25 de março de 2010

Minc participa de lançamentos da Coca-Cola Pet Verde e de inventário de emissões


25/03/2010
Quando: quinta-feira, 25 de março; às 16h; e às 10h
Onde: O evento de 16h ocorre no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; o de 10h, na sede da Agência Nacional de Petróleo (Av. Rio Branco, 65, 13º andar), Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Nesta quinta-feira, 25 de março, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, estará no Rio de Janeiro para participar de dois lançamentos. Às 16h, no Jardim Botânico, Minc participa do lançamento da Coca-Cola Pet Verde, um novo tipo de embalagem 100% reciclável, na qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. E, pouco antes, às 10h, o ministro lança o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, na sede da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
A garrafa sustentável da Coca-cola, também chamada de PlantBottle, é a primeira feita parcialmente de material de origem vegetal. Isso faz com que a PlantBotlle reduza em até 25% as emissões de CO2 e dê novo impulso ao setor sucroalcooleiro no País. Além de Carlos Minc, o evento deve contar com a presença do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; do presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank; e da gerente de Operações do Instituto Akatu, Heloisa Mello.
Inventário - Pela manhã, o ministro Carlos Minc lança o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários. O documento apresenta as emissões dos poluentes regulamentados pelo Programa de Controle da Poluição por Veículos (Proconve): monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (Nox), hidrocarbonetos não-metano (NMHC), aldeídos (RHCO), material particulado (MP) e emissões evaporativas, além de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). O inventário permite conhecer ainda as contribuições relativas das frotas de automóveis, veículos comerciais leves, ônibus, caminhões e motocicletas, e como as diferentes fases do Proconve, em vigor desde os anos 1980, influenciaram e ainda podem influenciar esse cenário.
O material revela que o nível de emissões de poluentes tem caído, apesar do aumento significativo da frota (estimada em cerca de 36 milhões de veículos, incluindo automóveis, veículos comerciais leves, ônibus, caminhões e motocicletas). De acordo com o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Rudolf Noronha, isso demonstra o sucesso dos programas de controle de poluição veicular que vêm sendo implementados pelo governo. E, segundo ele, o inventário contribui para embasar cientificamente, ainda mais, as políticas ambientais que visam garantir a qualidade do ar.
Na solenidade, o ministro também assina portaria prorrogando os trabalhos do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Inventário Nacional. O GT, formado por oito instituições (MMA, Ibama, ANP, ANTT, Petrobras, Anfavea, Cetesb e Iema), terá até dezembro deste ano para elaborar os inventários das 10 maiores regiões metropolitanas do País (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém).
A ocasião serve, ainda, para o ministro nomear os novos integrantes da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Proconve (CAP), que será coordenada pelo MMA e terá a participação de representantes de outros ministérios (Minas e Energia e da saúde), de instituições públicas e privadas e também de uma organização não-governamental.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores