14 de março de 2010

CERB Noti­cias

Cerb implanta modelo de política ambiental

As questões ambientais vêm se constituindo pauta obrigatória na implantação dos empreendimentos no Estado da Bahia por força da legislação vigente. Pensando nisso, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) definiu sua política ambiental que contempla todas as atividades da empresa. Essa busca da melhoria contínua das ações voltadas para o meio ambiente será implementada e mantida em todos os níveis da organização através da Assessoria de Meio Ambiente (Asmam) e da Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA).

Os objetivos e metas ambientais da Cerb são estabelecidos nos processos de melhoria contínua de desempenho ambiental e nos aspectos e impactos ambientais significativos, levando em consideração a legislação e regulamentos vigentes. O modelo de política ambiental da Cerb está pautado no aprimoramento contínuo e prevenção da poluição; redução de afluentes e resíduos de produtos industriais; redução dos aspectos e impactos ambientais adversos; eliminação do passivo ambiental; atendimento e aperfeiçoamento da legislação ambiental e regulamentos; cumprimento dos objetivos e metas e a implantação do sistema de gestão ambiental ( SGA).

De acordo com o chefe da Asmam, engenheiro Marcos Antônio da Silva, a Cerb implantará ainda este ano o Sistema de Gestão Ambiental, iniciando pelos aspectos nas suas instalações da sede em Salvador e do Núcleo Regional de Feira de Santana e gradativamente será implementado nas outras unidades da empresa.

Para Marcos Silva, esse modelo implantado pela Cerb visa contribuir para tornar mais eficaz a execução da política ambiental do Estado da Bahia. Ele acrescenta ainda que o modelo de política ambiental deverá ser implementado em todas as atividades da organização, incluindo fiscalização, projetos, execução, operação, manutenção e operação de barragens; sistemas de abastecimento de água, tratamento e distribuição de água potável a partir dos mananciais superficiais e subterrâneos, perfuração de poços, sistemas de esgotamento sanitário e instalação de equipamentos de bombeio movidos a energia renovável.

Para a gerente da Unidade de Ações Estratégicas (UNAE), Ana Cristina Lessa, a empresa vai exercer permanente diálogo envolvendo corpo funcional, fornecedores, clientes, prefeituras, órgãos de controle ambiental e a sociedade através do programa de educação ambiental e de outras atividades, para que cada pessoa possa desenvolver ações de preservação e de uso racional dos recursos ambientais.
Fonte: Ascom/CERB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores