14 de março de 2010

Denúncia de lixo no mar da Barra provoca jogo de empurra e ações de emergência

11 de março de 2010 às 17:56:06h | Por Equipe Nublog
O fundo da folia II

Denúncia de lixo no mar da Barra provoca
jogo de empurra e ações de emergência

Está causando inquietude nas autoridades ambientais baianas a assustadora denúncia sobre o lixo jogado durante o carnaval nas praias da Barra, recentemente publicada em um site da internet pelo surfista Bernardo Mussi. Em contato com a assessoria de imprensa do IMA, instituto de meio ambiente do estado, a reportagem do nublog apurou que uma reunião de emergência foi convocada para ampliar a fiscalização no Porto da Barra durante o próximo fim de semana, quando a praia recebe mais atrações no projeto Espicha Verão. O Instituto prometeu ações chocantes, que intimidem os poluidores da praia, mas ainda não tem detalhes sobre como serão essas ações.

Jogo de empurra
A assessoria de imprensa do IMA, um dos órgãos responsáveis pela fiscalização, informou que a competência pela limpeza das praias no carnaval é da Limpurb, mas não soube informar, de imediato, quais ações tinha realizado para fiscalizar o lançamento de dejetos na folia. Os funcionários da área de comunicação da Limpurb dizem, por sua vez, que se ocupam apenas da limpeza de vias públicas – jogam a responsabilidade para a Capitania dos Portos, da Marinha de Salvador. A reportagem do nublog falou com quatro diferentes funcionários da Capitania, mas nenhum tinha informações precisas sobre o assunto. Um deles, identificado como Cabo Lázaro, caiu na gargalhada:

“Há há há! A Limpurb disse que a responsabilidade é nossa, é? Só podia ser a Limpurb mesmo!”

Acrescentou que a Capitania tinha a incumbência de fiscalizar o lançamento de dejetos nas águas, mas não da limpeza. Questionado sobre quais ações foram realizadas no carnaval para fiscalizar o problema do lixo no mar, também não soube responder e transferiu a ligação. Nenhum dos outros três funcionários que falaram com a reportagem sabia falar sobre o assunto. O nublog aguarda novos contatos do IMA, da Marinha e do Ibama.

Ação antilixo vai ficar para 2011
O coordenador do Carnaval e vice-prefeito, Edvaldo Brito, se disse surpreso com o achado dos mergulhadores. Promete ações antilixo para o ano de 2011. O coordenador do Espicha Verão, Zitomir Souza, discutirá o tema com ambientalistas no dia 13 – o detalhe: no mesmo dia em que o Porto da Barra recebe mais shows. Vai dar tempo?

fonte: http://www.nublog.com.br/exibecompleta.php?codnot=3221

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores