15 de julho de 2013

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza - Editais de apoio a projetos recebem propostas até 31/08

Apoio a iniciativas: inscrições abertas
Os editais de apoio a projetos recebem propostas até 31/08. O Apoio a Programas seleciona até 10/09. Acesse.

Estão abertas as inscrições para a linha de financiamento de Apoio a Programas e para a segunda chamada de 2013 dos editais de apoio a projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. As datas limites para o envio das inscrições são 31 de agosto para os projetos e 10 de setembro para os programas.

Podem concorrer ao financiamento iniciativas de todo o Brasil que contribuam para a conservação da natureza do país e que sejam realizadas por instituições sem fins lucrativos, como organizações não governamentais ou fundações ligadas a universidades. As inscrições só poderão ser feitas por meio de formulário on line, disponível na área de editais do site da Fundação. As propostas podem ser submetidas de acordo com três linhas de apoio.

Editais
A mais tradicional das linhas é o Edital de Apoio a Projetos, que existe desde 1991 e seleciona projetos de conservação da natureza, em todas as regiões do Brasil, que tenham duração máxima de dois anos. Com duas chamadas anuais, esse edital possui seis linhas temáticas: ações e pesquisa para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para a criação ou manejo de unidades de conservação; e, pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.
Além dessa opção, a Fundação Grupo Boticário lançou em 2012 um edital conjunto com a Fundação Araucária para financiar projetos de instituições paranaenses que contribuam para a conservação da natureza no Paraná, com prioridade para a região da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) e para a região litorânea do estado. Para esse edital, que tem uma chamada por ano, também são aceitas propostas de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa de natureza pública, como sede e CNPJ no Paraná. Nesses casos, os projetos devem ser enviados diretamente para a Fundação Araucária e podem ter duração de até três anos.
Não há valores mínimos ou máximos para as propostas enviadas aos editais, porém, nos últimos anos, o valor destinado a cada chamada do Edital de Apoio a Projetos variou girou em torno de R$ 600 mil, sendo aprovadas, em média, de 15 a 20 propostas.

Apoio a Programas de Conservação
A terceira linha de financiamento da Fundação Grupo Boticário é o Apoio a Programas. Criado em 2010, ele visa a apoiar iniciativas de até quatro anos e que resultem em medidas efetivas e práticas de conservação.  A primeira etapa da seleção é feita por meio de carta-consulta, que deve ser enviada com informações gerais sobre a iniciativa a ser proposta, até 10 de setembro. Os valores de financiamento ficam em torno de R$ 400 mil por iniciativa.
Confira mais detalhes sobre os editais de apoio a projetos e sobre o Apoio a Programas, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Ciência e Informação da Fundação Grupo Boticário pelo e-mail picn@fundacaogrupoboticario.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores