas palestras nestas segunda e terça-feira (dias 16 e 17 de novembro, no Instituto de Geociências da UFBA. Miranda atua na Fundação Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo (CEAM) e na Universidade de Alicante, Espanha, e fala na segunda-feira, às 16h, sobre o tema "Efeitos de diferentes coberturas vegetais na dinâmica das águas superficiais e recarga de aqüíferos"; na terça, às 10h, o assunto são as "Técnicas de restauração ecológica de bacias hidrográficas degradadas de áreas em condições de clima semi-árido". As duas palestras acontecem no Auditório Yeda de Andrade Ferreira, do IGEO, com apoio do Mestrado em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Hidrogeologia Ambiental e Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (Nehma).

BahiaTec – Feira de Tecnologia e Simpósio Internacional de Inovação

Criar articulações regionais, nacionais e internacionais através do compartilhamento de experiências exitosas capazes de gerar soluções inovadoras e apontar as vocações do semiárido no desenvolvimento de negócios é o objetivo principal do BahiaTec 2009 - Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação.

O tema para 2009 - Semiárido: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável - foi escolhido pela importância desta região, que reúne 265 municípios, ocupa 70% do território do estado e é habitada por aproximadamente 6,5 milhões de pessoas, quase metade da população baiana.

Este ano, a organização do evento espera a participação de um público superior a 400 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições científicas e tecnológicas, governamentais e organizações sociais. A quantidade de estandes na Feira de Tecnologia prevê espaço para 50 expositores, havendo também apresentação de pôsteres sobre pesquisas e iniciativas na área de inovação para o semiárido. As inscrições são gratuitas.

O evento ocorrerá nesta quarta, quinta e sexta.

Maiores informações:

http://bahiatec.fapesb.ba.gov.br/index.html

18.11.09 – 17h

ABERTURA DO BAHIATEC

19.11.09 – 09h/12h

PLENÁRIA 1 – RECURSOS HÍDRICOS

  • Desafios para a gestão das águas e a sustentabilidade no século XXI

Júlio César de Sá Rocha (INGÁ)

  • Irrigação localizada – uso eficiente dos recursos hídricos no semiárido

Luiz Paulo Heimpel (Netafim)

19.11.09 – 14h/17h

PLENÁRIA 2 – ENERGIAS RENOVÁVEIS

  • La experiencia española con grandes centrales fotovoltaicas

Francisco Martinez Moreno (IES-UPM)

  • Oportunidades de aproveitamento das fontes renováveis de energia no nordeste brasileiro.

Osvaldo Soliano Pereira (CBEM / UNIFACS)

  • P&D em bioenergia: perspectivas sociais, econômicas e ambientais para a Bahia.

Telma Côrtes Quadros de Andrade (SECTI)

  • Energia Eólica: potencial e projetos

Alexandre de Lemos Pereira (Garrad Hassan Brasil)

20.11.09 – 09h/12h

PLENÁRIA 3 – SISTEMAS PRODUTIVOS

  • Programa de combate desertificação e mitigação dos efeitos da seca na América do Sul

Gertjan Berndt Beekman (IICA)

  • Tecnologias estratégicas para o desenvolvimento do nordeste: a atuação do CETENE.

José Fernando Thomé Jucá (CETENE)

  • Sistema produtivo dos agricultores familiares

Ismael Ferreira de Oliveira (APAEB)

  • Pacto de cooperação para o desenvolvimento: a experiência do Cariri Paraibano.

Arnaldo Júnior Farias Doso (Instituto Soma)

  • Inovações de processo em arranjos produtivos rurais no estado da Paraíba.

Rubem Fernandes Monteiro Filho (SUDENE)

20.11.09 – 14h/17h

MOSTRA BAIANA DE PROJETOS INOVADORES PARA O SEMIÁRIDO

  • BPF e seleção de leveduras da fermentação da cachaça visando o melhoramento biotecnológico do seu processo produtivo na Bahia e seleção de linhagens boas produtoras de bioetanol

Ana Paula Trovatti Uetanabaro (UESC)

  • Licuri como fonte energética e alimentícia – inclusão social das mulheres quebradeiras do coco do licuri

Djane Santiago de Jesus (IFBA)

  • Estudos para o desenvolvimento sustentável com validação de metodologia de planejamento do desenvolvimento local nos sertões

Manoel Abilio de Queiroz (UNEB)

  • Geração, adaptação e desenvolvimento de tecnologias para o controle de moscas-das-frutas nos polos de fruticultura do semiárido baiano

Antônio Souza do Nascimento (EMBRAPA)

PREMIAÇÃO DO CONCURSO IDEIAS INOVADORAS

  • Depoimento sobre encontro J8 em Roma.

Fagner Moreira Lima (Encontro J8)

1º Seminário de Comunicação Ambiental do Estado da Bahia

Colegas,
Semana passada postei as informações deste Seminário. Estou postando agora para relembrar que será nesta semana.
Dia: 18/11
Local: Casa do Comércio
Cidade: Salvador

1ª Conferência Nacional em Saúde Ambiental

Colegas,
Esta ocorrendo a partir de hoje a 1ª Conferência Nacional em Saúde Ambiental (1ª CNSA) que é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferências Nacionais de Saúde (13ª), das Cidades (3ª) e de Meio Ambiente (3ª).
As inscrições encerraram mais pode-se fazer uma visita . Veja a programação:

Gran Hotel Stella Maris, Salvador, Bahia
16 a 18 de novembro de 2009

1º Dia – 16 de novembro, segunda-feira

8h00 às 17h30

10h00 às 12h00

12h00 às 14h00

14h00 às 18h30
Credenciamento

Solenidade de abertura

Almoço

Painel sobre os eixos temáticos
Eixo 1 – Profa. Raquel Rigotto, UFC
Eixo 2 – Prof. Marcelo Firpo, Fiocruz
Eixo 3 - Prof. Paulo Oliveira, Uneb


2º Dia– 17 de novembro, terça-feira

8h00 às 10h00

8h30 às 10h30

10h30 às 11h00

11h00 às 12h00


12h00 às 13h30

13h30 às 14h30


14h30 às 18h30
Credenciamento

Regulamento

Explanação da metodologia

Diálogo sobre o “Eixo 1” , “Eixo” 2 e “Eixo” 3 – leitura e comentários em grupos de trabalho

Almoço

Diálogo sobre o “Eixo 1” , “Eixo” 2 e “Eixo” 3 – leitura e comentários em grupos de trabalho

Diálogo sobre as Diretrizes e Ações Estratégicas Estadual e Nacional


3º Dia – 18 de novembro, quarta-feira

8h30h às 10:30h

10h30 às 12h30

12h30 às 14h00

14h00 às 15h30

15h00 às 16h30

16h30 às 17h00

17h00 às 17h30


Plenária - Diretrizes e Ações Estratégicas Estadual

Plenária - Diretrizes e Ações Estratégicas Nacional

Almoço

Eleição de delegados (as) Plenária – Aprovação de Moções, apresentação das Diretrizes estaduais e nacionais e homologação dos delegados (as)

Intervalo

Encerramento

fonte:http://www.cesa.ba.gov.br/programa.html

XI Simposio de Biologia do Sul da Bahia

Colegas,
A partir de hoje esta ocorrendo este Simpósio na UESC. As inscrições encerram mais pode -se tentar assistir as palestras.



16 a 21 de novembro de 2009
Santa Cruz - BA

Tema: 200 anos de Darwin

Local: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Programacao: palestras, mesas-redonda, mini-cursos, oficinas, apresentacao de trabalhos, concurso de fotografia

E- mail: inscricao_simbio09@yahoo.com.br

Seguidores