24 de setembro de 2011

Primeiro Fórum deSustentabilidade atraiu desde os pescadores aos empresários e políticos

Vários motivos, mas umamesma luta: recuperar o Joanes


É verdade: ninguém gosta de ver orio Joanes no estado em que está hoje, mas pouco se fez até agora para revertero quadro. Pensando nisto, a OSCIP Rio Limpo promoveu o I Fórum deSustentabilidade Bacia do Joanes, para comemorar os dois anos de existência. Osmais pessimistas se perguntam: Comemorar o quê? Respondemos: Comemorar sim,porque há projetos em andamento que trazem esperanças para todos os que queremo Joanes livre dos esgotos e demais efluentes. Os pescadores e marisqueirasestão esperançosos.

A Cetrel, a WWI, a Embasa e aprefeitura de Lauro de Freitas demonstraram que não permanecem de mãos atadas. AADEMI apresentou um projeto pioneiro na área do mercado imobiliário,estimulando e ensinando condutas sustentáveis na indústria da construção civil.Observamos que há total conhecimento do estado da Bacia do Joanes, através dosrelatos da APA, através do presidente do Conselho Gestor – Geneci, bem comopela Bióloga Hérica Coelho – INEMA, Diretoria de Monitoramento. O tratamento doesgoto sanitário dos municípios banhados pelo rio é o primeiro e, talvez, o maisimportante passo. E ele já esta sendo dado. Se até hoje pouco ou nada se fez, apartir de hoje já está lançado o grande desafio de dar SUSTENTABILIDADE à Baciado Joanes!

O I Fórum de SustentabilidadeBacia do Joanes foi realizado nos dias 05 e 06 de setembro, no MarinaRiverside, e foi fechado com chave de ouro pela Barqueata no dia 07 de setembro,ao som da banda oCírculo, no Terminal Turístico de Portão.

Prestigiaram o evento nomes como Paulo Maracajá - Presidente do Tribunalde Contas do Municípios, a Prefeita de Lauro de Freitas - Moema Gramacho, AntonioLírio, Secretário de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, Fábio Freitas,Coordenador do Programa Inclusão Produtiva Vida Melhor; Eva Chiavon, representando a Secretária da Casa Civil; o Presidenteda ADEMI, Dr. Nilson Sarti; o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos de Lauro de Freitas, Dr. Vidigal Cafezeiro; o Superintendente do Meio Ambiente de Salvador, Dr. Luiz AntunesNery; o Superintendentede Ciência, Tecnologia eInovação, de Lauro de Freitas, Dr.Eugênio Badaró; o Presidente da Colônia de Pesca de Buraquinho, Sr.Jonas Tomaz-Mestre Touro; o Presidente daOSCIP RIO LIMPO, Dr. HumbertoPinto de Carvalho, o Gestor da APA JOANES-IPITANGA, Dr. Geneci Brazde Souza; o Secretário Executivo da APAJOANES-IPITANGA, Conselheiro daRIO LIMPO e Coordenador Geraldo Fórum, Dr. Caio Mário Marques; Diretor da WWI- Word Watch Institute no Brasil, Dr. Eduardo Athayde, vários membrosdo Rotary Club, convidados de Carlos Accioly e Jaime Moura, professores ealunos da UNIME, UNEB, UFBA, FTC, Unijorge, além de Jornalistas, Ambientalistas,Síndicos de Condomínios banhados pelo Joanes, cidadãos, vereadores,marisqueiras e pescadores da região.

Você também é convidado para formar essa corrente e salvar o Joanes!

Fernando Borba

Diretor






Nayara Lobo
Diretora de Comunicação
www.riolimpo.org.br
comunicacao@riolimpo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores