14 de março de 2010

UEFS - A Vale abre inscrições nesta terça-feira (2) para 300 vagas de estágio. Podem se candidatar estudantes do ensino técnico e superior, dos estado

Em homenagem ao mês da mulher, o Museu Casa do Sertão promove a exposição Bonecas Terapêuticas e Ecológicas, da artesã Marilene Brito. São peças criadas a partir de armação com arame flexível, sacos plásticos (utilizados no revestimento), linhas coloridas para costura e bordados, tecido em malha ou algodão. As roupas coloridas homenageiam a mulher do campo.

Bonecas terapêuticas 1 A exposição será inaugurada segunda-feira (8), às 15 horas. Os trabalhos estarão abertos à visitação até 30 de abril na Exposição Temporária Dival Pitombo, espaço localizado no Museu Casa do Sertão. São 41 bonecas de tamanhos e formas variadas.

O aproveitamento de materiais nocivos a natureza põe Marilene em lugar de destaque na luta pela preservação ambiental, conforme destaca a diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Ramos. Em 2007, a artesã foi premiada no 7º Mercado Cultural, realizado em Salvador, com as Bonecas Terapêuticas e Ecológicas.

Sobre a artesã

Marilene Brito nasceu em 9 de maio de 1958 em Feira de Santana, na Fazenda Engenho Velho, distrito de João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu. Foi alfabetizada aos 12 anos de idade e se formou no curso de Magistério. Ainda criança dedicou-se ao artesanato, ofício que aprendeu com o pai.Bonecas terapêuticas 2

Desde o tempo em que pouco se falava na utilização de resíduos – material reciclável – ela já aproveitava as mais diversas sobras de materiais, como goma de mandioca, grãos de milho e de feijão, papel, retalhos, embalagens plásticas, entre outros.

A falta de recursos e o desejo de brincar deram a Marilene a inspiração para confeccionar as primeiras bonecas durante a infância. Em 2006, ao receber o convite do Museu casa do Sertão para participar da exposição “Bonecas do Sertão”, resgatou o tempo passado e com muita criatividade encantou aos visitantes.

Bonecas terapêuticas 3 Bonecas terapêuticas 4

No mesmo ano, dispondo de técnica mais aprimorada, expôs as bonecas artesanais durante o 7º Mercado Cultural Mundial, realizado no salão da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O sucesso da mostra foi refletida na venda de todos as peças nesse evento.

FSA, 04/03/10

Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores