17 de março de 2010

O Caminho das Águas em Salvador - bacias hidrográficas, bairros e fontes

Será lançado, em 22/03 (segunda-feira), a publicação "O Caminho das Águas em Salvador - bacias hidrográficas, bairros e fontes", organizada pelos professores Elisabete Santos, João Antonio Gomes de Pinho, Luis Roberto Santos Moraes e Tânia Fischer. Neste evento serão apresentados à sociedade os resultados da pesquisa sobre a problemática ambiental e qualidade das águas em Salvador, trabalho que poderá contribuir com a fundamentação do processo de implementação de políticas sustentáveis e democráticas relacionadas ao tema na Bahia.

A publicação é fruto do Projeto de Pesquisa Qualaidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador, aprovado pelo Edital MCT/CNPq / CT-Hidro / CT-Agro e realizado entre os anos de 2006 e 2009, pelo Grupo ÁGUAS do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS da EA-UFBA, com a participação de pesquisadores do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica, do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia e da Fundação OndaAzul.

A pesquisa contou ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia – por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER; da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. - EMBASA; da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA; do Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ; do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia - IMA; da Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente - SEDHAM; da Superintendência do Meio Ambiente - SMA; além da participação do IBGE. Foram colaboradores também a Fundação Mário Leal Ferreira - FMLF; do Sistema Integrado de Atendimento Regional - SIGA; da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município - SUCOM; da Prefeitura Municipal de Salvador; além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Autor: Ascom-CIAGS
por Rodrigo Maurício última modificação 12/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores