Hoje é o dia de quem tem nas mãos muito do futuro do planeta. No dia do consumidor, é bom relembrar que escolher o que consumimos interfere diretamente em muitas questões que vão desde a nossa saúde até a saúde do planeta. Cabe ao consumidor fazer uma reflexão do que leva para casa, adquirindo produtos que não colaborem com a destruição da natureza. Ao mesmo tempo, cabe às empresas e ao governo munirem o cidadão com informações que colaborem nessa decisão.
O trabalho do Greenpeace com o consumidor vem de longa data. Todas as campanhas levadas pela organização cruzam com o consumo e suas implicações. O direito à escolha de alimentos livres de transgênicos, de peixes que não correm risco de extinção e de carne que não venha de áreas desmatadas são alguns exemplos. No ano passado, o Greenpeace expôs no relatório “A Farra do boi na Amazônia” o consumo cego de produtos que colaboravam com o trabalho escravo e a destruição da floresta. Foi por meio do rastreamento de toda uma cadeia de produção ao longo de três anos que começaram as conversas com empresas que não queriam ver suas marcas atreladas ao desmatamento. A pressão dos consumidores foi fundamental nessa vitória: com hábitos de alimentação e consumo saudáveis, você pode pressionar o mercado a agir de forma responsável em relação ao meio ambiente. Pense nisso.
Fonte:http://www.greenblog.org.br/?p=5282
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