21 de outubro de 2013

SFB e Sema apresentam edital do Inventário Florestal Nacional



A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente, apresentaram na última sexta-feira (11/10), no auditório da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia - Cerb, o edital da licitação para contratação de empresas para implementação do Inventário Florestal Nacional na Bahia. Na ocasião houve a entrega do acordo de cooperação entre Sema e SFB assinado pelo secretario Eugênio Spengler, e o diretor geral do SFB, Antônio Hummel.


De acordo com o gerente executivo de informações florestais do SFB, Daniel Piotto, os recursos do edital serão disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), através pela organização Global Environment Facility (GEF), que fornece subsídios aos países em desenvolvimento para projetos que auxiliem a enfrentar os desafios ambientais globais e a promover meios de ações sustentáveis, com recursos do Banco Mundial. "Nosso objetivo é apresentar detalhes da metodologia do Inventário Florestal Nacional, mostrar a localização dos pontos onde serão feitos os levantamentos técnicos, além da apresentação da licitação".


Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Antônio Ferraro, o Inventário esta sendo aos lotes no estado. "A região sul será a primeira contemplada", conta. "A iniciativa permitirá o conhecimento dos recursos naturais e florestais baianos, além de auxiliar no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE)".


O Inventário Florestal Nacional é um instrumento previsto no Código Florestal e abrange todo o país, periodicamente, utilizando técnicas de amostragem, de modo a possibilitar o monitoramento contínuo dos seus recursos florestais. Seu principal objetivo é fornecer informações sobre os recursos florestais do Brasil, tanto os naturais como os plantados, servindo de subsídio à formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação.


Dentre os temas de interesse do Inventário Florestal Nacional estão os estoques de biomassa e carbono, a biodiversidade, a saúde e a vitalidade das florestas, o manejo florestal e a importância social que as florestas desempenham nos dias de hoje.


Outras informações sobre o Inventário Florestal Nacional podem ser obtidas no link, http://ifn.florestal.gov.br/.


Fonte: Ascom/Sema
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores