24 de setembro de 2011

Ciência e senso comum: PPG promove nova jornada de iniciação científica


Jairo Santana
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB promove, de 28 a 30 deste mês, a XV Jornada de Iniciação Científica (IC) da universidade. A abertura oficial do evento será realizada às 10h, no teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.
A jornada, que é realizada anualmente, visa apresentar as ações, pesquisas e resultados alcançados entre agosto de 2010 e julho de 2011 pelos bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica (Picin) da UNEB, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do programa de IC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Nesta edição, o evento aborda o tema ciência e senso comum: a química dos povos da floresta. “Vamos procurar entender, à luz da ciência, a sabedoria popular, analisando, por exemplo, os efeitos terapêuticos dos chás”, explica a professora Marluce da Guarda, responsável pelo comitê de IC da PPG e uma das organizadoras da jornada.
Marluce completa: “O tema é também uma homenagem ao ano de 2011, em que se comemora o Ano Internacional da Química e das Florestas”.
O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e o pró-reitor José Cláudio Rocha (PPG) presidem a abertura do evento.
A programação destaca ainda a palestra do professor Attico Inácio Chassot, do Centro Universitário Metodista (RS), no dia 29, das 14h às 15h30, no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da unidade, além de sessões de comunicação em salas de aula do campus.

314 estudantes beneficiados

A estimativa é de que o evento reúna em suas atividades 500 participantes, entre docentes, graduandos e pós-graduandos, além de convidados.
“A principal contribuição dos programas de iniciação científica para a sociedade está na formação de recursos humanos especializados, ao despertar a vocação científica e o interesse pelo processo de produção do conhecimento, incentivando talentos potenciais dentre os estudantes de graduação”, destaca Marluce.
A docente lembra ainda que este ano a universidade comemora 15 anos de oferta dos programas de iniciação científica.
“Ao longo deste tempo, a iniciação científica contribuiu para o fortalecimento da pesquisa em diversas regiões da Bahia, sendo evidenciado pelo aumento da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu de nossa instituição”, conclui Marluce.
A UNEB oferece, anualmente, 314 bolsas de IC para estudantes dos 24 campi da instituição, cujo valor do benefício varia entre R$ 300 e R$ 360.
Informações: PPG/Campus I – tel. (71) 3117-2350.

http://www.uneb.br/2011/09/20/ciencia-e-senso-comum-ppg-promove-nova-jornada-de-iniciacao-cientifica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores