21 de março de 2010



INGÁ celebra o Dia Mundial da Água em Salvador com uma série de atividades

Data 18/03/2010 | Tóopico: Educação Ambiental

Peça teatral temática, caminhada em defesa da água, exposição fotográfica no Salvador Shopping, feira com produtos confeccionados por comunidades da Baía do Iguape (no bairro da Pituba) e seminários para a disseminação de informações de educação ambiental para as águas e sobre a gestão das águas.


Para celebrar o Dia Internacional da Água (comemorado em 22 de março), o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) preparou uma vasta programação para promover o debate e a reflexão sobre a importância do cuidado com a água nas atitudes cotidianas, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável.


As atividades tiveram início na terça (16) e vão até o dia 31 de março de 2010. O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural, para ser discutido em todo o mundo. Para 2010, o tema “Água limpa para um mundo saudável” foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da qualidade da água na vida das pessoas.


Órgão do Governo do Estado responsável pela gestão das águas na Bahia, o INGÁ preparou uma das programações mais ricas já realizadas no Estado, não só para comemorar o dia destinado a um dos bens mais essenciais à vida humana, mas também para conscientizar, esclarecer e provocar reflexão na população sobre a importância de preservá-lo e garantir os múltiplos usos para as atuais e futuras gerações. Além das programações educativas, culturais, lúdicas e esportivas na capital, acontecem também atividades nas 11 unidades regionais do órgão, espalhadas pelo interior do Estado.


A agenda das celebrações das águas em Salvador foi aberta nesta terça-feira (16), com o Seminário “Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão”, no auditório Paulo Jackson, na sede do INGÁ, e será encerrada no dia 30, com a segunda exibição do espetáculo teatral Olho d’Água, no Centro de Cultura Plataforma, no bairro de mesmo nome. A primeira apresentação da peça será no 23, no Teatro Martim Gonçalves (da Escola de Teatro da UFBA), no Canela.


Caminhada


Uma caminhada em defesa da água, debates com técnicos do INGÁ, oficinas, palestras e apresentação de vídeos ambientais estão na programação da celebração do Dia Internacional da Água no bairro de Cajazeiras. A série de eventos mobilizará parte da comunidade do bairro e acontece no dia 24 de março, a partir das 7h30. O evento é realizado pela Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde) e conta com o apoio do INGÁ.


Conhecimento


Na área do conhecimento científico, além do seminário “Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão”, que levou ao centro das discussões o controle sobre o uso racional da água nas atividades econômicas do Estado, o INGÁ promove, no dia 23 de março, no Auditório Paulo Jackson do INGÁ, no bairro do Itaigara, o seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas”, que debaterá os múltiplos aspectos da gestão das águas e a integração das políticas de saúde coletiva e de recursos hídricos,e suas relações com a qualidade de vida das populações. O seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas” terá a presença do ex-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, e será destinado a representantes de universidades, faculdades, fundações, estudantes, centros de pesquisa, ONGs, gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais, entidades socioambientais e organizações civis de recursos hídricos.


Programação cultural


Como forma de conscientizar a população sobre a importância da água no planeta e mostrar o papel do INGÁ na gestão das águas na Bahia, a programação cultural do mês da Água em Salvador conta com as duas exibições do espetáculo Olho d’Água, com a exposição fotográfica “Água e Gente”, no Salvador Shopping, entre os dias 24 e 28 de março, e com a Feira do Iguape, entre os dias 26 e 28.


Olho d’Água é um espetáculo cênico musical que, por meio de imagens sensoriais e recursos audiovisuais, pretende revelar a relação do homem com o desperdício, a poluição e a perda da água. O objetivo é utilizar a arte como parceira para despertar a consciência do homem sobre seu papel na preservação dos bens naturais.


Durante a peça, dirigida por Andréa Elia, o espectador é convidado a imaginar um mundo com a crescente perda da água potável e disponível para suas necessidades básicas. A atuação dos atores tem o reforço de apelos sonoros da água, provocando um desejo crescente no espectador de vê-la em abundância ao final do espetáculo.


Olho d’Água será apresentado no dia 23, às 19h30, no Teatro Martim Gonçalves (Rua Araújo Pinho, 292 – Canela), e no dia 30, no Centro de Cultura Plataforma (Praça São Brás, s/n – Plataforma), no mesmo horário. Ambas as exibições terão entrada franca.


A exposição fotográfica coletiva “Água e gente”, entre os dias 22 e 28 de março, no Salvador Shopping, apresentará 16 imagens dos fotógrafos André Carvalho, Yordan Bosco, Manoel Filho e Tito Casal, que retratam a relação do homem com os rios, em diferentes bacias hidrográficas do Estado da Bahia. A mostra, que acontece no Espaço Gourmet.


Feira do Iguape


Durante três dias, pescadores e marisqueiras, artesões, agricultores e quilombolas de nove comunidades tradicionais da Baía do Iguape, localizadas nos municípios de Maragojipe, Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, exporão em Salvador produtos de artesanato, cestaria, cerâmica, produtos agrícolas e de pesca, além da gastronomia local. Promovida pelo Governo do Estado, através do INGÁ, a Feira do Iguape acontece entre os dias 25 e 28 de março, no Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba, de 16h às 22h. A solenidade de abertura será no dia 25, às 19h, para convidados.


Quem prestigiar o evento, poderá assistir também apresentações culturais de grupos artísticos da região, como rodas de capoeira, samba de roda, bumba meu boi, costumes e expressões religiosas, e apreciar um pouco da rica cultura de uma região caracterizada por abrigar comunidades tradicionais.


Confira a programação completa:


*16 e 17 de março - Seminário Novas Tecnologias e Medidores de Vazão –, de 8h às 18h, no auditório do INGÁ em Salvador;


*22 e 28 de março - Exposição fotográfica “Água e Gente”, no Salvador Shopping, de 10h às 22h, na Ala Gourmet, Piso L1;


* 23 de março - Seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas”, no auditório Paulo Jackson, no INGÁ, de 8h às 18h, com debates sobre os múltiplos aspectos da gestão das águas e a integração das políticas de saúde coletiva e de recursos hídricos,e suas relações com a qualidade de vida das populações e presença do presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado.


* 23 de março - Espetáculo teatral Olho d'Água, no Teatro Martim Gonçalves (da Escola de Teatro da UFBA), no Canela, em Salvador, com entrada gratuita, às 19h30.


* 24 de março - Caminhada Água e Vida, em defesa da água, no bairro de Cajazeiras, a partir das 8h. O evento é realizado pela Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde) e conta com o apoio do INGÁ.


* 26 e 28 de março - Feira do Iguape, no Jardim dos Namorados, na Pituba, de 16h às 21h, comercializando e expondo produtos das comunidades tradicionais do Recôncavo Baiano.


* 30 de março - Espetáculo teatral Olho d'Água, no Centro de Cultura Plataforma, no bairro de mesmo nome, em Salvador, com entrada gratuita, às 19h30.





Este artigo veio de INGÁ
http://www.inga.ba.gov.br1

O endereço desta história é:
http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=9032

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores