31 de março de 2010

Realizadas com transparência, as seleções públicas de projetos culturais,
ambientais e sociais valorizam as ideias consistentes.

Petrobras apoia iniciativas em todo o país, atraves das seleções públicas e assim dao a oportunidade de entrar em contato direto com pessoas que desenvolvem ações capazes de transformar realidades.

De forma democrática e transparente, as seleções públicas viabilizam o apoio a ações tão importantes como as descritas acima. Por meio de editais, são abertas inscrições para projetos em todo o país. Comissões formadas por representantes da sociedade civil e do governo, além de profissionais da própria Petrobras analisam e escolhem as iniciativas mais consistentes.


O Programa Petrobras Ambiental investe R$ 60 milhões, nesta seleção pública de projetos, em 47 iniciativas em todo o País que contribuem para a conservação e preservação dos recursos ambientais e à consolidação da consciência socioambiental brasileira voltadas para o tema "Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável."


Números desta edição

  • 892 inscrições efetuadas
  • R$ 60 milhões a serem investidos em 47 projetos selecionados
  • As caravanas ambientais percorreram em 23 cidades de 20 estados brasileiros e reuniram cerca de 1200 representantes do Terceiro Setor
  • A novidade desta edição foram as caravanas virtuais com aproximadamente 1000 atendimentos

Saiu resultado para o Nordeste. Vejam quais foram os projetos selecionados.

BA - Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho, Uauá

RECAATINGAMENTO COM COMUNIDADES AGROPASTORIS E EXTRATIVISTAS

Tem por objetivo contribuir para inverter o processo de desertificação no bioma Caatinga, por meio do manejo sustentável dos recursos naturais de da recomposição florestal, em comunidades agropastoris e extrativistas.

  • Instituição: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada
  • Fixação de carbono e emissões evitadas
topo

BA - Jucuruçu, Itamaraju, Itanhém, Prado

ÁGUAS DA BAHIA

O projeto se propõe a reverter os processos de degradação dos recursos hídricos na região, promovendo a utilização racional dos recursos ambientais e atuando, especialmente, no reflorestamento de áreas de matas ciliares e de nascentes. O trabalho será desenvolvido em comunidades de agricultores familiares da região.

  • Instituição: TERRA VIVA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AGROECÓLOGICO DO EXTREMO SUL DA BAHIA
  • Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos
topo

BA - Maragogipe

PROJETO VIVA O MANGUE

Visa à recuperação de aproximadamente 10.000 m2 de áreas degradadas, dentro da Reserva Extrativista Baía do Iguape, mediante a produção e plantio de 20 mil mudas de mangue. Tem por objetivo, ainda, a capacitação técnica de pessoas da comunidade e a formação de agentes multiplicadores.

  • Instituição: FUNDAÇÃO VOVÓ DO MANGUE
  • Fixação de carbono e emissões evitadas
topo

BA - São Miguel das Matas, Santa Teresinha, Castro Alves, Elísio Medrado, Varzedo

Ações Ambientais Sustentáveis no Reconcavo Sul Baiano

Pretende ampliar a abrangência das suas atividades, dando continuidade a ações de reflorestamento de áreas degradadas de APP; implantação de cercas vivas com essências nativas regionais; implantação de um banco de sementes nativas regionais; monitoramento e sistematização da fixação de carbono de áreas reflorestadas em APP, além do fortalecimento de organizações e comunidades locais.

  • Instituição: Grupo Ambientalista da Bahia - GAMBÁ
  • Fixação de carbono e emissões evitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores