22 de novembro de 2013

Ibama instala Brigada Indígena em Reserva Pataxó na Bahia


Ibama instala Brigada Indígena em Reserva Pataxó na Bahia

 Uma Brigada Indígena de combate a incêndios florestais foi instalada pelo Ibama nesta terça-feira, 19 de novembro, no Município de Santa Cruz de Cabrália (BA). O ato de instalação aconteceu na Reserva Indígena da Jaqueira, localizada às margens do km 77 da BR 367. A Brigada é composta preferencialmente por indígenas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a proteção da reserva.

O Instituto selecionou, capacitou e contratou 15 brigadistas, por meio do Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PrevFogo). Formam a equipe, um chefe de Brigada, dois Chefes de Esquadrão e 12 brigadistas que devem exercer as atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais nas reservas indígenas de Jaqueira (sede da brigada) e Aldeia Velha.

Com 15 anos de existência, a reserva tem uma dimensão de 827 hectares de Mata Atlântica. A previsão de contratação da Brigada é de cinco a seis meses, o que coincide com período crítico de incêndios nas reservas. O cacique da reserva da Jaqueira expressou sua alegria com a formação da Brigada, dada a sua importância para toda a comunidade indígena na região. Ele solicitou ao Ibama que a equipe seja de caráter permanente, para atendimento às 15 aldeias que integram a reserva.

Durante o ato foi efetuada a entrega de equipamentos, que incluem abafadores, bombas costais, foice, facão, GPS, câmara fotográfica, veículo. Além de equipamentos especiais de proteção individual (EPI's), como botas, luvas, óculos, boné, macacão e gandola.

Participaram do evento as lideranças indígenas e autoridades locais, além do superintendente do Ibama na Bahia, Celio Costa Pinto e o coordenador do Prevfogo/Ibama-BA, Denilson Oliveira.

Segundo Oliveira, “proteger essas Reservas Indígenas de Porto Seguro, significa conservar alguns dos últimos remanescentes de Mata Atlântica das consequências danosas do fogo”.

Carlos Garcia e Michelle Horovits
Ascom/Ibama
Fotos: Ibama/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores