30 de março de 2010

Novos membros tomam posse no Comitê estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga



A XIX Assembléia do Comitê estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga da Bahia (CERBCAAT – BA), realizada na sexta-feira (26/03), no município de Feira de Santana, empossou os novos membros, representantes do poder público e da sociedade civil.

A reunião aconteceu em auditório localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde foram apresentadas as atribuições do Comitê aos novos membros e destacada a importância desse trabalho para a conservação e desenvolvimento sustentável do bioma.

“O objetivo do Comitê é congregar diversos setores da sociedade para discutir todas as questões relacionadas ao bioma e às comunidades que nele vivem”, afirmou Indayá Silva e Silva, representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e coordenadora do Comitê

“É uma oportunidade que a sociedade tem de participar da gestão do bioma Caatinga, interagindo diretamente com as comunidades locais nas reuniões itinerantes, que proporcionam troca de saberes e contribuem com o processo de conscientização para sua conservação”, completou Indayá, que foi reeleita coordenadora nesse mesmo dia.

Representante do IMA é reeleita coordenadora do CERBCAAT – BA

eleitos

Nova coordenação: Jesus, Indayá e Armando


Na segunda parte da assembléia, os novos membros escolheram os coordenadores executivos da gestão 2010/2011, confirmando novamente a representante do IMA, Indayá Silva e Silva, na coordenação. Para vice-coordenador foi eleito Jesus Delgado Mendez, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB – Cruz das Almas) e representante da comunidade científica; e para secretário executivo foi eleito Armando José Lapa, da organização não-governamental Instituto de Permacultura da Bahia, representante da sociedade civil.

“É muito importante que o IMA participe efetivamente do Comitê, como o faz, para socializar essas informações e fortalecer o bioma Caatinga, que apesar de ser predominante na Bahia e no Nordeste é o menos privilegiado de todos”, afirmou o Diretor de Projetos do IMA, Sidrônio Bastos. A Diretoria de Projetos (Dipro) é o setor do Instituto que dá suporte às atividades do Comitê.

sidronio

O diretor de Projetos do IMA deu as boas vindas

“O IMA fomentou a implantação e é o principal órgão colaborador do Comitê, contribuindo com recursos diversos para a realização de suas atividades, que estão no planejamento anual da Diretoria de Projetos”, completou Bastos.

Próximas reuniões itinerantes

Ao final do encontro, foram definidos novos grupos de trabalho para as demandas do Comitê e as datas das próximas reuniões itinerantes, todas localizadas em municípios estratégicos para a conservação e desenvolvimento sustentável da Caatinga na Bahia:

Dias 10 e 11/06 – Campo Formoso;

Dias 01 e 02/09 – Tucano;

Dias 02 e 03/12 – Abaíra.

indio

Representantes das comunidades da Caatinga marcaram presença


A Bahia detém 34% da Caatinga brasileira e é o estado que mais desmatou o bioma, na história. Os quatro municípios baianos campeões de devastação da Caatinga foram: Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Tucano e Mucugê.

Esses dados fazem parte de um monitoramento feito pelo Ministério do Meio Ambiente, datado de março deste ano, que pode ser acessado através do link abaixo: http://www.mma.gov.br/estruturas/182/_arquivos/caatingamar2010_182.pdf

Fonte: Ascom/IMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores