25 de março de 2014

Cardio-Oncologia será tema de Simpósio – inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Cardio-Oncologia da Bahia, que será realizado em 28 e 29 de março na Universidade Estadual de Feira de Santana. Promovido pelo Grupo de Estudos em Cardio-Oncologia da Bahia (Gecon), o evento é destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área de saúde, que devem solicitar a participação através do e-mail cardiooncologia@gmail.com.

Na abertura do Simpósio, os inscritos devem doar um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação de Apoio ao Paciente com Câncer de Feira de Santana.

Está prevista a participação de representantes de instituições da Bahia e de outros estados para tratar temas como o impacto psicológico da doença cardiovascular secundária ao tratamento do câncer, câncer e cardiotoxicidade, além de novas tecnologias na detecção precoce de cardiotoxicidade.
Conforme o professor doutor da Uefs e coordenador do Gecon, André Almeida, as doenças cardiovasculares e as oncológicas respondem por mais de 70% das causas de morte no mundo. O tratamento do câncer é feito numa combinação de quimioterapia, radioterapia e cirurgia, em uma tentativa de prolongar a vida e promover a cura.

Nos últimos anos, disse André Almeida, observou-se aumento na sobrevida média nos pacientes com câncer devido, entre outras causas, à maior efetividade das drogas antineoplásicas. “No entanto, esta maior efetividade ocorre às custas de efeitos colaterais. Cerca de 25 a 30% dos pacientes que utilizam quimioterapia evoluem com algum grau de disfunção sistólica do ventrículo esquerdo ou insuficiência cardíaca”, disse.

FONTE: ASCOM - UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores