31 de março de 2010

Conceito de urbanismo sustentável será apresentado em Salvador

Lorena Caliman / A Tarde On Line


May East virá a Salvador para participar do evento

O conceito dos Ecobairros faz parte da nova concepção de urbanismo do século XXI e terá sua primeira atividade de divulgação em Salvador no dia 12 de abril. Estas novas formas de sociabilidade, vivência e respeito ao meio ambiente serão apresentadas na palestra Gaia Education: Design em Sustentabilidade, às 19h30, no auditório da Fundação da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina.

A iniciativa, criada pelo Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, tera a participação da brasileira May East, designer para sustentabilidade que mora na ecovila Findhorn, na Escócia, há 18 anos, e é uma das diretoras do Gaia Education - programa vinculado às Nações Unidas (ONU) para disseminar mundialmente o conceito de urbanismo sustentável.

O evento tem o intuito de reunir os diversos públicos interessados no tema, urbanistas, ambientalistas, profissionais da construção civil, gestores, educadores e líderes de associações de bairros para conhecerem a proposta do projeto, que prevê a criação de comunidades capazes de gerir seu próprio desenvolvimento. O programa propõe a implantação do conceito de sustentabilidade nos bairros da capital baiana, que é a segunda cidade brasileira (a primeira foi São Paulo) a aderir à proposta. O projeto é inspirado nas experiências das ecovilas, que trabalham com os mesmos princípios em áreas rurais.

Esta será a primeira atividade do programa dos Ecobairros na capital da Bahia. Para o segundo semestre deste ano está previsto o curso Educação Gaia, que prepara os participantes para implantar projetos sustentáveis em espaços de convivência, como vilas e condomínios, por exemplo.

|Serviço|

Palestra e abertura do curso Gaia Education: Design em Sustentabilidade

Facilitadora: May East, diretora do Gaia Education e moradora da Ecovila Findhorn há 18 anos. Trabalha internacionalmente com o Movimento Global das Ecovilas e com o Movimento das Cidades em Transição.

Data: 12 de abril, às 19h30

Local: Associação Baihana de Medicina, auditório Altamirando Santana. Rua Baependi, nº 162, Ondina.

Ingressos: Entrada franca.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2220558

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores