14 de março de 2010

Operação Ilha Sem Fogo fiscaliza incêndios florestais, em Itaparica e Vera Cruz

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) e da 5ª Companhia de Polícia Militar de Vera Cruz, estão monitorando diariamente a Ilha de Itaparica, com o objetivo de prevenir novos incêndios florestais na região.


A ação segue os mesmos moldes da Operação Chapada Sem Fogo, que conseguiu excelentes resultados na Chapada Diamantina, em 2009. Nesse modelo, a equipe trabalha a fiscalização preventiva, disseminando a conscientização ambiental nas comunidades, e a corretiva, em que os técnicos monitoram toda a região com apoio da polícia, averiguando a incidência de fogo e investigando sua origem.


A Operação Ilha Sem Fogo foi deflagrada depois de constatada a incidência de inúmeros focos de incêndio florestal, pulverizados em Vera Cruz, no início do mês, que foram debelados completamente por uma ação conjunta dos grupamentos de bombeiros provenientes de Salvador, Lençóis, Feira de Santana e Jequié


À primeira vista, os incêndios tiveram origens e motivos diferenciados, e foram impulsionados pelas altas temperaturas e pela ausência de chuva, que marcaram a região, entre o final de fevereiro e o início de março. Na ocasião, cerca de 167 hectares foram atingidos, chegando a afetar remanescentes de mata atlântica das localidades de Penha, Baiacu, Tairu e Lagoa Grande.


No procedimento investigatório, é realizada a notificação dos proprietários dos imóveis afetados e, no caso de comprovação da participação no incêndio, os responsáveis são autuados e multados.

Para denunciar, anonimamente, qualquer dano contra a natureza, basta ligar para o Disque Meio Ambiente, através do número: 08000 71 1400.


Fonte: Ascom/IMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores