15 de março de 2010

Quer morar na areia da praia?

PARA REFLEXÃO!!!!!!!!!!


Melhor que morar de frente para o mar, só mesmo viver num apartamento fincado estrategicamente na areia da praia.

2010 03 04 - Guaruja Folheto2

Que tal desfrutar toda manhã da mesma vista que se tem do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, um dos mais almejados cartões-postais do mundo?

2010 03 04 - Rio de Janeiro Banner2

Você tem ainda a opção de comprar um imóvel na praia de Boa Viagem, em Recife, com piscina particular e protegida de tubarões.

2010 03 04 - Recife Banner2

Não, nada disso é possível. As imagens fazem parte de uma campanha fantasiosa desenvolvida pela agência Lew’Lara\TBWA, a pedido do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, a fim de despertar no brasileiro a reflexão sobre o impacto do que consome.

Agora a parte bizarra: muitos brasileiros comprariam esses apartamentos.

Os cartazes apelam para a exclusividade com o objetivo de vender imóveis de luxo construídos em locais inviáveis segundo a legislação ambiental. Apesar de caricata, a propaganda foi apresentada ao público como algo real – e colou.

Em parceira com o programa Fantástico, os idealizadores simularam a existência de empreendimentos imobiliários de luxo em diferentes lugares. Ergueram stand de vendas, distribuíram folhetos, fizeram site e anúncios com faixas de promoção em avião. Queriam conhecer a opinião das pessoas e esperavam o mínimo de visão crítica. Não aconteceu.

Mesmo com as características surreais (e ecologicamente incorretas) dos apartamentos, grande parte dos consumidores demonstrou interesse em comprá-los.

A aprovação dos empreendimentos foi altíssima. No litoral de São Paulo, 59% das pessoas gostaram da idéia de construir o prédio nas areias de Pitangueiras, 31% foram contra e apenas 9% não deram opinião sobre o empreendimento (outros resultados, clique aqui).

“O interesse de muitos brasileiros em comprar uma unidade em um dos empreendimentos reflete o fato de vivermos em uma sociedade em que as pessoas não sabem o que está por trás do seu próprio consumo”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituo Akatu.

Mais que isso: no ato de compra, elas jogam no lixo seus valores e questões éticas.

E você, compraria um apartamento desses?

(Aline Ribeiro)

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