9 de julho de 2013

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

08/07/2013
Arte: PNUD/IPEA/FJP
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD[1]) vai lançar o ‘Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013′, que avalia 5.565 municípios no país. A partir de 29 de julho, o material está disponível na Internet com tabelas, gráficos e mapas[2].
O documento, também conhecido como Atlas Brasil 2013, avalia e categoriza os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pela ótica do desenvolvimento humano. O material foi elaborado pelo PNUD, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Fundação João Pinheiro, a partir de informações do Censo de 2010.
Entre as novidades para esta edição, destaca-se a realização de oficinas com mais de 40 especialistas nacionais para discussão das metodologias mais pertinentes ao contexto brasileiro na composição das três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): saúde, educação e renda. As oficinas tomaram por base a metodologia utilizada para o cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano Global (IDH) – que também passou por uma atualização em 2010.
Segundo o PNUD, o Atlas é uma ferramenta de democratização das informações sobre os municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral. O estudo é composto por mais de 180 indicadores de variáveis socioeconômicas, que apoiam a análise do IDHM, partindo de temas como demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade.
Notas:
  1. PNUD: http://www.pnud.org.br
  2. disponível na Internet com tabelas, gráficos e mapas: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3741
Link permanente: http://www.onu.org.br/pnud-vai-lancar-atlas-com-idh-de-municipios-brasileiros-dia-29-de-julho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores