30 de março de 2010

O Caminho das Águas em Salvador: Lançamento do livro marca Dia Mundial da Água

Imprimir

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a cidade de Salvador foi presenteada com uma publicação inédita, que é um verdadeiro marco na trajetória da urbanização da cidade.

O livro Caminho das Águas em Salvador foi lançado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta segunda-feira (22/03), e faz um levantamento das bacias hidrográficas e fontes urbanas, além de mapear e delimitar todos os bairros da capital baiana.

Celebrado intensamente pelas autoridades, comunidades e representações presentes, o trabalho ganhou elogios inclusive do Governador Jacques Wagner.

"É um belo presente, para a natureza e para todos nós, a conclusão deste trabalho, principalmente no dia de hoje. É um primeiro passo e acredito ser o mais importante por conter um diagnóstico de nossos mananciais", afirmou Wagner, falando sobre a importância do livro.

"Hoje, no Dia Mundial da Água, há muito mais o que refletir do que comemorar, pois apesar de vivermos num país que detém mais de 12% da água potável do mundo, ainda não temos a consciência para sua utilização", considerou o governador.

Entre as autoridades, também esteve presente o secretário de Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, que falou sobre a contribuição da publicação para o desenvolvimento consciente.

"É uma grande obra de referência, uma ferramenta que pode revolucionar a gestão pública, que vem preencher uma lacuna definitiva", afirmou Matos, que foi mais além em seu raciocínio: "quem está planejando Salvador tem que consultá-la, pois é muito difícil pensar em sustentabilidade sem essas informações".

O Caminho das Águas em Salvador foi elaborado pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da UFBA, com financiamento do CNPq e teve a tiragem inicial de 1500 exemplares, além da versão em CD.

O projeto teve parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEDHAM/PMS), Superintendência de Meio Ambiente (SMA/PMS) e Fundação OndAzul.

Fonte: Ascom/IMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores