15 de abril de 2013


Brasil tem dois macacos em lista dos 25 primatas mais ameaçados do mundo


  • IUCN
    Macaco-caiarara (à esq.) e bugio-marrom são as espécies do Brasil entre os 25 primatas mais ameaçados Macaco-caiarara (à esq.) e bugio-marrom são as espécies do Brasil entre os 25 primatas mais ameaçados
Brasil tem, novamente, duas espécies de macacos entre os 25 primatas que mais correm extinção no planeta, segundo relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que foi divulgado nesta segunda-feira (15). O macaco-caiarara (Cebus kaapori), que vive na Amazônia, e o bugio-marrom (Alouatta guariba guariba), encontrado em Minas Gerais, entraram na lista este ano.

Em 2010, as espécies brasileiras de macaco-prego galego (Cebus flavius) e guigó-da-caatinga (Callicebus barbarabrownae) foram destacadas entre a lista dos 25 primatas mais ameaçados - apesar de terem saído no documento de 2012, os dois animais ainda correm perigo.

Segundo a IUCN, mais da metade das 633 espécies de macacos do mundo podem desparecer da natureza em breve. A destruição das florestas tropicais (principalmente a partir da queima e do desmatamento), o comércio ilegal de animais silvestres e a caça para alimento são os principais problemas apontados pelo relatório.

A lista da organização, que foi apresentada durante a COP11, cúpula da biodiversidade realizada na Índia, inclui, no total, 11 espécies da África, sendo seis animais só de Madagascar; nove da Ásia, com destaque para cinco espécies do Vietnã; e outros cinco primatas da América Latina.

fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/10/15/brasil-tem-dois-macacos-em-lista-dos-25-primatas-mais-ameacados-do-mundo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores