11 de setembro de 2013

Curso profissionalizante de tratador de animais no Zoo


Com objetivo de formar novos profissionais e requalificar os já existentes, o Parque Zoobotânico de Salvador, a partir deste mês de setembro, oferecerá em suas instalações curso voltado aos tratadores de animais e interessados em exercer a atividade de forma profissional.


Responsável por alimentar, dar água e limpar os recintos dos animais, o tratador deve manter uma constante atividade de enriquecimento ambiental, com o intuito de promover o bem-estar animal. Outra importante função destes profissionais é observar o surgimento de possíveis alterações físicas ou comportamentais dos espécimes, informações que são de grande importância para intervenções veterinárias.
                                             

De acordo com Gerson Norberto, coordenador geral do Zoo, os ensinamentos também poderão formar profissionais para o próprio Parque. “A especialização visa não somente requalificar os que já trabalham aqui, mas também treinar novos profissionais para a função, que, futuramente, podem ser possíveis candidatos a trabalhar no Zoológico”. O coordenador também salientou que qualquer pessoa pode participar do curso. “Todos podem participar, bastando à pessoa ser maior de 18 anos, está apto a trabalhar, gostar de animais e meio ambiente”, disse Norberto.


Antes tratador e agora supervisor, Erivaldo de Jesus Silva explicou os cuidados que o profissional deve ter ao tratar um animal silvestre. “O trabalho começa de manhã cedo, alimentando e dando a atenção precisa à espécie cuidada. O animal é observado e, caso seja necessário, é informado aos veterinários do Parque sobre o caso. Todos os animais exigem cuidados, mas os grandes portes, como onça, hipopótamo, jacaré e os macacos requerem mais cuidados e atenção ao serem manejados”, salientou o supervisor dos tratadores do Zoológico de Salvador.


O curso, que deverá contar com turmas mínimas de 15 pessoas, terá a duração de quatro dias, sendo divididos em aulas teóricas e práticas da profissão. Para agendar os dias de atendimento, os interessados deverão entrar em contato com o Parque, através dos telefones: 3116-7952 e 3116-7953. 

Fonte: Ascom/Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores