26 de dezembro de 2010

Lançado o número 55 da revista Organizações & Sociedade


Acesso pode ser feito em http://www.revistaoes.ufba.br

A revista Organizações & Sociedade é uma publicação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). Tem 16 anos de existência e uma reconhecida atividade na área de produção acadêmica em Administração e áreas correlatas. Com periodicidade trimestral, a O&S tem por proposta se constituir em um canal de divulgação de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos, relacionados à investigação de temas no campo geral do estudo de organizações e sociedades. A revista está disponível, com acesso livre ao texto integral, em http://www.revistaoes.ufba.br/.

UNIFACS - Transferência Externa

A Transferência Externa é um processo seletivo destinado a alunos regulares provenientes de cursos de graduação de outras instituições de ensino superior.

A Matrícula Especial é um processo seletivo destinado aos alunos portadores de diploma de curso superior reconhecido/registrado pelos órgãos competentes e que desejam ingressar em um curso de graduação da UNIFACS.

Esses processos são relizados de acordo com o número de vagas oferecidas e com a classificação obtida em processo seletivo específico, observadas as instruções da Instituição.

SALVADOR

FEIRA DE SANTANA

EAD

Inscreva-se

Inscreva-se

Inscreva-se




FONTE: http://www.unifacs.br/main/transferencia_matricula_2010_a/transf_mat.aspx?s=TMRES&p=TRANSF


TCC produzido na UFBA é publicado em periódico internacional

Estudo analisou 20 marcas de quatro fabricantes no país

O trabalho de conclusão de curso (TCC) do farmacêutico Gustavo de Sousa Viana sobre teores de metais carcinogênicos em cigarros comercializados na cidade de Salvador acaba de ser publicado na revista Environmental Monitoring and Assessment (http://www.springerlink.com/content/d7k32558413227q5/), sob o título “Assessment of carcinogenic heavy metal levels in Brazilian cigarettes”. O trabalho, orientado pelo Prof. José Antonio Menezes Filho e desenvolvido no Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da UFBA, em colaboração com o Núcleo de Estudos Ambientais (IGEO), avaliou os teores de chumbo (Pb), cádmio (Cd), cromo (Cr), níquel (Ni) e arsênico (As) em 20 marcas de cigarro de quatro fabricantes. Os teores desses metais encontrados nas amostras avaliadas são similares aos teores reportados em trabalhos publicados na literatura mundial. Foram observados níveis significativamente mais elevados de Ni e Cr, dois metais carcinogênicos para as vias aéreas superiores, sobretudo nos cigarros do fabricante multinacional líder no mercado. Não existem níveis seguros para a exposição às substâncias carcinogênicas. Os dados reportados neste estudo podem fornecer subsídios para avaliação de risco, sobretudo para indivíduos com exposição passiva à fumaça de cigarro.

Seleção para mestrado em horticultura irrigada: término das inscrições

Curso stricto sensu gratuito, com duração de 24 meses, disponibiliza 20 vagas para aluno regular.

Inscrições: até o dia 31 de janeiro de 2011, com taxa de R$ 50, na secretaria acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), Campus III da UNEB, em Juazeiro, das 8h às 12h. Há ainda a opção de inscrição por meio do envio dos documentos exigidos para o endereço especificado no edital da seleção.

Processo seletivo: prova escrita (dia 23 de fevereiro), entrevista (dia 24 de fevereiro) e análise curricular. O resultado final sairá no dia 4 de março. O curso tem início previsto para o dia 14 do mesmo mês.

Informações: (74) 3611-7363 begin_of_the_skype_highlighting (74) 3611-7363 end_of_the_skype_highlighting (ramal 232).

Edital.

Realização: PPGHI.

http://www.uneb.br/calendario/2011/01/31/selecao-para-mestrado-em-horticultura-irrigada-juazeiro-termino-das-inscricoes.html

UESC - Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)




PARA PROCEDER ÀS INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO, É OBRIGATÓRIA A LEITURA DO
EDITAL UNIFICADO, BEM COMO O EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE INTERESSE.



Lista de Editais Específicos (links abaixo)

• Mestrado
Biologia e Biotecnologia de Microorganismos
Ciência Animal
Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais
Cultura e Turismo
Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Física
Genética e Biologia Molecular
Letras: Linguagens e Representações
Produção Vegetal
Sistemas Aquáticos Tropicais
Zoologia

• Doutorado
Genética e Biologia Molecular


MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL UESC NO 192

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO.

1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS

1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada.

1.2. Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa.

1.3. Haverá um quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir:

Art. 92 - Todos os cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso.

Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.”

1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica.

1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Período:13/12/2010 a 24/01/2011.

2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00 pelo candidato ou pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX (data máxima de postagem de 24/01/2011), endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900.

2.3. A inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será considerada válida a última.

2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos desse edital e na regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.

2.5. Informações adicionais, bibliografia sugerida, modelos, etc., podem ser encontrados na home page http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/

3. DA DOCUMENTAÇÃO

3.1. Apresentar os seguintes documentos, encadernados e na seguinte ordem:

1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I).

2. Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos estrangeiros.

3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros).

4. Fotocópia autenticada da certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a portadora seja casada);

5. Cópia do diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação no segundo semestre de 2010.

6. Histórico escolar do curso de graduação.

7. Duas fotografias 3 x 4 recente, original e colorida.

8. Declaração e termo de compromisso do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital, conforme Anexo II

9. Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros).

10. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado. As fotocópias dos documentos que comprovem devidamente as informações contidas no Curriculum vitae, deverão ser apresentadas na mesma seqüência do barema (Anexo III) e encadernadas separadamente dos demais documentos

11. Duas cartas de referência* emitidas por professor ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC.

* disponível em http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/

4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1 A Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 03/02/2011, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação.

4.2 O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá encaminhar recurso (Anexo IV) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no item anterior.

5. DA SELEÇÃO:

5.1. Período: 09 a 11/02/2011, de acordo com a tabela abaixo. Local: Centro de Microscopia Eletrônica (ao lado do Restaurante Universitário - RU).

Análise do Curriculum vitae e histórico escolar

09/02/2011 às 8:00 – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa

09/02/2011 às 14:00 – Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa

10 e 11/02/2011 a partir das 8:00 - Entrevista

5.2. O processo seletivo para ingresso no curso constará de:

Pontuação

Caráter

Análise de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo III) e histórico escolar

0-10

Classificatório

Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa

0-10

Eliminatório e classificatório

Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa

0-10

Classificatório

Entrevista

0-10

Classificatório

5.3. A prova escrita constará do sorteio de dois pontos entre os dez listados no Anexo V.

5.4. O candidato que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento relativo às linhas pesquisa será desclassificado.

5.5. Para a prova de inglês será permitido o uso do dicionário.

5.6. O candidato que obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota igual ou superior a sete será desligado do programa.

6. DA AVALIAÇÃO:

6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e 10, dada pela expressão (2C+4P+2I+2E)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de conhecimento (prova escrita); ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa; ‘E’ é a nota obtida na entrevista.

6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem.

7. RESULTADO FINAL: Até o dia 18/02/2011

8. DA MATRÍCULA

8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação.

8.2 O resultado do processo seletivo terá validade, para efeito de matrícula, até o lançamento de um novo edital de seleção do programa específico.

8.3 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio da UESC na Internet (www.uesc.br).

8.4 Caso o candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade apresentar à SEPOG cópia autenticada do seu diploma no prazo de 12 meses.

8.5 Os candidatos diplomados no exterior deverão entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no Brasil.

8.6 Para candidatos estrangeiros deverá haver a apresentação do visto de estudante ou comprovante de tramitação para obtenção do documento.

Data

Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE

Horário

De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as 15h30

Local

Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) Torre Administrativa - 1o andar

Documento

Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada

8.8 As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC 2011

9. DO RECURSO

9.1 Após a divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando o formulário específico (Anexo IV).

9.2 Não caberá recurso à avaliação da entrevista.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção.

10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia.

10.3 O resultado final do processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e publicação pela Reitoria.

10.4 Os candidatos que não apresentarem a média mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados.

10.5 Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital.

10.6 O candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o prazo, estes não estarão mais disponíveis.

10.7 Os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do Programa.

10.8 Caso haja um número de candidatos aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será publicada uma lista de excedentes.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 3 de dezembro de 2010.

ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA

REITOR

I Curso de verão em Genética e Biologia Molecular

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Ilhéus/Itabuna

Tel: Reitoria (73) 3680-5003/5017/5311/5002 – Fax: (73) 3689-1126

CEP: 45.662-900 – Ilhéus – Bahia – Brasil

E-mail: reitoria@uesc.br

EDITAL UESC Nº 179

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

I Curso de verão em Genética e Biologia Molecular

A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o Evento de Extensão: I Curso de verão em Genética e Biologia Molecular

1. DO EVENTO:

DATA

Dia 14/02/2011 – Palestras; de 14 a 18/02/2011 – Minicursos; de 21 a 25/02/2011 - Estágio em pesquisa em uma das linhas de pesquisa do Programa de pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular

HORÁRIO

Das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30

LOCAL

Sala de aula da Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular – Sala 3009 do Térreo do Pavilhão Jorge Amado e Laboratório de Bioquímica – Sala No 33 do 2º Andar do Pavilhão Manoel Nabuco

CLIENTELA

Palestras: alunos, professores, pesquisadores e público interessado. Minicursos e Estágio: discentes de graduação de último ano, graduados, discentes de mestrado e mestres.

VAGAS

Mini-cursos Teórico-Práticos: até 20 vagas por minicurso (Candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Curriculum vitae Lattes).

Estágio de pesquisa de uma semana: de 1 a 4 vagas por linha de pesquisa (Candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Curriculum vitae Lattes)

DOCUMENTAÇÃO

Mini-cursos Teórico-práticos com ou sem o estágio:

a) Formulário para candidatos aos minicursos, devidamente preenchido (disponível no endereço: http://www.uesc.br/genetica/).

b) Histórico escolar da graduação (para discentes e graduados) Histórico escolar de graduação e mestrado (para mestres ou mestrandos).

VALORES DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Não há taxas de inscrição

CERTIFICADO

Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem no mínimo 75% de freqüência. Haverá dois tipos de certificados: minicursos; estágio.

2. DAS INSCRIÇÕES AOS MINICURSOSE E ESTÁGIO

Data para preenchimento de formulário para candidatos ao mini-cursos teórico-práticos

De 01/12/2010 a 30/12/2010

PROCEDIMENTOS para candidatar-se aos mini-cursos teórico-práticos e ao estágio em pesquisa

Preencher o formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/ e enviar para cvguesc_inscricao@yahoo.com.br Serão aceitos os formulários recebidos até as 23h00 do dia 30/12/2010

Data para divulgação da lista de candidatos selecionados em (formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/

De 14/01/2011

OBS: Candidatos poderão ter inscrição aceita para somente o mini-curso teórico-prático ou para o mini-curso teórico-prático e estágio em pesquisa.

3. LINHAS DE PESQUISA E TÍTULOS DOS MINICURSOS

Linha de pesquisa

Minicurso

1A

Citogenética e Evolução de Espécies da Mata Atlântica

1. Utilização de marcadores citogenéticos e moleculares aplicados a estudos evolutivos

1B

Genética Molecular Aplicada à conservação da Biodiversidade e ao Melhoramento Genético

2. Como desenvolver e desenhar primers SSR para estudos genéticos?

3. Genética Molecular Aplicada à Conservação da Biodiversidade e ao Melhoramento Genético.

1C

Genética Humana e médica

4. Diversidade genética humana: implicações e aplicações.

1D

Biologia e Fisiologia Molecular de Organismos de Clima Tropical Úmido

-

2A

Genômica Estrutural e Funcional

5. Utilização da Engenharia Genética e da Bioinformática no estudo de genes.

2B

Bioquímica e Proteômica

6. Proteômica: extraindo e caracterizando proteínas – traga seu spot, conheça a sua proteína!

2C

Bioprospecção de Organismo, Genes e Moléculas

7. Metagenômica e prospecção de genes

2D

Biotecnologia, Biocatálise e Genética Toxicológica

8. Engenharia genética de plantas

1. Área de concentração em Genética e Biologia Molecular; 2. Área de concentração em Genômica e Biotecnologia.

Informações adicionais: acesse http://www.uesc.br/genetica, ou tire dúvidas pelo Tel: (73)36805183 begin_of_the_skype_highlighting (73)36805183 end_of_the_skype_highlighting ou e-mail cursogeneticauesc@yahoo.com.br

Seguidores