31 de março de 2010




Exibição de Notícia


Seminário discutiu redes de cidades e sistemas urbanos


Confira as gravações, em vídeo, de algumas das palestras apresentadas durante o encontro, na capital paranaense
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), realizou em Curitiba (PR) o seminário A Rede Urbana em Debate. O principal objetivo do encontro, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009, foi oferecer aos integrantes da pesquisa Dinâmica Urbana dos Estados um aprofundamento no conhecimento de fontes de dados, questões teóricas e, sobretudo, metodológicas abordadas em estudos nacionais sobre o tema de redes de cidades e sistemas urbanos.
Como parte da memória técnica do seminário, o Ipea torna públicas, em sua Agência (www.agencia.ipea.gov.br), as gravações em vídeo de algumas das palestras apresentadas em Curitiba. Desenvolvida em rede por um grupo de instituições estaduais de planejamento e pesquisa (Proredes) e coordenada pelo Ipea, a pesquisa Dinâmica Urbana dos Estados tem como objetivo analisar aspectos do sistema urbano dos estados integrantes da pesquisa, no período de 2000 a 2008.
O foco é nas transformações ocorridas no perfil demográfico, produtivo e funcional das cidades, bem como na sua distribuição espacial, a fim de contribuir para a definição de estratégias de apoio à formulação e à execução da política urbana em diferentes escalas. A pesquisa é desenvolvida pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, sob a coordenação técnica da Coordenação de Desenvolvimento Urbano (CDU).
As gravações do evento foram realizadas pelas equipes do governo do estado do Paraná e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a quem o Ipea agradece a colaboração.

Por motivos de falha técnica, algumas das palestras apresentadas ao longo dos seminários ficou com a qualidade comprometida e não estão disponíveis.
Veja os vídeos de algumas das palestras do seminário A Rede Urbana em Debate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores