25 de março de 2010

Operação Corcel Negro inibe transporte ilegal de carvão na Bahia

Salvador (25/03/2010) - Seis caminhões carregados de carvão vegetal já foram apreendidos na região Oeste da Bahia desde a manhã da segunda-feira 22, quando o Ibama deflagrou a operação Corcel Negro em 14 estados da federação.

A ação está sendo executada por várias equipes em diversos municípios, como Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Carinhanha, Sítio do Mato, Guanambi e Ibotirama. A região é pobre e a atividade do carvoejamento não contribui em praticamente nada com o crescimento socioeconômico de seus habitantes.

De acordo com a coordenação da operação, mais de 50 caminhões de transporte de carvão já foram vistoriados nas estradas que interligam as cidades da região neste período. Além disso, um total de 10 empresas foram multadas e bloqueadas no sistema DOF por fraude, isto é, por terem declarado falsamente a origem do carvão. Os agentes também bloquearam outras três empresas fantasmas por receberem crédito virtual de carvão vegetal oriundo dos estados de Pernambuco e Piauí.

Os agentes do Ibama, que estão trabalhando conjuntamente com as polícias civil, militar e rodoviária federal, além da colaboração do Exército, identificaram, durante as vistorias em propriedades, os seguintes ilícitos: corte e carvoejamento de espécies protegidas (angico, baraúna, gonçalo alves, aroeira), área subutilizada após o corte, supressão de vegetação sem autorização e acobertamento de carvão ilegal com DOFs.

Durante as vistorias às áreas das carvoarias, os agentes têm constatado um velho problema que diz respeito às condições degradantes de trabalho das pessoas nessa atividade, que não têm carteira assinada nem dispõem de equipamentos de segurança e horários regulares de trabalho.

Todo o material apreendido até o momento foi doado para o Exército, que utilizará o carvão vegetal na produção de asfalto. Os agentes ainda apreenderam 10m³ de madeira da Caatinga.

Carlos Garcia
Ascom/Ibama/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores