23 de março de 2010

UFBA - Eventos sobre dengue trazem especialistas a Salvador

O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), o Ministério da Saúde do Brasil e o Pediatric Dengue Vaccine Iniciative (PDVI), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estão promovendo no período de 22 a 26 de março, em Salvador, dois importantes eventos internacionais sobre dengue. O Simpósio de Desenvolvimento, Avaliação e Marco Regulatório de Vacinas contra Dengue no Brasil, tem o objetivo de atualizar a comunidade científica nacional e dirigentes do SUS sobre estágio das vacinas candidatas que se encontram no portfólio do PDVI, com vistas à elaboração de um plano nacional abrangente para desenvolvimento, avaliação e produção de vacinas contra esta doença.

O terceiro Fórum de Ciência e Tecnologia em Dengue congregará, além dos profissionais e pesquisadores brasileiros, convidados estrangeiros de notório saber sobre dengue. O propósito é debater o atual estágio do conhecimento no campo da epidemiologia, clínica e medidas de prevenção de dengue. Identificar lacunas e contribuir para elaboração de agendas de pesquisas, bem como apresentar sugestões para o avanço nas ações de controle e tratamento do dengue para as autoridades de saúde, constitui-se no objetivo final deste evento.

Mais de 20 convidados estrangeiros estão incluídos na programação, dentre eles o Dr. Scott Halstead (USA), formulador da teoria das infecções sequenciais para explicar a ocorrência da febre hemorrágica da dengue; o Dr. Goro Kuno (CDC/USA), que vem estudando os fatores que influenciam na ocorrência das epidemias de dengue; a Dra. Siripen Kalayanarooj (WHO/Tailândia), pesquisadora em manejo clínico do dengue; Dr. Stephen Whitehead (NIH/USA), que está desenvolvendo uma das vacinas candidatas contra dengue; e o Dr. San Martim (OPAS/Panamá), coordenador do programa de controle de dengue para as Américas. Além disso, participarão pesquisadores de algumas indústrias farmacêuticas que trarão informações atuais sobre o estágio de desenvolvimento das vacinas candidatas contra a dengue. Do Brasil, profissionais de saúde e pesquisadores de vários estados e instituições de pesquisa estarão presentes, a exemplo da Fiocruz, Instituto Butantã, UFBA, UFRJ, UFRS, UFRP, USP, UFC, Instituto Evandro Chagas, secretarias de Saúde estaduais e municipais, dentre outras.

Os eventos terão início às 14h desta segunda-feira (dia 22), no Bahia Othon Palace Hotel (Av. Oceânica, 2.294 - Ondina), e encerrados às 18h de sexta-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores