24 de março de 2010

Construção do primeiro parque eólico da Bahia começa em maio

João Pedro Pitombo, do A TARDE
O município de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, vai sediar o primeiro parque de geração de energia eólica da Bahia. Com previsão para início das obras em maio deste ano, o empreendimento do grupo Desenvix prevê a instalação de três usinas com capacidade total de geração de 90 megawatts – energia suficiente para abastecer uma cidade do porte de Feira de Santana. A previsão é que o parque esteja em operação até outubro de 2011.
Orçado em R$ 400 milhões, o parque eólico deverá gerar aproximadamente 300 empregos no período de construção e cerca de 50 postos de trabalho durante a operação. De acordo o vice-presidente da Desenvix, José Antunes Sobrinho, o investimento deve dar retorno após o sétimo ano de operação e deverá ter uma vida útil de 30 anos.
Com a implantação do empreendimento, o Estado dá o primeiro passo para o aproveitamento do potencial eólico do seu território – terceiro maior do País – e no incremento da geração de energia de matriz limpa. Para os próximos anos, a previsão é que sejam implantados outros 17 projetos em energia eólica, chegando a uma capacidade de geração de 390 megawatts. Este volume representa cerca de 10% da atual capacidade instalada do sistema baiano.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de A TARDE desta quarta, dia 24. Ou acesse aqui a edição digital, se for assinante.

http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=2211541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores