14 de março de 2010

UESC -II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Inscrições Esgotadas

Promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), será realizada, de 15 a 17 de março, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Bahia”, o evento vai debater também o cenário nacional e estadual das políticas de CT&I, a proposição de políticas públicas da área para a Bahia e o papel da Fapesb na consolidação do sistema nacional de CT&I.

O evento será aberto às 17h30min, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos. Os trabalhos em grupos serão em forma de painéis subdivididos em eixos temáticos: inovação, inserção brasileira na nova geopolítica, educação e ciência básica, sistema nacional de CT&I, financiamento e infraestrutura, ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, dentre outros assuntos.

A III Conferência é etapa preparatória para a I Conferência Regional, que acontecerá em Maceió (AL), em 15 e 16 de abril, e a IV Conferência Nacional, marcada para 26 e 28 de maio, em Brasília (DF). Os conferencistas devem também aprofundar as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, como forma de alavancar o desenvolvimento sustentável da região e combater as perdas de recursos dos Fundos Setoriais. Essas perdas são decorrentes da falta de capacitação de alguns Estados para elaborar projetos consistentes para captar financiamentos dos editais nacionais do setor de C&T.

Aprovado pelos 153 deputados que compõem a bancada nordestina na Câmara Federal, o Plano prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (FDCTN) e do Conselho de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Nordeste (CDCTN), que decidirá sobre a aplicação dos recursos, respeitando as especificidades e demandas de cada Estado. Em 8 de fevereiro passado, o Plano dominou as discussões do Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional de Fundações estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizado em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores