27 de março de 2010


Ação com mergulhadores promove limpeza de praias da Barra

Salvatore Carrozzo, do A TARDE

Entre o material coletado, muitas latinhas de cerveja e refrigerante, além de palitos de churrasco

Mergulhadores e catadores de uma cooperativa de Salvador começaram neste sábado, 27, uma ação de limpeza do fundo do mar e das areias da praia da Barra. Os trabalhos se concentraram na área entre o marco do Porto da Barra e o Farol. Neste domingo, 28, seguirão até o monumento ao Cristo.

Entre o material coletado, muitas latinhas de cerveja e refrigerante. “O que a gente mais encontra é palitos de madeira [usados para consumo de churrasquinho e queijo coalho]”, diz o estudante de biologia Rodrigo Nogueira, um dos mergulhadores.

Ele explica que a praia do Porto da Barra pode ser considerada própria para banho, mas sua beleza é aparente. “Fora da água, é tudo lindo”, afirma, após lembrar que a maior parte do lixo coletado é produzido pelos próprios banhistas.

A coleta deste final de semana foi feita em profundidade que oscilou de 1,5 a 4 metros. Nogueira assinala que o material recolhido oferecia riscos. “Tem muita coisa que pode machucar: lata rasgada, vidro, palito, CD quebrado”, afirma.

Natureza – Além disso, as latas costumam servir de abrigo para a fauna local. No processo de decomposição do material, elementos tóxicos contaminam os animais. O mergulhador e estudante Dalmar Miranda era um dos voluntários e ressalta a importância de ações desse tipo. “É preciso promover um futuro sustentável”, diz.

A aposentada francesa Hauray Anike, de férias em Salvador, afirma que o número de lixeiras é menor que nas praias da França. “Foi um choque”, resumiu. Para ela, a educação ambiental deveria ser matéria nas escolas.

A ação, chamada “A nossa onda é praia redonda”, foi patrocinada pela marca de cerveja Skol. Além dos dez mergulhadores e quinze catadores, promotores faziam a distribuição de sacos plásticos, incentivando os banhistas a recolher o lixo produzido.

Todas as latas recolhidas durante o final de semana serão enviadas à sede da Canore, ONG que trabalha com reciclagem. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio, em 2008, o Brasil reciclou 165,8 mil toneladas de latas de alumínio, colocando o país na liderança do ranking entre as nações onde a atividade não é obrigatória por lei.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2216027

2 comentários:

  1. Recebi o email de um amigo com as fotos! absurdamente chocado! e emocionado com a iniciativa de vcs! graças a deus tem genet assim vcs n tão sozinhos! eh minoria mais tem gente conciente lutando contra esses sistema falido! paranbes e mt obrigado!

    "TODO HOMEN EH CULPADO DO BEM QUE NÃO FEZ"

    ResponderExcluir

Seguidores