25 de março de 2010

Plantio de eucalipto cresce sem controle no sul da Bahia
Escrito por Redação do Numa

O Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça João Alves Silva Neto, solicitou ao Instituto do Meio Ambiente – IMA um estudo sobre a Silvicultura de Eucalipto na região de Eunápolis, estado da Bahia. Em resposta, o órgão Ambiental afirmou que não possui controle sobre a área de 37.037 hectares, correspondente a 37 mil campos de futebol cultivados com eucalipto na região, apesar de 17 anos da cultura da espécie no estado. Além disso, quase 70% das áreas liberadas para o plantio estão com suas licenças municipais ambientais vencidas ou não as possui.


O relatório serviu de base para uma Ação Civil Pública contra o Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – Cepram, o Ima e a Veracel Celulose, pois mostrou que não há políticas agrícolas, nem fundiárias; não há controle de legalidade da venda de terras; não há estudos/normas específicas estabelecendo índices recomendáveis de ocupação para as plantações por municípios nem mapeamento que proporcione uma visão de conjunto dos conflitos antigos e atuais.

Em sua defesa, a Veracel Celulose e a Suzano Papel e Celulose, empresas que possuem plantios de eucalipto na região, afirmaram, por meio de notas enviadas à reportagem, que seus empreendimentos estão legalmente licenciados e negaram o descumprimento às condicionantes das licenças ambientais. Afirmaram que atuam com responsabilidade e que não só patrocinam como têm projetos próprios socioambientais voltados para comunidades indígenas, de pequenos produtores e artesãos. A Aracruz Celulose preferiu não se pronunciar.

João Alves, que já havia denunciado o problema várias vezes, afirmou que o plantio de eucalipto no estremo sul da Bahia estava se desenvolvendo sem a observância das normas ambientais.

Segundo o IBGE, em Eunápolis, entre os anos de 2003 e 2007, houve uma diminuição das áreas agricultáveis das culturas de feijão, melancia e tomate. As plantações de melão e batata-doce não existem mais na cidade.

Fonte: www.itabatanews.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores