24 de setembro de 2011

Chamada pública apoia pesquisas em Unidades de Conservação da Caatinga


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançam chamada pública com o objetivo de apoiar projetos que possam contribuir para o manejo, o uso e a conservação da biodiversidade, além de contribuir para a manutenção do patrimônio cultural e dos recursos naturais em unidades de conservação federais e seu entorno no bioma Caatinga. A inscrição para a chamada está aberta até o próximo dia 17 de outubro.
Ao todo, serão investidos R$ 3,48 milhões em recursos financiados pelo ICMBio, provenientes da Compensação Ambiental do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. As pesquisas poderão se realizar em uma ou mais das nove unidades de conservação listadas na chamada, com o intuito de beneficiar, entre outros, os gestores de unidades de conservação da Caatinga, os formuladores de políticas públicas ambientais e as comunidades locais e visitantes das unidades de conservação e seu entorno.
Cada projeto deverá ter seus objetivos claramente alinhados a pelo menos um dos temas especificados na chamada. O primeiro pretende diagnosticar espécies ameaçadas de extinção ou deficientes de dados para subsidiar revisões da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção e para a elaboração ou implantação de planos de ação e planos de manejo. O segundo destina-se a avaliar a efetividade das unidades de conservação na manutenção de populações de espécies da biodiversidade da Caatinga. O terceiro trata da distribuição, impacto, formas de controle e prevenção de espécies exóticas invasoras. O quarto tema visa a avaliar a perturbação antrópica nas unidades de conservação, bem como o potencial regenerativo e de recuperação de áreas degradadas; e o último trata da proteção ao patrimônio cultural, arqueológico, ou espeleológico como subsídio ao planejamento e a propostas de ampliação das unidades de conservação.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Para saber mais, consulte a chamada: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/013.htm.
___
Assessoria de Comunicação Social do CNPq
comunicacao@cnpq.br
(61) 3211-9414

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores