24 de setembro de 2011

Mestrado profissional em Bioenergia

O mestrado profissional em Bioenergia objetiva formar profissionais capazes de atuar na solução de problemas tecnológicos que perpassam todos os elos das cadeias produtivas de bioenergia, envolvendo aspectos biotecnológicos tais como a bioprodução, a biodegradabilidade, a bioremediação, a prevenção de riscos ambientais e o aproveitamento de resíduos para a geração de novos materiais, assim como a gestão destes processos.
Apesar dos bioprocessos serem tradicionalmente estudados em campos diferentes como biotecnologia e as várias engenharias, esta divisão tende a isolar profissionais que poderiam se beneficiar da convivência técnica que um mestrado, como o proposto, pretende oferecer. Para garantir que as carências estruturais sejam vencidas e se crie na indústria da bioenergia um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico, com sustentabilidade ambiental, é preciso à ampliação substancial do reduzido número de profissionais com um perfil mais eclético, envolvendo os campos das Engenharias, Ciências Biológicas, Ecologia e Ciências Sociais Aplicadas.
A escassez de cursos profissionalizantes voltados para tecnologias associadas à geração e efeitos ambientais da bioenergia, o avanço tecnológico, a industrialização crescente no País e uma política energética inovadora, geraram no Brasil uma demanda não atendida, sobretudo na região nordeste, por profissionais qualificados que sejam capazes de analisar os processos em função dos riscos ambientais que possam causar. A proposta do mestrado Profissional em Bioenergia é estratégica para a formação de profissionais que deverão atuar na matriz energética do País, cuja competitividade internacional dos produtos é hoje baseada em tecnologias preventivas e mais ambientalmente compatíveis.
O curso envolve uma forte interação científico-tecnológica com o setor produtivo, visando à transformação da produção acadêmica em bens e serviços. Também propicia a inter-relação de grupos de pesquisa dentro da Instituição e fora dela, para o estabelecimento de plataformas tecnológicas dinâmicas e flexíveis, cujo trabalho possa ser viabilizado através de projetos de maior complexidade que possam prover resultados práticos mais expressivos. Dentro deste contexto, o curso tem um formato operacional e uma estrutura básica que garante a qualidade e o rigor metodológico, mas cujo produto final tenha aplicação preferencial no setor produtivo.

Seleção

Processo seletivo 2011 (aluno regular)
Avaliação da formação e títulos, conforme CV Lattes, acompanhado de comprovação dos títulos.
Entrevista com base na formação do candidato e nos conhecimentos específicos dos artigos disponíveis para seleção.
O aluno deverá ser capaz de entender textos em inglês.

INSCRIÇÃO

Inscrições abertas de 01 de maio a 30 de setembro de 2011.
A inscrição pode ser feita através do site: http://www.fundacaoftc.org.br/mestrado/ssa/
Processo seletivo (prova e entrevista): Agendar no ato da inscrição.

EDITAL

Confira o edital de inscrição, seleção e matrícula: Edital Mestrado de Bioenergia 2011.2
Confira também o Aditivo de prorrogação do processo seletivo
Retificação

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO (apresentar original e cópia)

  • Cópia do Documento de conclusão de curso superior (devidamente autenticada);
  • Cópia do Histórico Escolar de graduação (devidamente autenticada);
  • Cópia do RG e CPF;
  • 02 fotos 3X4;
  • Cópia de Comprovante de residência;
  • Cópia da Carteira de reservista;
  • Cópia do Titulo de eleitor e do comprovante de votação da última eleição;
  • Cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  • Curriculum Vitae na Plataforma Lattes do CNPq (incluir comprovantes dos Títulos e da Produção Científica);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 50,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores