Setre realiza a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária
Este ano, o tema em debate é: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.
Este ano, o tema em debate é: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”. Antes da 3ª Conferência Estadual foram realizadas 27 reuniões em todos os Territórios de Identidade do Estado, quando foram ouvidas as demandas regionais e realizado um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Ecosol na Bahia. Participaram desses encontros duas mil pessoas, entre eles 1.750 (mil setecentos e cinquenta) representantes de Empreendimentos, Gestores Públicos, e de Assessoria e Fomento.
Delegados - Para a 3ª Conferência Estadual foram eleitos 322 delegados territoriais. Para representar a Bahia na 3ª Conferência Nacional serão escolhidos 100 delegados, que irão a Brasília, em novembro. O evento no Hotel Fiesta, dias 21, 22 e 23, pretende criar uma ampla discussão sobre o futuro da Economia Solidária no país, no estado e nos municípios, com diagnósticos, eixos de ação, e programas e projetos estratégicos. Além da formação de um modelo de gestão para o fortalecimento do setor.
“Esta 3ª Conferência Estadual é a chance do pequeno empreendedor contribuir para melhorar a política da economia solidária no estado, apresentando propostas para a construção de novas políticas públicas. Durante a conferência acontecerá a troca de experiência e, por isso, se configura também em um momento de formação”, destaca o Superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa.
Fortalecimento - Segundo ele, o tratamento dispensado pelo Governo do Estado para fortalecer a Economia Solidária na Bahia vem servindo de modelo. “Temos consciência que a Economia Solidária é muito importante para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. E o Governo do Estado vem apoiando e criando suportes para que as pessoas possam expandir os seus empreendimentos, gerando emprego e renda”.
Milton Barbosa lembrou que a realização das 27 Conferências Territoriais realizadas entre abril e maio foi uma tarefa árdua, principalmente porque mobilizou centenas de pessoas. “A Bahia, hoje, é um dos protagonistas da Economia Solidária no Brasil. Fizemos questão de ouvir os seus atores, recebendo contribuições das mais diversas para os debates que vão acontecer agora durante a 3ª Conferência Estadual”.
16.05.2014
Ascom Setre
Nenhum comentário:
Postar um comentário