25 de abril de 2013

Avião não tripulado vigiará Parque do Pau-Brasil

Foto-4O Parque Nacional (Parna) do Pau-Brasil, em Porto Seguro (BA), que completa 14 anos neste sábado (20), acaba de ganhar um aliado importante para monitorar a sua área: um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado). O avião foi doado à unidade por um parceiro local.

Para operar o equipamento, servidores do parque e da Coordenação Regional 7, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também fica em Porto Seguro, receberão treinamento de três semanas em São Paulo. A previsão é que já no mês de abril o aviãozinho esteja no ar, fazendo a vigilância da unidade.

Com o monitoramento aéreo, as ações de fiscalização vão se tornar muito mais ágeis e eficientes. O Vant é equipado com câmera que grava imagens em tempo real e as remete para uma estação de controle em terra, por meio de telemetria. Na estação, servidores do parque poderão acompanhar tudo pela tela do computador. A qualquer flagrante de crime ambiental, é só acionar os fiscais, que se deslocarão imediatamente para o local.  

O Nauru 500 é uma aeronave de fabricação nacional. Tem 2,32 m de largura entre as asas e 1,83 m de comprimento. Similar aos protótipos de aeromodelismo, é normalmente utilizado na agricultura e no monitoramento ambiental e de obras. Seu uso requer apenas um operador para manuseio e trabalho em campo, podendo também fazer voos automáticos a partir de programações prévias. É movido a querosene de avião.

Como tem autonomia de voo de até cinco horas e meia, o Vant poderá sobrevoar toda a área do parque, que é de 18,9 mil hectares, em apenas uma manhã ou uma tarde, tempo suficiente para fazer uma varredura total. Assim, ele será usado em ações de fiscalização e monitoramento da unidade e da zona de amortecimento e na localização de focos de incêndios e queimadas. Será muito útil, também, na vigilância de áreas mais sensíveis à presença de caçadores, já que a definição das imagens a 300 metros de altura, por exemplo, é de 25 cm.

FotoBenefícios para a unidade

O Vant tem estrutura de madeira e isopor, que permite a realização de manutenção em campo pelo operador da aeronave. O voo pode chegar a até 2 mil metros de altura sem prejudicar a precisão das imagens.

“Temos agora um instrumento de alta precisão e de baixo custo de operação e manutenção, que trará uma série de benefícios para a unidade. A adoção deste tipo de equipamento, além de reduzir os custos, permitirá grande efetividade na fiscalização e na dissuasão de crimes ambientais no interior da unidade”, afirmou Fábio Faraco, chefe do Parna do Pau-Brasil.

Segundo Faraco, doações como essa, feitas por parceiros, entre eles empresários e donos de RPPNs da região, estão permitindo a revitalização do parque. “Além desse equipamento, recebemos uma estação meteorológica automática, computadores, eletrodomésticos e equipamentos importantes para a gestão da unidade”, disse ele.

Abertura à visitação

O chefe informou também que, ainda neste mês, o ICMBio e a Prefeitura de Porto Seguro assinarão um termo de reciprocidade que prevê a cessão de funcionários terceirizados do município para o apoio às atividades de manutenção do parque. Esse apoio será importante para abertura à visitação de vários atrativos turísticos, como trilhas e mirantes, assim como para recuperação das estradas de acesso ao parque e a inclusão da unidade no roteiro oficial de visitas das escolas do município.

Segundo o chefe, como o plano de manejo do parque está em fase de conclusão, a abertura da unidade ao turismo deverá ocorrer já no próximo mês. “Esta comemoração de aniversário é de grande importância, pois demonstra um grande esforço por parte da nossa equipe técnica, das comunidades, empresas, do poder público local, entre outros, na efetiva instalação da UC e na sua importância local e regional”, concluiu Faraco.

O que é

Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (Varp), também chamado UAV (do inglês Unmanned Aerial Vehicle) e mais conhecido como drone (zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados à distância, por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de pessoas devidamente treinadas, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (PLC).

O parque
O Parque Nacional do Pau-Brasil foi criado em 20 de abril de 1999. Fica inteiramente no município de Porto Seguro, na Bahia, na chamada Costa do Descobrimento. Leva o nome da árvore que nomeia o País e foi uma das principais fontes de riqueza para os primeiros exploradores estrangeiros. A unidade protege uma faixa de 18,9 mil hectares de remanescentes de Mata Atlântica, sujeita a todos os tipos de pressão. Abriga exemplares de pau-brasil, orquídeas e aves, como as asparongas e o macuco, com seus ovos de tonalidade azul turquesa que encanta a todos. Uma pequena queda d´água formada pelo rio Jacuba é um refrescante prêmio para os visitantes. A unidade é também fonte de pesquisa científica e programas de educação ambiental.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores