22 de novembro de 2013

COP 19 chega a acordo sobre projeto contra desmate em países pobres

Acordo para financiamento de Redd é um avanço na COP do clima.
Governos terão de criar agências para supervisionar o uso do dinheiro.

Da Reuters
Comente agora
Participantes da COP 19 em Varsóvia prestaram homenagem na segunda-feira (11) às vítimas do tufão Haiyan, que devastou as Filipinas (Foto: JANEK SKARZYNSKI/AFP)Participantes da COP 19 em Varsóvia  (Foto: JANEK SKARZYNSKI/AFP)
Negociadores de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) concordaram nesta sexta-feira (22) com normas sobre financiamento de projetos para florestas em nações em desenvolvimento, abrindo caminho para investimentos bilionários de governos, órgãos de fomento e empresas privadas em esquemas para deter o desmatamento.
O acordo com "base em resultados" para financiamento da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação de Florestas (Redd) foi um raro avanço nas conversações sobre o clima na COP19 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climática) em Varsóvia, onde negociadores estão enfrentado dificuldades para obter algum progresso nas discussões sobre cortes de emissões e concessão de ajuda relacionada a mudanças climáticas.
O acordo foi "um outro grande passo à frente", disse o ministro britânico de Energia e Mudança Climática, Ed Davey.
Pelas novas regras, o incipiente Fundo Verde para o Clima terá papel fundamental na canalização de recursos para projetos a governos, que, por sua vez, terão de criar agências nacionais para supervisionar o uso do dinheiro.
Os fundos irão para os países recebedores quando eles puderem provar ter reduzido emissões de carbono sem prejudicar comunidades locais ou a biodiversidade.
Os países também concordaram com normas sobre como medir e verificar os cortes de emissões de projetos florestais.
O desmatamento desempenha crescente papel nas negociações sobre o clima porque a perda de florestas representa aproximadamente um quinto das emissões de gases do efeito estufa, que os cientistas responsabilizam pelo aquecimento global.
O governo norueguês já pagou 1,4 bilhão de dólares em acordos bilaterais com alguns países, como Brasil, República Democrática do Congo, Guiana e Indonésia. O Banco Mundial, o Global Environment Facility e um crescente numero de empresas do setor privado também lançaram projetos.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/cop-19-chega-acordo-sobre-projeto-contra-desmate-em-paises-pobres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores