19 de abril de 2013

livro “Flora das Caatingas do Rio São Francisco História Natural e Conservação”

Lançamento do Livro Flora das Caatingas do Rio São Francisco 
 
O livro “Flora das Caatingas do Rio São Francisco História Natural e Conservação” será lançado no dia 22 de abril, segunda-feira, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro, Bahia.

O livro organizado pelo pesquisador José Alves de Siqueira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), materializa o resultado de quatro anos de pesquisa, mais de 340 mil km percorridos em 212 expedições. O livro conta com 99 colaboradores que realizaram esforços contínuos em conhecer os mecanismos que regulam e organizam as comunidades florísticas nas Caatingas do São Francisco e permitiram identificar 1031 espécies de plantas. Aspectos biogeográficos, relações com clima, o solo, os desafios, as oportunidades, a história de vida e a ecologia de uma vasta flora, incluindo as plantas aquáticas, que se ampliam aos olhos da ciência à medida que se ampliam os inventários biológicos sertão adentro, são abordados no livro.

Ao mesmo tempo em que traz informações com base científica sobre a necessária conservação e as reais dimensões deste patrimônio ambiental genuinamente brasileiro, o livro instiga os sentidos e a imaginação do leitor através de cerca de 400 imagens que deslumbram ao revelar uma paisagem multicolorida, que pode surpreender quem não conhece a Caatinga e suas diversas cores.

Diretoria da SBB
Gestão 2010-2013
Fonte:  José Alves de Siqueira (texto adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores