27 de setembro de 2013
26 de setembro de 2013
I Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Oeste Baiano (I CREIJMA)
Por Daniel Melo Barreto
Acontece hoje, dia 26, a partir das 8h no auditório do IFBA a I Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Oeste Baiano (I CREIJMA), cujo tema é: Vamos Cuidar do Oeste Baiano como Escolas Sustentáveis.
A etapa regional é uma das etapas para se chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que acontecerá em Brasília no mês de novembro.
A etapa que antecedeu a Conferência Regional foi a etapa escolar, que aconteceu nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de todo o Brasil. Da etapa escolar participaram 16.945 escolas, sendo que a Bahia foi o segundo estado com maior participação de escolas (1.777 escolas), perdendo somente para o estado do Ceará (2.226 escolas).
A etapa regional que acontece em Barreiras é preparatória para a etapa estadual que acontecerá em outubro em Salvador, e está sendo organizada pela DIREC 25 (Diretoria Regional de Educação) e o NUPAIP (Núcleo de Planejamento, Acompanhamento e Intervenção Pedagógica com o apoio local da 10envolvimento, AMINA, Instituto Bioeste, Inema, Ibama, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ufob e Uneb.
Dos 15 municípios que fazem parte da jurisdição da Direc 25 (Angical, Santa Rita de Cássia, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Riachão das Neves, Sao Desidério, Brejolândia, Formosa do Rio Preto, Cotegipe, Mansidão, Tabocas do Brejo Velho, Cristópolis, Wanderley, Barreiras e Catolândia) 12 deles realizaram a etapa escolar, num total de 62 escolas urbanas e rurais desenvolveram um projeto sobre um dos subtemas sugeridos (Terra, Água, Fogo e Ar). Destes, 34 projetos foram pré-selecionados pela Comissão Organizadora Regional para serem apresentados na etapa regional onde os delegados eleitos nas escolas vão priorizar 4 projetos sendo um de cada subtema que serão apresentados na etapa estadual.
MCTI - Concea anuncia diretrizes da prática de eutanásia na experimentação animal
CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
RESOLUÇÃO NORMATIVA No- 13, DE 20 DESETEMBRO DE 2013
Baixa as Diretrizes da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação
Animal -CONCEA.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - CONCEA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 5º, incisos I e IV, da Lei nº 11.794,
de 8 de outubro de 2008, e, tendo em vista o disposto nos incisos I e IV do art. 4º do Decreto nº 6.899, 15 de julho de 2009, resolve:
Art. 1º. Ficam baixadas as Diretrizes da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, na forma do Anexo a esta Resolução Normativa.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MARCO ANTONIO RAUPP
ACESSE: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=5&data=26/09/2013
RESOLUÇÃO NORMATIVA No- 13, DE 20 DESETEMBRO DE 2013
Baixa as Diretrizes da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação
Animal -CONCEA.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - CONCEA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 5º, incisos I e IV, da Lei nº 11.794,
de 8 de outubro de 2008, e, tendo em vista o disposto nos incisos I e IV do art. 4º do Decreto nº 6.899, 15 de julho de 2009, resolve:
Art. 1º. Ficam baixadas as Diretrizes da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, na forma do Anexo a esta Resolução Normativa.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MARCO ANTONIO RAUPP
ACESSE: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=5&data=26/09/2013
25 de setembro de 2013
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO
EDITAL UESC Nº 200
Data:
23/09/2013 –
ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO A Reitora da Universidade
Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a
abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO.
1. DAS VAGAS E REQUISITOS
DOS CANDIDATOS 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente
Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima
citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa
do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada. 1.2. Podem
candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de
graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de
conhecimento consideradas afins à temática central do programa. 1.3. Haverá um
quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela
RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir: “Art. 92 - Todos os
cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda
interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por
cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso. Parágrafo Único – Só poderão
candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro
efetivo da UESC.” 1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a
todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista
específica. 1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da
UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão
ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de
excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa.
2. DAS INSCRIÇÕES:
2.1. Período: 01/10/2013 a 29/11/2013 2.2. As inscrições poderão ser feitas
diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00
pelo candidato, pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX
(data máxima de postagem de 29/11/2013, endereçadas ao Programa de
Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho,
Térreo, Rodovia Jorge Amado, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900. 2.3. A
inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa
exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será
considerada válida a última. 2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos
desse edital e da regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a
continuidade da participação do candidato no processo de seleção. 2.5.
Informações adicionais, podem ser encontrados na home page do curso
http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/
3. DA
DOCUMENTAÇÃO 3.1. Apresentar fotocópia dos documentos abaixo relacionados,
ENCADERNADOS E NA SEGUINTE ORDEM: 1. Formulário de inscrição preenchido e
assinado (Anexo I). 2. Documento oficial com foto (carteira de identidade,
carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos
fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos
estrangeiros. 3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros). 4. Certidão de
casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a
portadora seja casada); 5. Diploma de graduação, certificado de colação de grau
ou declaração de concluinte de curso de graduação até o segundo semestre de
2013. 6. Histórico escolar do curso de graduação. 7. Duas fotografias 3 x 4
recentes, originais e coloridas. 8. Declaração e termo de compromisso do
candidato de que concorda com as normas previstas neste edital (Anexo II). 9.
Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para
candidatos estrangeiros). 10. Duas cartas de referência emitidas por professor
ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado
para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC (Anexo III).
11. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no
banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado, restrito ao período
de atuação dos últimos cinco anos. As fotocópias dos documentos que comprovem
devidamente as informações contidas no Curriculum vitae deverão ser
apresentadas na mesma sequência do barema (Anexo IV) e ENCADERNADAS. 12. Resumo
da proposta de Pesquisa em 300 palavras (Anexo V) com indicação do possível
orientador conforme lista no Anexo VI.
4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 4.1 A
Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a
homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da
UESC (www.uesc.br) até o dia 10/12/2013, sendo de inteira responsabilidade do
candidato a obtenção desta informação. 4.2 O candidato que se julgar
insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá
encaminhar recurso (Anexo VII) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no
prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no
item anterior.
5. DA SELEÇÃO: 5.1. Data: 17/12 a 19/12/2013 Locais de aplicação
das provas: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Estadual
Norte Fluminense (UENF) Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Universidade de
São Paulo (USP) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Informações
adicionais sobre local específico de aplicação das provas, podem ser
encontrados na home Page do curso
http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/.; Dia 17/12:
8:00h – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 13:00h –
Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa. Dia
18/12 e 19/12: 8:00 – 16:00h – Prova oral de conhecimentos gerais. 5.2. O
processo seletivo para ingresso no curso constará de: Pontuação Caráter Análise
de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo IV) 0-10 Classificatório
Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 0-10
Classificatório e eliminatório Prova escrita de avaliação da habilidade de
leitura na língua inglesa 0-10 Classificatório Prova oral de conhecimentos
gerais 0-10 Classificatório 5.3. A prova escrita constará de questões relativas
aos temas listados no Anexo VIII e terá 3 horas de duração. 5.4. O candidato
que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento
relativo às linhas pesquisa será desclassificado. 5.5. A prova de inglês terá
duração de 3 horas e será permitido o uso do dicionário. 5.6. O candidato que
obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de
leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação
de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota
igual ou superior a sete será desligado do programa. 5.7. A prova oral de
conhecimentos gerais para os candidatos que realizarem a prova escrita na UENF,
UESPI, USP e UFMG será realizada por vídeo-conferência nestas Universidades.
6.
DA AVALIAÇÃO: 6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e
10, dada pela expressão (3C+5P+2I)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise
de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de
conhecimento (prova escrita), e ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa.
6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das
médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades
estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise
de prova escrita e currículo, nesta ordem.
7. RESULTADO FINAL: Até o dia
10/01/2014.
8. DA MATRÍCULA 8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de
acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado
não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de
classificação. 8.2 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início
de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o
calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio www.uesc.br. 8.3 Caso o
candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do
curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade
apresentar à Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) cópia autenticada do seu
diploma no prazo de 12 meses. 8.4 Os candidatos diplomados no exterior deverão
entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma
revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse
documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no
Brasil. 8.5 Candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de estudante ou
comprovante de tramitação para obtenção do documento. Data Seguirá o calendário
acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE Horário De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as
15h30 Local SEPOG na Torre Administrativa - 1o andar Documento Ficha de
matrícula devidamente preenchida e assinada 8.8 As aulas serão iniciadas em
data definida no Calendário Acadêmico da UESC.
9. DO RECURSO 9.1 Após a
divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue
prejudicado, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando
o formulário específico (Anexo VII).
10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 O não
comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local
estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de
seleção. 10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de
documento oficial de identidade com fotografia. 10.3 O resultado final do
processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e
publicação pela Reitoria. 10.4 Os candidatos que não apresentarem a média
mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados. 10.5 Os candidatos
aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas,
respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital. 10.6 O
candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado
final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o
prazo, estes não estarão mais disponíveis. 10.7 Os casos omissos serão
definidos pelo Colegiado do Programa. 10.8 Caso haja um número de candidatos
aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será
publicada uma lista de excedentes. 10.9 Os candidatos não selecionados terão
prazo até o dia 10/02/2014 para retirar os documentos apresentados na
inscrição. Os documentos serão devolvidos na Secretaria do Programa, após esse
prazo, os documentos serão incinerados. (Os anexos estão disponíveis no sítio
da Universidade: http://www.uesc.br).
RPPN - AVISO DE CONSULTA PÚBLICA
Salvador,
Bahia · Quarta-feira
25
de Setembro de 2013
Ano · XCVIII · No 21.245 |
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Instituto do Meio Ambiente e
Recursos Hídricos – INEMA
AVISO DE CONSULTA PÚBLICA
O INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS -
INEMA torna público, em observância ao disposto no art.22, §2° e 3º, da Lei n
9.985, de 18.07.2000, e de acordo com o art. 5º, § 1°, do Decreto nº 4.340, de
22 de agosto de 2002, que está estudando a proposta de reconhecimento da
Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, denominada Fernandes I, II e
III, com área de 588,5884 ha, de propriedade de Nelson do Prado Fernandes, no
Município de Prado, Bahia e registrada no Cartório de Registro de Imóveis deste
mesmo município.
Qualquer manifestação sobre o processo de criação
desta unidade deve ser enviada, no prazo de 15 dias, por correio eletrônico
para o endereço rppn@inema.gov.br ou por correspondência para:
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)
Diretoria de Universidades de Conservação (DIRUC)
Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 357 - Itaigara -
CEP 41.825-000 - Salvador - Bahia - Brasil - Tel. (71) 3116-3200 Fax. (71)
3355-0436
MCTI - Concea baixa diretriz brasileira para cuidado e utilização de animais para fins científicos e didáticos
CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
RESOLUÇÃO NORMATIVA No- 12, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013
Baixa a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos
e Didáticos - DBCA.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE
DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - CONCEA, no uso das
atribuições que lhe confere o art. 5º, incisos I e IV, da Lei nº 11.794,
de 8 de outubro de 2008, e, tendo em vista o disposto nos incisos I e
IV do art. 4º do Decreto nº 6.899, 15 de julho de 2009, resolve:
Art. 1º. Fica baixada a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a
Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos - DBCA, na
forma do Anexo a esta Resolução Normativa.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MARCO ANTONIO RAUPP
ACESSE: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=52&data=25/09/2013
RESOLUÇÃO NORMATIVA No- 12, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013
Baixa a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos
e Didáticos - DBCA.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE
DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL - CONCEA, no uso das
atribuições que lhe confere o art. 5º, incisos I e IV, da Lei nº 11.794,
de 8 de outubro de 2008, e, tendo em vista o disposto nos incisos I e
IV do art. 4º do Decreto nº 6.899, 15 de julho de 2009, resolve:
Art. 1º. Fica baixada a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a
Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos - DBCA, na
forma do Anexo a esta Resolução Normativa.
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MARCO ANTONIO RAUPP
ACESSE: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=52&data=25/09/2013
Incêndio atinge serra na região da Chapada Diamantina, na Bahia
Fogo começou no sábado (21), na Serra dos Barbados, área de proteção.
Brigadistas da região tentam controlar o incêndio em área de difícil acesso.
Do G1 BA
Comente agora
Incêndio na Serra do Barbado, na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/Inema)
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Jean Vianes, o incêndio é de
média a grande proporção. Não há informações sobre a causa do fogo. O
incêndio atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA), que fica nas
proximidades do povoado de Catolés. O fogo não atingiu o povoado.
Brigadistas da região tentam controlar o incêndio. Homero Vieira dos Santos, combatente de incêndios florestais de Andaraí, disse ao G1, que o local é de difícil acesso. "É um lugar de serra. Levamos entre 3h e 4h de caminhada para chegar lá, para conter o fogo", disse.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/09/incendio-atinge-serra-na-regiao-da-chapada-diamantina-na-bahia.html
Brigadistas da região tentam controlar o incêndio. Homero Vieira dos Santos, combatente de incêndios florestais de Andaraí, disse ao G1, que o local é de difícil acesso. "É um lugar de serra. Levamos entre 3h e 4h de caminhada para chegar lá, para conter o fogo", disse.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/09/incendio-atinge-serra-na-regiao-da-chapada-diamantina-na-bahia.html
24 de setembro de 2013
"Biomas brasileiros – Retratos de um país plural",
BOA NOTÍCIA!
O livro "Biomas brasileiros – Retratos de um país plural", lançado pela
CI-Brasil e editora Casa da Palavra em 2012, está entre os finalistas
na categoria Ciências Naturais da edição 2013 do Prêmio Jabuti,
organizado pela Câmara Brasileira do Livro e considerado o mais
importante do mercado editorial do país.
Para saber mais sobre o livro, acesse: http:// www.conservation.org.br/ noticias/noticia.php?id=621
O livro "Biomas brasileiros – Retratos de um país plural", lançado pela CI-Brasil e editora Casa da Palavra em 2012, está entre os finalistas na categoria Ciências Naturais da edição 2013 do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro e considerado o mais importante do mercado editorial do país.
Para saber mais sobre o livro, acesse: http://
Bahia lidera ranking de encalhe de jubartes
Bahia lidera ranking de encalhe de jubartes
Trinta e cinco baleias da espécie jubarte já encalharam no Brasil,
nesta temporada reprodutiva. A Bahia lidera o ranking, com 20 registros,
seguida pelo Espírito Santo, com nove. Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio
de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Norte contam com uma ocorrência cada.
A veterinária Adriana Colósio, que participa do resgate desses animais,
reforça a importância da participação dos órgãos públicos locais na
destinação das carcaças: “Temos um grande problema quando o animal
encalha em área habitada. Quem sofre as consequências da negligência dos
gestores públicos é a população que reside no local. Além do odor forte
em virtude da decomposição, existem riscos de saúde pública pelo
contato com a carcaça. É preciso essa parceria para que o trabalho seja
concluído”, afirma.
Abaixo contatos da equipe do Programa de Resgate do Projeto Baleia Jubarte
(ligações a cobrar são aceitas):
Praia do Forte: 71-3676-1463 e 71-8154-2131 ou
Caravelas: 73-3297-1340 e 73-8802-1874.
UNEB - Mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal
EDITAL Nº 089/2013
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no
uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura de
inscrições para seleção de alunos regulares do processo seletivo 2014, candidatos
ao Mestrado do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Biodiversidade
Vegetal – PPGBVeg (Campi II, Alagoinhas; VII, Senhor do Bonfim e VIII, Paulo
Afonso), sediado na UNEB/Campus VIII, Rua do Gangorra, 503, CHESF, CEP:
48608-240, Paulo Afonso-Bahia, com vistas ao preenchimento de 08 (oito) vagas
para Mestrado, na Área de Concentração
em Biodiversidade Vegetal, com ênfase na Flora da Bahia e nas seguintes Linhas
de Pesquisa: 1. Florística, Sistemática e Filogenia; 2. Interação
Planta-animal; 3. Morfologia e Recursos Vegetais, Aplicados à Sistemática.
1. INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, via
correio ou por representante, com procuração do candidato, com firma
reconhecida e acompanhada de fotocópia de RG do procurador, nas seguintes
Unidades: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal –
Campus VIII, Paulo Afonso, das 08h30min às 17h30min horas, de segunda a
sexta-feira, no período de 24/09/2013 a 22/11/2013, e no NUPE (Núcleo de
Pesquisa e Extensão), Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus II,
Alagoinhas, das 08h30min às 17h30min horas, de segunda a sexta-feira, no
período de 24/09/2013 a 20/11/2013, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00
(cinquenta reais), depositada na conta corrente 991812-4 / Ag. 3832-6 Banco do
Brasil.
Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma
de curso superior em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Farmácia e
outros cursos afins a Ciências Biológicas, reconhecidos ou revalidados.
As inscrições por correio deverão ser postadas
exclusivamente por SEDEX, até as 17h00min do dia 20/11/2013, exclusivamente
para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal –
Campus VIII, sendo obrigatório o envio de comprovante de postagem para o fax
(75) 3281-6585/4624, até as 17h00min do dia 22/11/2013.
A taxa de inscrição, em nenhuma hipótese, será
devolvida.
Não serão homologadas inscrições com documentação
incompleta, pendente ou com fotocópia ilegível. Os processos de inscrições
serão analisados e homologados pelo Colegiado do PPGBVeg em reunião
extraordinária.
No ato da inscrição os candidatos que desejarem
concorrer às vagas para negros e indígenas, deverão fazer a opção explicita,
constante na ficha de inscrição e apresentar os documentos comprobatórios
exigidos pelas Resoluções do CONSU, n°468/2007; 710/2009 e 711/2009
(disponíveis na home page do Programa www.uneb.br/ppgbveg).PARA AMIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: www.uneb.br/ppgbveg
Parque Nacional Pau Brasil renova Conselho Consultivo
O encontro ratificou a indicação de membros para composição do conselho e segundo a analista ambiental, Patrícia Greco Campos, responsável pelos trabalhos, foi possível montar o conselho com boa representatividade local e paridade, com ampla participação de segmentos do poder público, comunidades, pesquisa e instituições civis.
Para o chefe da UC, Fábio Faraco, o poder público local e as comunidades prestigiam os avanços no parque, visto que estavam presentes à reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Educação, Agricultura e Pesca de Porto Seguro, representantes dos Bombeiros, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PM), das RPPN da região, entre outros. "Sabemos da dificuldade das agendas e o tempo que uma reunião dessas toma. Mesmo assim foi uma agradável surpresa a massiva participação dos representantes que efetivamente tomam as decisões. Isto é um enorme avanço para a UC", afirmou o chefe.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
23 de setembro de 2013
I Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, no período de 23 a 25 de setembro de 2013
A
Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) e a Assembleia
Legislativa do Estado da Bahia convidam V. Sa. para participar da I Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, no período de 23 a 25 de setembro de 2013, cuja programação segue abaixo.
Cordialmente,
DIVISA/SESAB
Tel: (71) 3270-5775
Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga
Prezados Senhores Conselheiros da APA Joanes-Ipitanga e demais interessados.
Convidamos Vossa(s) Senhoria(s) para participar(em) da
Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga (Biênio
2012/2013), a ser realizada no dia 25.09.2013 (quarta-feira), nas salas
11 e 12 do andar térreo da Faculdade UNIME, situada à Av. Luiz
Tarquínio, Lauro de Freitas.
Programação:
9:00: Abertura: Diretoria de Unidades de Conservação – DIRUC/INEMA
9:30: Apresentação da proposta de zoneamento da APA Joanes-Ipitanga: Consultoria Ecossistema11:00: Contribuições e encaminhamentos
12:30: Almoço
14:00: Planejamento de Programas e Projetos para a APA Joanes-Ipitanga – Formação de Grupos de Trabalho
15:30: Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho
16:30: Contribuições e encaminhamentos15:30: Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho
17:00: Encerramento
Contamos com a presença e participação de todos os Conselheiros e demais interessados.
Contamos com a presença e participação de todos os Conselheiros e demais interessados.
Atenciosamente
Gestor da Unidade de Conservação.
Gestor da Unidade de Conservação.
INEMA/Itaigara - Av. ACM, nº 357 - Itaigara - CEP 41.825-000 - Salvador - Bahia - Brasil
Tel. (71) 3116-3242 - Fax. (71) 3355-1400
Programa Mulher e Ciência
Programa do CNPQ.
O Programa Mulher e Ciência foi lançado em 2005, a partir do trabalho realizado por um grupo interministerial composto pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC), dentre outros participantes.
Objetivos do Programa:
- estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País;
- promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.
São parceiros no Programa Mulher e Ciência:
- Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR);
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- Ministério da Educação (MEC);
- Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA);
- ONU Mulheres
PELD - Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração
Programas do CNPQ
O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) representa
uma iniciativa pioneira de financiamento de pesquisa em longo prazo no
país. Trata-se de uma verdadeira ação de Estado, inserida no Plano
Plurianual do Governo Federal, e vem sendo executada sob a
responsabilidade do CNPq desde 1997. Tem como foco o estabelecimento de
sítios de pesquisa permanentes em diversos biomas e ecossistemas do
país, integrados em rede para o desenvolvimento e o acompanhamento de
pesquisas ecológicas de longa duração, com o objetivo de obter
informações relevantes sobre aspectos fundamentais para a Conservação da
Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais dos ecossistemas
brasileiros.
Desde o início do Programa, já foram lançados três editais e atualmente existem 28 sítios de pesquisa em funcionamento, distribuídos pelo conjunto dos biomas brasileiros. O PELD vem se destacando no cenário da pesquisa em ecologia no país pela sua relevância na formação de recursos humanos e na consolidação de sítios e equipes de pesquisa com abordagem de longa duração.
O programa é regulamentado pela RN 023/2011
Desde o início do Programa, já foram lançados três editais e atualmente existem 28 sítios de pesquisa em funcionamento, distribuídos pelo conjunto dos biomas brasileiros. O PELD vem se destacando no cenário da pesquisa em ecologia no país pela sua relevância na formação de recursos humanos e na consolidação de sítios e equipes de pesquisa com abordagem de longa duração.
O programa é regulamentado pela RN 023/2011
REFLORA - Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira
Programas do CNPQ
OBJETIVOO Programa "Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira - REFLORA" tem como objetivo resgatar e disponibilizar para o Brasil e para o mundo imagens e informações de amostras da flora brasileira coletadas até o século XVIII, XIX e XX por missões estrangeiras, depositadas no Royal Botanic Gardens de Kew (RBGK) da Inglaterra, e Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris (MNHN) - França.
PARCEIROS FINANCIADORES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI)
Natura Cosméticos S.A.
Vale S.A
APRESENTAÇÃO
O resgate histórico, a produção e a disponibilização dos dados das plantas nativas servirão de alicerce para obtenção do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora brasileira. Servirão ainda para a validação da identidade taxonômica dos espécimes analisados, descoberta e designação dos materiais-tipo, além de capacitação e treinamento de recursos humanos em Taxonomia. O repatriamento em formato eletrônico desses dados possibilitará a inclusão on line em Herbário Virtual subsidiando o conhecimento e conservação da flora brasileira.
O Programa está estruturado em duas linhas: A primeira linha envolve o acesso às informações das amostras e a digitalização das mesmas no exterior. Após a seleção das amostras a serem trabalhadas, o processo contará com as etapas de digitalização, autenticação, transferência e constituição da base de dados digitais para a implementação da plataforma de TI, que será a base física do herbário virtual a ser instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e disponibilização ao público. A segunda linha visa fomentar 24 projetos de pesquisas individuais ou em redes, envolvendo equipes brasileiras e estrangeiras por meio do lançamento do Edital MCT/CNPq/FNDCT/MEC/CAPES/FAP´s Nº 56/2010 - REFLORA (http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm).
XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM)
XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM)
O tema central do XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM) é “Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido”. Orientados por esse tema, diversos aspectos (subtemas) relacionados à cadeia produtiva da mandioca serão tratados durante o CBM, a exemplo de práticas culturais e novas oportunidades de uso na indústria, aproveitamento da raiz como alimento funcional e na alta gastronomia, importância da mandioca para a segurança alimentar, políticas públicas de incentivo, mercados alternativos e até redução de impactos ambientais.
Paralelamente ao congresso também será realizado um evento de integração gastronômica envolvendo bares e restaurantes de Salvador para que, durante a semana do congresso, sejam servidos pratos e petiscos com foco na mandioca, visando movimentar outros setores da economia, o que aumentará a visibilidade do congresso e ampliará as discussões.
Mais informações em:
www.congressomandioca2013.com.br/index.asp
EDITAL No- 1/2013 - GESTÃO TÉCNICA - BOLSA VERDE
SECRETARIA DE EXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
EDITAL No- 1/2013 - GESTÃO TÉCNICA - BOLSA VERDE
Projeto de Organismo Internacional PNUD BRA/11/021 CONTRATA:
Consultor: 02 (duas) vagas. Propósito da Contratação: Contratar 2 (dois) consultor (es) para apoiar tecnicamente o planejamento, o monitoramento e a gestão de informações relacionadas à execução do Programa Bolsa Verde nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável Federais. Profissionais com nível superior na seguinte área: Formação superior em Ciências Sociais ou Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas ou Ciências da Informação e da Documentação ou Administração, sendo desejável mestrado em Gestão e Políticas Públicas, em Administração Pública, em Sociologia, em Antropologia ou em áreas afins relacionadas à formação e à experiência profissional descritas neste perfil profissional.
Experiências e habilidades necessárias:
- Experiência profissional mínima de 3 (três) anos, obrigatória, nos seguintes temas:
- Trabalhos em programas de assistência social a famílias em situação de risco social e de transferência de renda;
- Articulação com diferentes esferas do poder público (nacional, estadual e local).
- Articulação com organizações de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares - PCTAF's.
Experiência profissional mínima de 3 (três) anos, desejável, nos seguintes temas:
- Gestão de banco de dados informatizado e de planilhas eletrônicas.
- Trabalhos referentes ao Programa Bolsa Família e Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.
Tipo de Contrato: Produto
Duração do Contrato: De acordo com o respectivo Edital anexado no sítio do Ministério do Meio Ambiente, no link "editais, chamadas e audiências públicas". Localidade de Trabalho: Conforme
Edital anexado no sítio do Ministério do Meio Ambiente, no link "editais, chamadas e audiências públicas". Informações adicionais, incluindo Edital e modelo de currículo poderão ser obtidas no sítio
www.mma.gov.br/sedr no link "editais, chamadas e audiências públicas"
O candidato deverá enviar Currículo via Sedex ou Carta Registrada de 23/09/2013 a 27/09/2013 (data limite para postagem) para a Caixa Postal nº 8575 - CEP:70.312-970 - Brasília-DF - os Candidatos Deverão Obrigatoriamente Informar Na Capa do Envelope O Código BRA/11/021 Com A Seguinte Informação:
EDITAL
01/2013/ Gestão Técnica - Bolsa Verde.
LARISA HO BECH GAIVIZZO
Diretora de Extrativismo
Coordenadora Nacional do Projeto
PNUD BRA/11/021
EDITAL No- 1/2013 - GESTÃO TÉCNICA - BOLSA VERDE
Projeto de Organismo Internacional PNUD BRA/11/021 CONTRATA:
Consultor: 02 (duas) vagas. Propósito da Contratação: Contratar 2 (dois) consultor (es) para apoiar tecnicamente o planejamento, o monitoramento e a gestão de informações relacionadas à execução do Programa Bolsa Verde nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável Federais. Profissionais com nível superior na seguinte área: Formação superior em Ciências Sociais ou Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas ou Ciências da Informação e da Documentação ou Administração, sendo desejável mestrado em Gestão e Políticas Públicas, em Administração Pública, em Sociologia, em Antropologia ou em áreas afins relacionadas à formação e à experiência profissional descritas neste perfil profissional.
Experiências e habilidades necessárias:
- Experiência profissional mínima de 3 (três) anos, obrigatória, nos seguintes temas:
- Trabalhos em programas de assistência social a famílias em situação de risco social e de transferência de renda;
- Articulação com diferentes esferas do poder público (nacional, estadual e local).
- Articulação com organizações de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares - PCTAF's.
Experiência profissional mínima de 3 (três) anos, desejável, nos seguintes temas:
- Gestão de banco de dados informatizado e de planilhas eletrônicas.
- Trabalhos referentes ao Programa Bolsa Família e Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.
Tipo de Contrato: Produto
Duração do Contrato: De acordo com o respectivo Edital anexado no sítio do Ministério do Meio Ambiente, no link "editais, chamadas e audiências públicas". Localidade de Trabalho: Conforme
Edital anexado no sítio do Ministério do Meio Ambiente, no link "editais, chamadas e audiências públicas". Informações adicionais, incluindo Edital e modelo de currículo poderão ser obtidas no sítio
www.mma.gov.br/sedr no link "editais, chamadas e audiências públicas"
O candidato deverá enviar Currículo via Sedex ou Carta Registrada de 23/09/2013 a 27/09/2013 (data limite para postagem) para a Caixa Postal nº 8575 - CEP:70.312-970 - Brasília-DF - os Candidatos Deverão Obrigatoriamente Informar Na Capa do Envelope O Código BRA/11/021 Com A Seguinte Informação:
EDITAL
01/2013/ Gestão Técnica - Bolsa Verde.
LARISA HO BECH GAIVIZZO
Diretora de Extrativismo
Coordenadora Nacional do Projeto
PNUD BRA/11/021
MCTI e CNPq lançam Chamada Pública voltada para Cadeias Produtivas de Frutas e Lácteos
Está com inscrições abertas a Chamada
Pública MCTI/CT-AGRONEGÓCIO/CNPq Nº 39/2013, que tem o objetivo de
apoiar projetos de desenvolvimento e/ou de inovação tecnológica voltados
para Agregação de Valor às Cadeias Produtivas de Frutas e Lácteos
, com valor mínimo de financiamento de R$ 300.000,00 (trezentos mil
reais) e valor máximo de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).
O Edital possui duas linhas temáticas, sendo elas:
LINHA 1: Frutas, Sucos e Polpas (Novos produtos, novas embalagens e pós colheita)
LINHA 2: Produtos Lácteos (Novos produtos, novas embalagens e qualidade)
• Padronização e validação de testes diagnósticos direcionados à detecção de patógenos e enterotoxinas em queijos artesanais;
• Estudo dos fatores de produção associados à qualidade e segurança do leite destinado à fabricação de queijos artesanais;
• Estudo dos fatores de fabricação associados à qualidade e segurança de queijos artesanais.
Clique aqui para ver o Edital.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O Edital possui duas linhas temáticas, sendo elas:
LINHA 1: Frutas, Sucos e Polpas (Novos produtos, novas embalagens e pós colheita)
LINHA 2: Produtos Lácteos (Novos produtos, novas embalagens e qualidade)
• Padronização e validação de testes diagnósticos direcionados à detecção de patógenos e enterotoxinas em queijos artesanais;
• Estudo dos fatores de produção associados à qualidade e segurança do leite destinado à fabricação de queijos artesanais;
• Estudo dos fatores de fabricação associados à qualidade e segurança de queijos artesanais.
Clique aqui para ver o Edital.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança - 23 A 27 de setembro.
VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança
Entre os dias 23 e 27 de Setembro de 2013, a Associação Nacional de Biossegurança-ANBio realizará na cidade de Salvador, na Bahia, no Bahia Othon Palace Hotel, o VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança, VIII Exposição de Equipamentos e Dispositivos de Biossegurança e Workshop: "Definindo Estratégias de Biosseguridade para Gestão de Grandes Eventos".
Com o tema "Construindo Competências em Biossegurança no Contexto da Bioeconomia”, serão discutidos no encontro assuntos como Biosseguridade para Gestão de Grandes Eventos, Auditoria e Inspeção em Biossegurança, Patógenos animais na cadeia alimentar, entre outros.
Para inscrições e demais informações, acesse: www.anbio.org.br/congresso/index.php
Simpósio em Tecnologias Sociais e Sociabilidade - 10 e 11 de outubro
Nos dias 10 e 11 de outubro, o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), que compõe o PósCom/UFBA – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, realizará o SIMSOCIAL – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade:
Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas. Trata-se de um evento de cunho acadêmico destinado a promover debates e circulação da pesquisa produzida sobre as tecnologias digitais e sociabilidade no Brasil e no mundo. O simpósio acontecerá nas dependências da Faculdade da Comunicação/UFBA, em Salvador.
Na programação, estão previstas atividades como conferências e apresentação de comunicações em grupos de trabalho. O SIMSOCIAL – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de profissionais de instituições relacionadas ao campo da cibercultura, da sociabilidade e das interações mediadas por redes telemáticas.
Para se inscrever como ouvinte no SIMSOCIAL 2013, é preciso acessar o sistema de gerenciamento e fazer o cadastro através do menu “inscrição”. Os pagamentos entre 20/08 e 20/09 terão descontos.
O SIMSOCIAL 2013 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Fonte: simsocial2013.gitsufba.net
ENSINO SUPERIOR - Fundação da unidade ocorreu ontem em Itabuna, onde vão funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado
Estudantes das regiões sul e
extremo sul do estado ganharam nova opção para ingresso no ensino
superior. Com a presença do governador Jaques Wagner, foi realizado ontem
o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em
Itabuna (foto), onde funcionarão a reitoria e o campus Jorge
Amado.
Na ocasião, o reitor pro
tempore Naomar de Almeida Filho empossou o Conselho Universitário
Matriz, que tem a atribuição de assistir o reitor nas etapas iniciais de
implantação da unidade e a missão de elaborar o estatuto e o regimento
da universidade.
Nove mil alunos vão ser
atendidos por ano pela UFSB, com a projeção de chegar a 18 mil vagas
até 2020. A previsão é que as atividades docentes comecem no segundo
semestre do próximo ano, com a Aula Magna inaugural em setembro, na sede
da reitoria.
Campi – A plena
implantação da universidade está prevista para 2020. Em Itabuna,
funcionarão os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e
Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e
Ciências. A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul.
Em Porto Seguro, o campus
Sosígenes Costa oferecerá Centros de Formação em Ciências Humanas e
Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e
Ciências. Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na
área da saúde, entre os quais o de medicina, e o Instituto de
Humanidades, Artes e Ciências.
Chance – A estudante
Fernanda Meneses, 20 anos, acredita que a instalação da universidade na
região reduzirá a migração dos jovens para outras cidades ou estados.
Ela fará vestibular para direito e se prepara em cursinho pré-vestibular
à noite.
Agora, com mais chance de
entrar numa faculdade pública, afirma estar se dedicando ainda mais aos
estudos. "Temos aqui uma universidade estadual, mas ficou pequena
devido à grande demanda. A região oferece muitas faculdades privadas,
mas prefiro a federal porque a qualidade do ensino é superior e não
preciso pagar."
Ingresso – Segundo o reitor pro
tempore Naomar Almeida, o ingresso de alunos será via Bacharelados
Interdisciplinares (BI), com acesso pelo Enem/Sisu ou rede de Colégios
Universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da
região sul. Para acesso à rede, o Enem fará a seleção de estudantes
que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada
município.
Doze cursos de Bacharelados
Interdisciplinares serão oferecidos em quatro grandes áreas de
conhecimento (artes, humanidades, saúde, ciência & tecnologia),
cinco Licenciaturas Interdisciplinares (ciências da natureza, ciências
humanas e sociais; matemática, computação e tecnologias; linguagens e
códigos; e artes), 15 Cursos Superiores Tecnológicos, 30 de graduação
profissionalizante, dez residências, 19 mestrados e nove doutorados.
http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html
Audiência pública - dia 01/10: ataque da praga Helicoverpa armígera.
Comissão realiza debate sobre praga nas lavouras do oeste
A audiência pública que irá tratar do ataque da praga Helicoverpa armígera, a qual já causou prejuízos de cerca de dois bilhões de reais nas lavouras de algodão, soja e milho, no oeste do estado, foi adiada da próxima terça-feira para o dia 1º de outubro. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Luiz Augusto (PP), colocou a solicitação do autor do requerimento para a realização dos debates, deputado Herbert Barbosa (DEM), em votação e a decisão foi unânime pelo adiamento.
O objetivo do deputado é confirmar a presença de outras autoridades, dirigentes sindicais e agricultores, técnicos e outros segmentos envolvidos nesta grave crise, pois o colegiado deseja a intermediação do governador Jaques Wagner junto à presidente Dilma Rousseff para liberar o único produto venenoso que poderá exterminar a praga. Esse produto continua retido e proibido pelas autoridades federais para sua aplicação.
"Queremos trazer um grande número de produtores rurais e de técnicos que já conhecem a lagarta. Já existe preocupação até com a lavoura do café. Essa praga é uma realidade e temos que aprender a conviver com ela. Isso é um fato. O adiamento para o dia 1º de outubro dará oportunidade para trazermos todos os técnicos das entidades envolvidas com esse grave problema. Os técnicos terão oportunidades para explanação do ponto de vista didático e técnico para avaliação do veneno contra a praga."
Luiz Augusto sugeriu, inclusive, que, após a realização da reunião na Assembleia pela manhã, todos se dirijam para uma audiência com o governador do Estado, Jaques Wagner, evento este que deverá ser agendado.
"Se os produtores perderam dois bilhões de reais, o Estado perdeu quase 300 milhões de reais em ICMS. Só uma medida provisória da presidente Dilma poderá resolver a liberação do produto venenoso para eliminar a praga, pois nenhum órgão federal decide isso, já que a burocracia é muito grande, enquanto a praga destrói tudo nessas lavouras. O problema não é só do oeste baiano, mas também de todo o país", afirmou Luiz Augusto.
A expectativa dos produtores é a de que a Presidência da República tome uma providência para que seja liberada a aplicação do defensivo contra a praga, pois a situação é calamitosa e em breve será feito um novo plantio dos produtos atingidos. A praga causa danos a diferentes culturas de importância econômica, principalmente a do algodão e mais secundariamente soja, milho, tomate, plantas ornamentais e frutíferas, além de leguminosas em geral. O lagarto se alimenta de folhas e caules, tendo preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens, causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva.
A praga possui alto potencial reprodutivo, grande mobilidade, capacidade de sobrevivência e de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo. Estas características possibilitam sua dispersão com grande facilidade, uma vez que o inseto adulto pode voar até 1.000 km de distância. Atualmente, a praga já atinge 11 estados brasileiros.
FONTE: http://www.al.ba.gov.br/Noticias/Noticia.php?id=15723
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