23 de março de 2010

Festival de cinema e vídeo socioambiental em Iraquara

23.03.2010 - Estimular a cultura, divulgar e premiar obras audiovisuais de longa, curta e média metragens com temática socioambiental, produzidas nas Américas é o objetivo do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara, na Chapada Diamantina. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de março e tem apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A programação envolve oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes, ministradas pelos técnicos da Sema, Naum Bandeira, Mahine Pedreira e Sônia Andrade. Arte rupestre para preservação e conservação ambiental, importância do audiovisual na apresentação de projetos ambientais e horta na escola, serão alguns dos temas abordados.

“Essas oficinas tem como proposta utilizar os espaços escolares disponíveis para construção e plantio de uma horta escolar, gerando ações comunitárias, alimentação saudável e sustentável”, explica Sônia.

O festival possibilita, através dos recursos artísticos e das narrativas inovadoras, que o cinema e o vídeo representem instrumentos de difusão da realidade socioambiental de Iraquara, conhecida como ‘’Cidade das Grutas’, por concentrar o maior número de grutas da região e ser alvo de intenso fluxo por parte do turismo ecológico.

“As obras são capazes de potencializar os debates, envolvendo de forma plena a sociedade na reflexão a respeito da situação de deteriorização do ser humano na atualidade e no movimento de conscientização para preservação do planeta”, destaca Wilmar Ferraz, organizador geral do III Fasai. A programação envolve ainda a premiação das melhores obras.

Filmes - De acordo com a curadoria do III Fasai Cine Vídeos, para a edição deste ano foram selecionados cinco longas, sete médias e nove curtas metragens. A premiação será constituída um júri internacional com cinco membros de destaque na atuação audiovisual, social e ambiental.

Serão concedidos os seguintes prêmios: troféu “Cidade de Iraquara” para o maior destaque entre as obras apresentadas; troféu “Pratinha”, para o melhor longa metragem; troféu “Gruta Lapa Doce”, para a melhor média metragem; troféu “Gruta Torrinha”, para a melhor curta metragem; troféu “Beija-flor-de-gravata”, para a melhor produção de acordo com o júri popular formado pela platéia na sala de projeção e o troféu “Glauber Rocha”, para melhor produção de acordo com os jornalistas presentes no festival.

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores