6 de setembro de 2012


Salvador sediará o 6º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência

Em 2013, o Fórum Mundial de Ciência terá como sede a cidade do Rio de Janeiro e terá como tema “Ciência para o Desenvolvimento Global sustentável”. Esta será a primeira vez que o evento acontecerá fora da Hungria. O fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
No final de 2011 foi criada a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013 cujas funções estão relacionadas à participação do governo brasileiro na organização do próximo evento. Fazem parte da Comissão representantes de 12 entidades do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação (MEC-CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (CONSECTI), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Escritório da Unesco no Brasil.
Por decisão da Comissão, serão realizados sete Encontros Preparatórios em diferentes estados das cinco regiões do Brasil, o sexto deles com sede em Salvador. O objetivo destes encontros é identificar demandas e recomendações, e discutir temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI. Dentre estes desafios, energia ocupa posição de destaque e será o tema discutido na capital baiana.
O 1º Encontro Preparatório aconteceu em São Paulo entre os dias 29 e 31de agosto onde foram discutidos temas como “As diferentes facetas da ciência”, “Pensando Governança da Ciência e da Inovação”, “Educação para a Ciência” e “Desafios da Ciência no Século XXI”. O 6º Encontro Preparatório acontecerá de 05 a 07 de dezembro de 2012 na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Temas como “Fontes Alternativas de Energia”, “Desafio da Cadeia de Petróleo e Gás” e “Desafios da Bio-Energia” serão discutidos durante o encontro.


FAPESB COMPLETA 11 ANOS E LANÇA QUATRO NOVOS EDITAIS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) completou no dia 27 de agosto de 2012, 11 anos de existência. A atuação da Fundação, ao longo destes 11 anos tem impactado de forma positiva o desenvolvimento sustentável da economia baiana, com soluções de ordem econômica e social. Desde a sua criação, a Fundação tem alcançado resultados expressivos no apoio à pesquisa científica, inovação e formação de recursos humanos, tornando-se protagonista no apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no estado da Bahia.
Para comemorar seu aniversário, a FAPESB lançou quatro novos editais: Apoio à Publicação Científica e/ou Tecnológica; Apoio à Organização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos; Apoio à Formação de Redes para Articulação entre Pesquisa e Extensão; e o inédito Edital de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para Certificação de Candidatos ao Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).
Com um orçamento para o exercício de 2012 de aproximadamente R$ 91 milhões, a FAPESB situa-se em 4º lugar entre as Fundações de Amparo à Pesquisa em recursos destinados a fomento no Brasil. Segundo Roberto Paulo Machado Lopes, diretor geral da FAPESB, com a mudança nos padrões de comportamento e o reconhecimento do Governo do Estado da importância da C,T&I para a formulação de políticas públicas, as coisas melhoram a cada ano: “Com a expansão da base científica na Bahia e o crescimento do número de pessoas beneficiadas com recursos da FAPESB, este cenário tende a melhorar ainda mais”, diz.
Em 2012, a Fundação ampliou significativamente a quantidade de bolsas concedidas. Todas as cotas de bolsas dos programas de pós-graduação stricto sensu tiveram aumento, bem como a quantidade de bolsas de Iniciação Científica que foi ampliada em mais de 30%. A FAPESB apoia anualmente cerca de quatro mil bolsistas e neste ano os investimentos estimados para o pagamento de bolsas é de 29 milhões de reais. Além disso, seguindo a política de valorização da formação de recursos humanos, a FAPESB aumentou os valores de quatro modalidades de bolsa, equiparando-os aos valores praticados pelo CNPq. São elas: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado (cotas) e Pós-Doutorado 2.
Segundo Lopes, a Bahia continuará crescendo e avançado na produção cientifica, mas é urgente o esforço no sentido de incorporar a inovação em sua estrutura produtiva: “Prosseguir na transformação de nossa realidade socioeconômica, continuar incluindo milhões de excluídos e realizar o sonho de uma sociedade próspera com equilíbrio ético e social só é possível tornando a ciência e a inovação um processo endógeno e dinâmico da nossa base produtiva. Essa é uma tarefa para os diversos estratos sociais e um esforço conjunto de todos os baianos”, diz.
Fonte: ascom/fapesb


Anvisa e CNPq publicam chamada para pesquisa em vigilância sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) publicaram, na última sexta-feira (31/8) uma  chama da pública para pesquisas em vigilância sanitária, convidando os interessados a apresentarem propostas nos termos  estabelecidos, até o dia 13 de outubro deste ano.

A chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do país, na área de vigilância sanitária, capazes de subsidiar intervenções sobre os riscos sanitários.

Para essa primeira chamada foram priorizadas oito linhas de pesquisa: (1) desenvolvimento e aplicação de metodologias de avaliação dos serviços de vigilância sanitária nas três esferas de governo; (2) estudos sobre equidade no financiamento das ações de vigilância sanitária; (3) avaliação de contaminantes e resíduos associados à produção de alimentos; (4) estudos sobre doenças veiculadas por alimentos e patógenos emergentes; (5) transmissão de doenças através do sangue, tecidos, células e órgãos, com ênfase em doenças endêmicas, emergentes e/ou não regulamentadas pela legislação brasileira; (6) pesquisa, avaliação e validação da qualidade de produtos diagnósticos 
in vitro, incluindo doador-cadáver de órgãos, tecidos e células; (7) desenvolvimento e validação de métodos para identificação de efeitos tóxicos de agrotóxicos; e (8) desenvolvimento, avaliação e validação de métodos para quantificação de agrotóxicos em amostras biológicas, alimentos, água, solo, ar, incluindo o desenvolvimento de materiais de referência e ensaios de proficiência.

Para mais detalhes, 
acesse o regulamento no site do CNPq.
Imprensa/Anvisa


Academia de Ciências da Bahia debate o sistema brasileiro de C&T

31/08/2012 - 9h09
Não é preciso se inscrever para assistir ao debate
A Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) promoverão uma conferência seguida de debate abordando o Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia. O evento acontecerá no próximo dia 17 de setembro, às 14h, no auditório da Fapesb, Rua Aristides Novis, 203, Federação. Será expositor o Dr. Olival Freire Júnior, pós-doutor pela Universidade de Massachusetts, pela Universidade de Paris VII e professor da Universidade Federal da Bahia, estando, no momento, respondendo pela Secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
O Prof. Olival analisará o Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia, cuja gênese se dá em meados do século passado, vindo, desde então, evoluindo para uma maior complexidade. O Brasil registra investimentos descontínuos em seus programas de desenvolvimento tecnológico e de recursos humanos, na contramão da tendência que levou os países asiáticos a darem o salto qualitativo. Acresce ainda que o Brasil não logrou conquistar o efetivo desenvolvimento tecnológico, chegando a registrar cem patentes por ano, enquanto a Coréia alcança 2000.
Para analisar estes e outros impasses do nosso desenvolvimento em C&T participarão como debatedores os professores Amilcar Baiardi e Caio Castilho, ambos da Universidade Federal da Bahia. A eles caberá comentar a exposição em tópicos que julgarem pertinentes. O evento faz parte da série de atividades de cultura e divulgação científica que a Academia de Ciências da Bahia (ACB) promove para o público baiano, sendo a participação gratuita. Não é necessário efetuar inscrição prévia.


CONVITE

Encontro local da Rede de Estudos Rurais
e III Seminário Interno DSN
05 e 06 de setembro de 2012
É com grande satisfação que o (a) convidamos a participar do “Encontro Local da Rede de
Estudos Rurais” e o “III Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza - DSN”, que acontecerá em Salvador-BA, nos dias 05 e 06 de setembro de 2012, no campus da Universidade Católica do Salvador, na Federação.
O Encontro será aberto no dia 5/9, à noite, com a conferência a ser proferida pela Profa Dra
Maria Nazaré Baudel Wanderley, sobre “Existência de problemáticas específicas do Rural: o sentido da Rede”. No dia 6/9, pela manhã serão discutidos os trabalhos enviados pelos pesquisadores convidados e à tarde os trabalhos do grupo DSN.
A Rede de Estudos Rurais é uma organização que começou a ser pensada em 2003 por
pesquisadores interessados em criar um espaço próprio de discussão sobre o rural e seu campo de investigação. Em 2006 com a realização do Iº Encontro em Niterói-RJ foi criado um fórum de discussão que reúne a cada dois anos os membros da Rede de Estudos Rurais e demais pesquisadores interessados na temática rural. Os eventos da Rede de Estudos Rurais seguem uma metodologia inovadora em que os coordenadores dos GT (Grupos de Trabalho) fazem uma síntese dos trabalhos selecionados e a apresentam para desencadear os debates com os autores e demais presentes.
Para a sua participação, entre em contato através do e-mail do grupo: grupodsn@yahoo.com.
Esperamos contar com sua presença e valiosa contribuição ao debate.

Cordialmente,
Cristina Maria Macêdo de Alencar
Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza - DSN
Representação da Rede de Estudos Rurais na Bahia 2010-2012

SEMOC 2012

Seja bem-vindo(a) ao site da XV Semana de Mobilização Científica – SEMOC. O evento está programado para o período de 15 a 18 de outubro de 2012, trazendo como novidade a ampliação da base territorial credenciada à inscrição de trabalhos científicos e artístico-culturais, que passa da Região Nordeste para o âmbito nacional. No momento em que são comemorados 15 anos de ininterrupta realização, a SEMOC retoma as discussões sobre o meio ambiente e suas transversalidades, um dos principais ícones na agenda de preocupações do mundo contemporâneo, com o tema CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE, inserindo-se tempestivamente  no contexto em que a comunidade internacional envolvida com o meio ambiente reuniu-se no Brasil, neste ano, durante a realização do fórum RIO+20.
O formato da programação de atividades da XV SEMOC incluirá sessões de comunicação e de pôster, minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras, jornada de pesquisa e salão interativo, este destinado à apresentação de manifestações artístico-culturais.
Informações detalhadas sobre o evento podem ser obtidas neste site, pelo e-mail semoc@ucsal.br ou pelos telefones (71) 3203-8970 / 3203-8973.
Inscrições no Salão Interativo
As inscrições para o Salão Interativo estarão abertas até 11/09/12. O espaço é dedicado à apresentação de manifestações artístico-culturais. O público credenciado às inscrições é o mesmo definido para os trabalhos científicos, ou seja, a comunidade ativa das universidades e centros de pesquisa sediados no Brasil, além de profissionais egressos da UCSal. Saiba mais sobre o Salão Interativo aqui.

http://www.ucsal.br/





EDITAL UESC N° 177

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2013 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AQUÁTICOS TROPICAIS – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

 
A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais.

ACESSE: WWW.UESC.BR


18º Seminário de Iniciação Científica - Internacionalização da Ciência.

Inscrições Abertas!

 
Inscrições Abertas!!
 
Período: 13 de agosto a 28 de setembro de 2012
Nº de vagas: 1.200 (hum mil e duzentas)




INSCRIÇÕES ABERTAS!

03/09/2012 10:01
Estão abertas as inscrições do I Workshop "Peçonha de Formigas: Pesquisas e...

PROGRAMAÇÃO

31/08/2012 13:52
DIA 1: 1 de outubro de 2012   08h00 - 08h30: Entrega do...

I Workshop "Peçonha de Formigas: Pesquisas e Perspectivas"

O I Workshop “Peçonha de Formigas - Pesquisas e Perspectivas” propõe uma abordagem exploratória, interativa e informativa, no âmbito de atender as demandas dos pesquisadores da UESC e de outras instituições regionais que trabalham ou que possuam interesse nos estubos desta temática.
É esperado que o evento fortaleça as colaborações entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Este evento será também uma ótima oportunidade de capacitação de recurso humano na área, consolidando o conhecimento dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UESC e outras instituições.

Leia mais: http://iworkshopformigasuesc.webnode.com/#!



Curso “A água que nos cerca”

O projeto de extensão "Formação Continuada do Docente de Ciências e Biologia que atua nos municípios de Ilhéus e Itabuna" realizará de 10 a 14 de setembro, na sala de multimeios da Biblioteca Central da UESC, o curso de formação continuada "A água que nos cerca: uma abordagem interdisciplinar".

Estão disponíveis 35 vagas para professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino dos municípios de Ilhéus e Itabuna. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, no período de 22 de agosto a 07 de setembro, no Protocolo Geral da UESC,  nas Unidades de Ensino onde foi feita a divulgação do curso, ou enviando a 
Ficha de Inscrição preenchida para bioformacaocontinuada@hotmail.com.

O projeto de extensão é coordenado pela professora doutora Fátima Oliveira do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mais Informações através do email: aguanoscerca@uesc.br ou pelo telefone: (73) 3680-5566.




No período de 07 a 09 de setembro será promovida a II Jornada de Biologia – EaD (II JORNABIO – EaD). O evento é promovido pelo Departamento de Ciências Biológicas e pelo Colegiado de Biologia – EaD do Curso de Licenciatura em Biologia - EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz.
A II JORNABIO – EaD tem como objetivos promover a atualização relativa a construção do conhecimento nas diversas áreas das Ciências Biológicas, focalizando os processos de pesquisa e educação, bem como a integração e troca de experiências entre discentes, docentes e outros profissionais da área.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: http://nead.uesc.br/jornabio2/index.php

Petrobras realiza oficinas gratuitas de elaboração de projetos sociais e ambientais pelo país

A Companhia abrirá inscrições este ano para patrocínio a projetos sociais e ambientais. Com objetivo de capacitar e esclarecer dúvidas dos interessados na elaboração desses projetos, 29 cidades de todo o país receberão a Caravana Social e Ambiental da Petrobras. As oficinas (duas em cada cidade), gratuitas e abertas ao público, estão previstas para serem realizadas entre os meses de setembro e outubro.
No primeiro dia, será apresentado o roteiro de elaboração de projetos do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, destinado ao patrocínio de projetos de geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No dia seguinte, serão apresentadas as informações sobre o Programa Petrobras Ambiental. Com o tema Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável, o Programa possui três linhas de atuação: gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas.
A Petrobras promoverá as caravanas em todos os estados brasileiros para divulgar os programas e seus critérios, permitindo assim a igualdade de acesso aos interessados. As inscrições para a seleção pública de projetos sociais e ambientais da Petrobras estão previstas para começar ainda no segundo semestre de 2012.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo de patrocínio, a Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos. Em 2010, a seleção do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania recebeu 5183 inscrições e selecionou 113 projetos sociais. Na seleção do Programa Petrobras Ambiental – PPA, foram inscritos 928 projetos, dos quais 44 foram contemplados.
Cronograma previsto das Caravanas:
3 e 4 de Set BELO HORIZONTE
10 e 11 de Set MANAUS
13 e 14 de Set BOA VISTA
13 e 14 de Set SANTOS
17 e 18 de Set PORTO VELHO
17 e 18 de Set SALVADOR
17 e 18 de Set PORTO ALEGRE
20 e 21 de Set CURITIBA
20 e 21 de Set ARACAJU
24 e 25 de Set TERESINA
20 e 21 de Set PALMAS
25 e 26 de Set RIO BRANCO
24 e 25 de Set FLORIANÓPOLIS
27 e 28 de Set RECIFE
1 e 2 de Out BRASÍLIA
1 e 2 de Out SÃO PAULO
1 e 2 de Out SÃO LUIS
4 e 5 de Out FORTALEZA
3 e 4 de Out GOIÂNIA
4 e 5 de Out VITÓRIA
8 e 9 de Out MACAÉ
8 e 9 de Out MACAPÁ
9 e 10 de Out MACEIÓ
10 e 11 de Out SÃO GONÇALO
10 e 11 de Out BELÉM
15 e 16 de Out JOÃO PESSOA
15 e 16 de Out CUIABÁ
18 e 19 de Out NATAL
18 e 19 de Out CAMPO GRANDE

3 de setembro de 2012




Apresentação

A Associação Internacional de Ecologia de Paisagens do Brasil (IALE-Br) realizará o segundo II IALE-Br,  de 09 a 12 de setembro de 2012, na cidade de Salvador (BA), como continuação dos trabalhos iniciados em  outubro de 2009 no  Latin American IALE Conference).

O congresso será organizado pela filial brasileira da Sociedade Científica de Ecologia de Paisagens (IALE-Br).

Conjuntamente com o II-IALE-BR, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”. Esse simpósio deve atrair, além de  pesquisadores das áreas de Ecologia de Paisagens e de Conservação, diversos profissionais interessados nos recentes avanços dos Sistemas de Informações Geográficas aplicados à  conservação ambiental.

O evento pretende fortalecer a Ecologia de Paisagens no Brasil e dar continuidade aos trabalhos da IALE  na América Latina.

A exemplo da última edição do Congresso, esperamos contar com  a presença de pesquisadores de toda América Latina.

Com o reconhecimento crescente da importância de estudos espacialmente explícitos nas áreas ambientais, esperamos um público amplo, com a publicação de cerca de 200 resumos, entre apresentações orais, painéis e simpósios. Esperamos também maior participação de entidades privadas e governamentais tais como empresas de consultoria e agências de regulamentação ambiental.

Nos últimos anos, diversas universidades contrataram professores especializados em Ecologia da Paisagem e o número de palestras, mesas redondas e minicursos apresentados nessa área de conhecimento aumenta continuamente nos eventos e nos cursos de graduação e pós-graduação.

A Ecologia de Paisagens é uma disciplina nova, em plena expansão, principalmente na Europa, Estados Unidos e Austrália, e com inúmeras aplicações  em planejamento ambiental e conservação biológica.   No Brasil, a disciplina ainda é recente, mas tem grade potencial de expansão face aos grandes  desafios ambientais de nosso país.

Nossa objetivo  é que a soma de trabalhos realizados tanto pelas universidades quanto pelas ONGs e empresas ambientais represente uma contribuição valiosa para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Contamos com sua presença!

Comissão Organizadora

 FONTE: http://www.eventus.com.br/iale2012/

Campanha troca lâmpadas queimadas por novas
Ultima Atualização: 03/09/2012 às 09:14:05
Equipamentos de informática com defeito ou sem uso, lâmpadas fluorescentes compactas queimadas e óleo de fritura usado serão muito bem-vindos. De 17 a 21 de setembro estes materiais serão recebidos no Centro Administrativo e enviados para cooperativas para que sejam reciclados. É a campanha CAB+VERDE, organizada pela SUCAB com a parceria da COELBA. A campanha conta com a participação dos servidores que trabalham no Centro Administrativo da Bahia (CAB) mas é extensiva a todos os moradores de Salvador.

E haverá benefícios para quem participar. As lâmpadas incandescentes e fluorescentes queimadas serão trocadas por até seis lâmpadas novas, desde que consumidor tenha em mãos a última conta paga da Coelba e, também que não tenha participado do Projeto Energia Verde nos últimos 04 anos.
E sustentabilidade também rima com solidariedade. Todos os demais resíduos recicláveis serão doados para a Cooperativa Camapet e serão convertidos em desconto na conta de energia do Hospital Aristides Maltez. Quanto mais resíduos coletados, maior será o benefício para o Hospital.

O óleo de fritura usado será doado para a Cooperativa Camapet e transformado em biodiesel. Já os equipamentos de informática serão encaminhados para o Programa Onda Digital da Universidade Federal da Bahia.

Haverá também durante a campanha o plantio de espécies vegetais da Mata Atlântica e do Cerrado nas áreas verdes do CAB.

Para participar os servidores deverão transportar os materiais para o stand da Campanha, que funcionará no CAB nos seguintes locais, das 9 às 16 h.

17/09 – Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
18/09 – Plataforma III (SAEB / SETRE)
19/09 – Plataforma IV (SUCAB/SEMA/SEDES)
20/09 – Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA)
21/09 – Tribunal de Justiça

Mais informações: recicleja.bahia@sucab.ba.gov.brreciclejabahia@gmail.com
3116-9410 / 9203

Seguidores