21 de novembro de 2013

Novo limite para emissão de poluentes

DO BAHIA TODO DIA

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabeleceu um novo limite para emissão de poluentes por veículos leves e motos produzidos no país e importados. As novas normas entram em vigor em janeiro de 2014. 

Os postos de combustíveis de todo o território nacional também terão de vender gasolina com menos poluentes. As mudanças estão entre as medidas avaliadas como positivas pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Promot).

Com as novas determinações, os motores de veículos leves e motocicletas precisarão de homologação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para poderem ser comercializados.

Gasolina

Os combustíveis também serão afetados pelas novas determinações do Ibama. A partir de janeiro, a gasolina atual será substituída pela do tipo S50, que contém concentração de enxofre 93,5% menor do que a da gasolina existente. Além disso, ao longo de todo o ano de 2013, já passou a ser distribuído o diesel S10, que também apresenta baixo potencial de emissões de poluentes.

As montadoras garantem que as determinações ambientais serão cumpridas. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apresentaram, durante a reunião, os preparativos da indústria brasileira para essas fases, demostrando que as determinações do Conama para limites de emissões de poluentes serão cumpridas na íntegra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores