13 de setembro de 2013

O Município do Salvador, por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, convida a população para a Audiência Pública de apresentação da modelagem referente à implantação, operação e exploração econômica da via expressa denominada “Linha Viva”, a realizar-se no dia 16 de setembro de 2013, das 9h às 11h, no Auditório do Parque Tecnológico da Bahia, situado na Avenida Luís Viana (Av. Paralela), KM 10, Salvador, Bahia.

O objetivo da Audiência é informar e colher sugestões, opiniões e proposições à minuta do Edital correspondente. O regulamento da Audiência, assim como os documentos que compõem o Edital estarão disponíveis no endereço eletrônico www.linhaviva.salvador.ba.gov.br, por meio do qual será possível acompanhar o evento em tempo real.

A participação da sociedade também ocorrerá por meio de consulta pública por período de 30 (trinta) dias, entre 04 (quatro) de setembro e 03 (três) de outubro pelo mesmo endereço eletrônico ou na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT), situada na Rua Agnelo de Brito, 201, Federação, CEP: 40245-210 – Salvador, Bahia.

JOSÉ CARLOS ALELUIA COSTA
Secretário Municipal de Urbanismo e Transporte – SEMUT
 Projeto
O projeto compreende a implantação, operação e exploração econômica de via expressa denominada ‘Linha Viva’, com extensão de 17,70 km de pista dupla, com três faixas de tráfego por sentido. A “Linha Viva interligará a Região do Acesso Norte (BR-324) à Estrada CIA-Aeroporto (BA-524) e será objeto de um contrato de concessão comum (sem recursos públicos), com prazo de 35 anos. A “Linha Viva” viabilizará uma alternativa de mobilidade em Salvador, fomentará a logística de desenvolvimento urbano e incrementará a indústria do turismo.

Informações complementares:
A linha será construída na faixa de servidão da CHESF – menor custo social e ambiental.
10 intersecções, 17 viadutos transversais, 13 viadutos longitudinais, 2 trincheiras e 2 túneis, 1 ponte especial sobre o rio Jaguaribe – 56 km no total           
 
Não secciona a malha da cidade – permite o acesso de toda e qualquer via – via que visa à integração –liga todas as vias estruturantes: Gal Costa, 29 de Março – trata-se de via inclusiva.   
 
Será possível realizar o percurso em 15 minutos e velocidade média de 100 km/h.      
A Linha Viva trará benefício a 780 mil moradores residentes na área de influência direta.
Construção prevista em 48 meses.

Programa de Operação da concessão ainda estipula:         -Parâmetros de desempenho: o sistema de arrecadação de pedágio contempla pelo menos duas modalidades – sem parada de veículos (automática) e com parada (manual); atendimento médico de emergência, com vários tipos de ambulância.      

-Relatório semestral de acompanhamento técnico-operacional e físico-financeiro;       

-O concessionário deve apresentar estrutura analítica do projeto, explicitando os marcos a serem cumpridos na execução de obras.               

-Centro de controle operacional – remoção de veículos parados em acostamento, sistemas de caixas de chamada de emergência, informação sobre fluxo de veículos por classe e hora; estatísticas de acidentes, condições físicas.          

-O valor da tarifa é proporcional ao trecho percorrido. Será 7 reais caso seja percorrido todo o percurso de 17.7 km.         

- O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental estão sendo analisados pela Diretoria de Licenciamento Ambiental – SEMUT
 
Disponível em: http://www.linhaviva.salvador.ba.gov.br/index.php/convite

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