17 de agosto de 2012

 


Exame

 

Encontro debate impactos dos eventos climáticos extremos

Riscos de desastres provocados por ondas de calor e fortes precipitações de chuva dependerão do nível de vulnerabilidade das populações, conclui relatório do IPCC

Elton Alisson, da
São Paulo - Nos próximos anos, em função das mudanças climáticas globais, eventos climáticos extremos, como ondas de calor, recordes de temperaturas altas e fortes precipitação de chuvas, que ocorriam em intervalos de 20 anos, devem ocorrer com maior frequência, intensidade e duração do que há cinco décadas.
Porém, o que irá determinar o risco de desastres, que acarretam a perda de vidas humanas e prejuízos econômicos, como os causados por deslizamentos de terra desencadeados pelas fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no início de 2011, será o nível de vulnerabilidade e de exposição das populações a esses eventos climáticos extremos.
As conclusões são do Relatório Especial sobre Gestão dos Riscos de Eventos Climáticos e Desastres (SREX, na sigla em inglês), elaborado e recentemente publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Os resultados das avaliações feitas pelo IPCC no documento foram discutidos no dia 16 de agosto durante o workshop “Gestão dos riscos dos extremos climáticos e desastres na América Central e na América do Sul – O que podemos aprender com o Relatório Especial do IPCC sobre extremos?”.
Realizado pela Fapesp e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com o IPCC, o Overseas Development Institute (ODI) e a Climate and Development Knowledge Development (CKDN), ambos do Reino Unido, e apoio da Agência de Clima e Poluição e do Ministério de Relações Exteriores da Noruega, o objetivo do evento foi debater as conclusões do SREX e as opções para o gerenciamento dos impactos dos extremos climáticos, especialmente nas Américas do Sul e Central.
Um dos principais apontamentos do relatório, elaborado pelo IPCC à pedido do governo da Noruega e da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) da Organização das Nações Unidas (ONU), é que os impactos dos eventos climáticos extremos dependem não só da natureza, mas do nível de vulnerabilidade e da exposição das pessoas ou grupos humanos em lugares onde possam ser afetados.

“Os desastres não são ‘naturais’, mas são conjunções de eventos climáticos ou meteorológicos naturais com a vulnerabilidade e a exposição a eles por uma sociedade ou grupo humano”, disse Vicente Barros, pesquisador do Centro de Investigacíon del Mar y la Atmósfera (Cima) da Universidad de Buenos Aires, na Argentina, e co-presidente do Grupo de Trabalho II do SREX.
“Se o problema dos riscos climáticos é um conjunção destes três fatores, evidentemente, é preciso desenvolver estratégias para mitigá-los”, avaliou Barros. Umas das principais ações destacadas no relatório para diminuir os riscos de eventos climáticos é reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, que são a principal causa das mudanças climáticas.
Já para reduzir o nível de exposição das populações aos eventos climáticos extremos, os cientistas afirmam que é preciso aprimorar os sistemas de alertas e, em alguns casos, realocar as pessoas.
Por sua vez, para atenuar a vulnerabilidade humana aos riscos de desastres causados pelas mudanças do clima, o documento indica que é preciso implementar políticas de diminuição de pobreza e melhorar o nível educacional das populações para aumentar o grau de conscientização das pessoas sobre os riscos dos eventos climáticos extremos.
De acordo com dados do relatório, 95% dos desastres causados por eventos climáticos extremos no período de 1970 a 2008 ocorreram em países em desenvolvimento e apenas 5% em países desenvolvidos.
“Uma mensagem muito importante do relatório é que a maneira mais efetiva para aumentar a resistência das populações aos eventos climáticos extremos é melhorar as condições de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Sebástian Vicuña, professor da Pontificia Universidad Católica de Chile.
Necessidade de mais estudos sobre o Brasil
Composto por nove capítulos e quatro anexos, o SREX foi preparado ao longo de dois anos por 220 autores de 62 países, reunidos em dois grupos de trabalho do próprio IPCC: o Grupo I, que avalia a base física das mudanças climáticas, e o Grupo II, que trata dos impactos das alterações climáticas, adaptações e vulnerabilidades.

Os autores do documento responderam a mais de 20 mil comentários de representantes de governos, especialistas e agências internacionais, com aprovação do Sumário para Formuladores de Políticas, após reunirem-se por quatro dias em Kampala, na Uganda, em novembro.
Uma das deficiências identificadas pelos cientistas na elaboração do relatório foi a necessidade de realização de mais pesquisas sobre extremos climáticos relacionados às regiões do Brasil.
“Detectamos uma ausência de estudos, publicados em revistas indexadas, sobre extremos climáticos nas regiões do Brasil”, disse José Marengo, pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe e membro do comitê organizador do evento.
“Só agora a Amazônia começou a aparecer nos estudos sobre os extremos climáticos, e ainda há poucos artigos científicos sobre outras regiões do país com o nordeste”, disse Marengo.
De acordo com o pesquisador, as análises sobre o Nordeste no relatório foram baseadas em artigos publicados em revistas científicas brasileiras da área, como a Revista Brasileira de Meteorologia e a Revista Brasileira de Agrometeorologia, que estão indexadas no SciELO (Bireme/Fapesp), o que representou uma conquista dos cientistas brasileiros no IPCC.
“Conseguimos, pela primeira vez, fazer referências de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, que são indexadas e têm um comitê de revisores, em um relatório do IPCC”, disse Marengo.
“Isso representou a quebra de um tabu do IPCC, que só fazia referência a artigos científicos publicadas em revistas em inglês. Mas é preciso desenvolver mais estudos sobre eventos climáticos extremos em regiões brasileiras”, disse.

Outra área carente de pesquisas que os autores do relatório identificaram foi sobre estudos sobre os aspectos socioeconômicos dos impactos das mudanças climáticas. “Há muitos dados sobre a base física das mudanças climáticas, mas estão faltando mais estudos socioeconômicos em nível global”, apontou Barros.
De acordo com o pesquisador, a maioria dos estudos sobre os impactos socioeconômicos dos eventos extremos causados pelas mudanças climáticas globais são publicados por instituições internacionais, como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial. Entretanto, apesar dessas informações serem consideradas importantes e valiosas, elas não passam pelo crivo científico. Por isso, não são utilizadas nos relatórios do IPCC.
Segundo Marengo, um dos pontos mais importantes do SREX, que é o mais novo relatório do IPCC, é que ele fornece informações mais atualizadas e analisa a questão dos extremos climáticos com maior nível de detalhe.
Entretanto, ainda apresenta limitações em termos de cobertura de dados e sobre os modelos utilizados para prever as mudanças climáticas globais, que devem ser mais clarificados no quinto relatório do IPCC, que está previsto para ser publicado em 2013.
“Muitas das informações publicadas no SREX serão atualizadas no quinto relatório do IPCC, por meio do qual esperamos ter uma melhor compreensão dos eventos climáticos extremos”, disse Marengo.
Contribuição de programa da Fapesp
Na avaliação de Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), a publicação do quarto relatório do IPCC, em 2007, fez com que a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas globais ganhasse uma grande popularidade no mundo.

Mas, segundo Nobre, em 2005 a diretoria científica da Fapesp já discutia sobre a necessidade de criar um programa de pesquisa voltado para o tema. “A diretoria científica da Fapesp teve uma visão estratégica e pioneira em criar o PFPMCG. A partir do programa, o governo federal também formulou uma série de programas voltados à área – em especial a Rede Brasileira sobre Mudanças Climáticas e Clima –, que interage estritamente com o PFPMCG”, contou.
O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, destacou no workshop que quando se começou a discutir sobre a criação do PFPMCG um dos objetivos definidos para o programa de pesquisa era estimular pesquisas sobres mudanças climáticas por pesquisadores do Estado de São Paulo e, por meio disso, fazer com que o Brasil viesse a ter uma posição de maior destaque e protagonismo no debate mundial sobre mudanças climáticas globais.
“Esse evento e outros do gênero realizados nos últimos anos mostram que a expectativa do programa está se cumprindo, com base no fato de haver uma articulação para o incentivo à pesquisa científica e tecnológica em temas relacionados às mudanças climáticas globais”, disse Brito Cruz.
Celso Lafer, presidente da Fapesp, destacou o papel que o IPCC tem exercido na formulação de políticas globais para mitigar os impactos das mudanças climáticas globais.
“O IPCC é uma plataforma de conhecimento que foi decisiva para que se assinasse na RIO92 a Convenção de Clima. Dou meu testemunho como ministro das Relações Exteriores naquela ocasião e justamente porque tenho acompanhado no campo diplomático essas negociações”, disse.
“É minha profunda convicção de que as negociações climáticas só poderão ser apropriadamente encaminhadas se tiverem o lastro do conhecimento de qualidade, como o fornecido pelo IPCC”, disse Lafer.

http://exame.abril.com.br/noticia/encontro-debate-impactos-dos-eventos-climaticos-extremos/imprimir

AVISO DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2012- SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

 
A Comissão Especial do Chamamento Público torna público para conhecimento de todos os interessados no CHAMAMENTO PÚBLICO Nº01/2012 que visa selecionar projetos de Educação Ambiental para terem suas execuções e o correspondente registro pedagógico, apoiados financeiramente pelo FERFA, o resultado final da avaliação técnica dos projetos, em ordem de classificação, por categoria. Os interessados poderão obter informações na Secretaria do Meio Ambiente – Coordenação de Licitação – COLIC ou Secretaria Executiva do FERFA - SECEX, situada na 3ª Avenida, 390, Plataforma IV – Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador- Bahia, Telefones: (71)3115-6250/3115-9823, Telefax: (71) 3115-9800, das 8:30h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, ou pela Internet www.meioambiente.ba.gov.br. Salvador, 16 de agosto de 2012. Francine M. dos Reis Guedes– Presidente da Comissão Especial do Chamamento Público.
 
EDITAL FERFA 001/2012 - PROJETOS CLASSIFICADOS
 
Categoria I Caatinga
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064200
 
EA para a Sustentabilidade na APA de Pedra do Cavalo.
 
Associação Comunitária Ribeirinha Nossa Senhora de Aparecida
 
355
 
1420120064234
 
Ecopedagogia & Identidade Cultural: O Resgate das Plantas Medicinais na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rocinha.
 
Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento - ASAMIL
 
347
 
1420120064668
 
EA: Ressignificando a Caatinga em Escolas do Semiárido Baiano: Conhecendo, Analisando e Transformando.
 
Movimento de Organização Comunitária
 
311
 
1420120064846
 
CARATINGA - Conselho Araciense de Repovoamento Arbóreo Arbustivo da Caatinga.
 
Central de Desenvolvimento das Associações de Araci - CDA
 
308
 
1420120062240
 
Trilhando os Territórios do Bioma Caatinga
 
Instituto Bonfinense de Meio Ambiente e Educação Ambiental - IMBU
 
306
 
1420120064730
 
Águas Sertanejas
 
 Associação Comunitária Terra Sertaneja - ACOTERRA
 
304
 
1420120064684
 
Cidadania Ambiental e Manejo Sustentável da Caatinga
 
Associação da Escola Comunitária Família Agrícola da Região de Cícero Dantas
 
299
 
1420120063980
 
Agroecologia na Caatinga
 
Organismo
 
299
 
1420120064757
 
Projeto Umburana: Educação Ambiental para Revitalização do Bioma Caatinga no território do Sisal
 
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira - Fundação APAEB
 
292
 
1420120064072
 
Brejos da Barra: Além do Sol, Suor e Areia, Beleza e Prosperidade
 
Centro de Estudo Sócio Ambiental da Bacia do São Francisco - CESAB- SF
 
256
 
 
 
Categoria II Cerrado
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064064
 
Lixo e Cidadania: Geração de Trabalho e Renda para Catadores em Barreiras
 
Centro de Estudos Sócio Ambiental da Bacia do São Francisco - CESAB -SF
 
381
 
1420120064722
 
Projeto de Educação Ambiental Sustentável para Agricultura Familiar do Cerrado
 
Associação Comunitária da Escola Família Agrícola Rural de Correntina e Arredores
 
304
 
1420120064781
 
Desenvolvimento de Metodologia e Materiais Pedagógicos Sobre Saberes Ambientais do Cerrado na Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza
 
Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável
 
263
 
 
 
Categoria III Mata Atlântica
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064838
 
Curso de E A: Uma proposta de formação continuada para a promoção da sustentabilidade na bacia Hidrográfica do Leste
 
Instituto Viver da Mata
 
414
 
1420120065192
 
Gestar Ação Ambiental: Educação Ecológica no entorno da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães - EEWG
 
Associação dos Pequenos Podutores Rurais de Água Vermelha
 
338
 
1420120057998
 
Saubara sustentável
 
Instituto de Cooperação BelgoBrasileira para o Desenvolvimento Social. (DISOP BRASIL)
 
327
 
1420120058587
 
Núcleo Audiovisual do Museu do Processo: Cultural, Educação e Ecologia
 
Instituto Cultural Casa  Via Magia
 
280
 
1420120058072
 
Ações de Prevenção e Manejo para a Preservação da Biodiversidade e Viabilização para o Uso Público da RPPN Mãe da Mata, Sul da Bahia.
 
Instituto Cabruca
 
272
 
 
 
Categoria IV Chapada Diamantina
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064676
 
EA e Áreas Protegidas: estabelecendo relações
 
Centro Cultural Chic Chic
 
418
 
142020120065230
 
Sustentabilidade em Ação: articulando EA e mobilização de politicas públicas em Saneamento na Chapada Diamantina - Bahia
 
Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté - Açu (APEA-CA)
 
369
 
1420120064765
 
Rio de UMA: Revitalizar de forma participativa renovando vidas
 
Associação da Escola Familia Agricola do Colonia Itaetê (AEFACI)
 
357
 
1420120064811
 
EA através da difusão de técnicas de criação de abelhas na Chapada Diamantina
 
Associação de Apicultura do Valo do Capão Flor Nativa
 
305
 
1420120057475
 
Comunidade do Sincorá
 
Instituto de Desenvolvimento Sócio Ambiental Araça Mirim
 
271
 
 
 
Categoria V Região Metropolitana de Salvador
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120063971
 
Semente Urbana: Uma proposta de conservação e produção de alimentos na area do Entorno na Bacia do Cobre
 
Centro de Estudos e Ação Social
 
445
 
1420120064013
 
Programa Sementeira
 
Avante Educação e Mobilização Social
 
422
 
1420120064196
 
Programa de EA quanto à coleta seletiva para estabelecimentos residenciais, comerciais, industriais e públicos parceiros das cooperativas de catadores da Rede Catabahia de Salvador
 
Pangea Centro de Estudos Socioambientais
 
300
 
1420120058480
 
Transformando catadores em agentes ambientais
 
Associação Fórum Pró Cidadania
 
255
 
 
 
EDITAL FERFA 001/2012 - PROJETOS NÃO CLASSIFICADOS
 
Categoria I Caatinga
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064854
 
Ecos da Caatinga - Educação para Mudar o Modelo Mental
 
União Municipal em Benefício de Uibaí
 
236
 
1420120065567
 
RE-CAATINGANDO O SISAL
 
Organização da Sociedade Civil Baiana de Interesse Público - ORSIBA
 
235
 
1420120064226
 
Educação Ambiental para a gestão de resíduos sólidos nas comunidades do bairro Pau de Vela
 
Associação Comunitária Rural do Pau de Vela
 
215
 
1420120057580
 
Educação Ambiental para Recuperar a Vida do Açude Público do Jacurici
 
Lar Santa Maria
 
215
 
1420120064692
 
Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Energias Renováveis no Bioma Caatinga
 
Oraganização Mandacaru Dignidade e Resistência no Sertão Nordestino
 
203
 
1420120064218
 
Alfabetização Ecológica no Semiárido
 
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Flor da Caatinga
 
173
 
1420120063815
 
Jovens Patrulheiros Ambientais do Sertão da Bahia
 
Associação dos Patrulheiros Ambientais Guardiões da Caatinga do Estado da Bahia
 
171
 
1420120055227
 
Saber para Ser
 
Associação dos Apicultores de Ribeira do Amparo
 
151
 
1420120063394
 
Educação Ambiental- Construção de Saberes Locais na Preservação do Meio Ambiente
 
Instituto de Apoio a Gestão, Pesquisa, Estudo e Preservação Ambiental - Monã
 
137
 
1420120057432
 
Curso de Educação Ambiental - Refletindo o Espaço Habitado e Transformado nos Biomas Caatinga e Cerrado
 
Associação do Movimento Ambientalista Terra – AMATER
 
123
 
1420120058617
 
Desenvolvimento da Educação Ambiental em uma Comunidade e na Escola
 
Obras Sociais Gotas de Luz
 
114
 
1420120057440
 
Sistemas Agroecológicos de Produção Plimentar, Preservação do Bioma Caatinga
 
Associação Comunitária Boa Vista
 
103
 
1420120065281
 
Recuperação de Matas Ciliares e Nascentes do Riacho do Paulista
 
Associação dos Trabalhadores Rurais da Comunidade de Águas Termais do Paulista
 
69
 
1420120065290
 
Associação de Matas Ciliares e Nascentes na Comunidade de Roça da Cana
 
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Roça da Cana
 
60
 
1420120065257
 
Recuparação de Matas Ciliares e Nascente no Povoado de Águas Termais do Brejo das Moças Zona Rural de Paratinga
 
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Águas Termais do Brejo das Moças
 
60
 
1420120065273
 
Recuperação de Nascentes e margens riacho do brejinho dos ventos
 
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Teiú/Linha
 
51
 
1420120064862
 
Escola Jurema nas Caatingas: Aulas de Permacultura e Educomunicação
 
NECTAS- Nucleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais- UNEB Campus VIII
 
Não Avaliado
 
 
 
Categoria II Cerrado
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064749
 
Educação Ambiental para preservação dos Recurso Hídricos
 
Associação Ambientalista Vida Verde
 
198
 
 
 
Categoria III Mata Atlântica
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120059427
 
Agente Amabiental e Oficinas de Arte
 
Pé de Arte, Cultura e Educação
 
231
 
1420120065559
 
Educação para Conservação Ambiental e a Sustentabilidade
 
Sindicato Rural de Iguai
 
222
 
1420120064269
 
Museu de Resgate da Mata Atlântica
 
APEQ PROR
 
210
 
1420120062657
 
Familias que Reciclam pela Vida
 
Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola dos Municípios Integrados da Região de Irará – AEFAMI
 
186
 
1420120058080
 
Projeto de Educação Ambiental
 
Associação dos Moradores do Bairro Urbis I e II e Adjacências
 
133
 
1420120058005
 
Respira Pedra do Cavalo I
 
Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de Governador João Durval Carneiro
 
114
 
1420120062274
 
Oficina de Capacitação de Agentes Sócios Ambientais
 
Movimento Água é Vida
 
72
 
 
 
 
Categoria IV Chapada Diamantina
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064650
 
Projeto Integração Ecológica Comunidade e Escola
 
Grupo Ambientalista de Lençoís
 
227
 
1420120064820
 
Reciclar é o que há: Educação Ambiental com Enfoque na Reciclagem
 
Associação Recrearte, Educação e Arte na Infância
 
219
 
1420120064773
 
Projeto de Educação Ambiental e Recuperação do Rio Capão
 
Associação Comunitária de SHUBERT
 
124
 
 
 
 
Categoria V Região Metropolitana de Salvador
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120063904
 
Redução da Poluição dos Manguezais e Praias da Baía de Todos os Santos- Uma contribuição
 
Cooperativa dos Pescadores Baía de Todos os Santos
 
227
 
1420120063920
 
Redução da poluição dos Manguezais e Praias da Baía de Todos os Santos- Uma contribuição
 
Associação Comunitária Beneficente de Baiacu
 
227
 
1420120057980
 
Sustentabilidade Digital- Reduzir, Reutilizar e Reciclar
 
Instituto de Projetos e Gerenciamento – INPG
 
195
 
1420120064641
 
Ecologia Integrativa e Sustentabilidade
 
Fundação Terra Mirim Centro de Luz
 
175
 
1420120064706
 
Educação Ambiental nas Prais de Mar Grande, Ilha de Itaparica e Vera Cruz
 
Organização Socioambientalista PRÓ-MAR
 
141
 
1420120064803
 
Coleta Seletiva soluções para o futuro
 
Associação ASPLOGS
 
130
 
1420120064242
 
Zona Verde
 
Instituto COMVIDA
 
93
 
 
 
AVISO DE CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA HABILITAÇÃO DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2012- SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
 
A Comissão Especial do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº01/2012, CONVOCA as entidades, a seguir relacionadas, segundo as categorias a que concorreram, para apresentarem os documentos relacionados no Item VIII da Seção A - Preâmbulo do Edital, a fim de se habilitarem. Os interessados poderão obter informações na Secretaria do Meio Ambiente – Coordenação de Licitação – COLIC ou Secretaria Executiva do FERFA - SECEX, situada na 3ª Avenida, 390, Plataforma IV – Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador- Bahia, Telefones: (71)3115-6250/3115-9823, Telefax: (71) 3115-9800, das 8:30h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, ou pela Internet www.meioambiente.ba.gov.br. Salvador, 16 de agosto de 2012. Francine M. dos Reis Guedes– Presidente da Comissão Especial do Chamamento Público.
 
EDITAL FERFA 001/2012 - Projetos de Educação Ambiental Selecionados
 
Chapada Diamantina
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064676
 
EA e Áreas Protegidas: estabelecendo relações
 
Centro Cultural Chic Chic
 
418
 
142020120065230
 
Sustentabilidade em Ação: articulando EA e mobilização de politicas públicas em Saneamento na Chapada Diamantina - Bahia
 
Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté - Açu (APEA-CA)
 
369
 
1420120064765
 
Rio de UMA: Revitalizar de forma participativa renovando vidas
 
Associação da Escola Familia Agricola do Colonia Itaetê (AEFACI)
 
357
 
 
 
Região Metropolitana de Salvador
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120063971
 
Semente Urbana: Uma proposta de conservação e produção de alimentos na area do Entorno na Bacia do Cobre
 
Centro de Estudos e Ação Social
 
445
 
1420120064013
 
Programa Sementeira
 
Avante Educação e Mobilização Social
 
422
 
 
 
Mata Atlântica
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064838
 
Curso de E A: Uma proposta de formação continuada para a promoção da sustentabilidade na bacia Hidrográfica do Leste
 
Instituto Viver da Mata
 
414
 
1420120065192
 
Gestar Ação Ambiental: Educação Ecológica no entorno da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães - EEWG
 
Associação dos Pequenos Podutores Rurais de Água Vermelha
 
338
 
 
 
Cerrado
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064064
 
Lixo e Cidadania: Geração de Trabalho e Renda para Catadores em Barreiras
 
Centro de Estudos Sócio Ambiental da Bacia do São Francisco - CESAB -SF
 
381
 
1420120064722
 
Projeto de Educação Ambiental Sustentável para Agricultura Familiar do Cerrado
 
Associação Comunitária da Escola Família Agrícola Rural de Correntina e Arredores
 
304
 
 
 
Caatinga
Nº PROTOCOLO
 
TÍTULO DO PROJETO
 
PROPONENTE
 
NOTA DE AVALIAÇÃO
 
1420120064200
 
EA para a Sustentabilidade na APA de Pedra do Cavalo.
 
Associação Comunitária Ribeirinha Nossa Senhora de Aparecida
 
355
 
1420120064234
 
Ecopedagogia & Identidade Cultural: O Resgate das Plantas Medicinais na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rocinha.
 
Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento - ASAMIL
 
347
 
 

Seguidores