30 de agosto de 2013

'Salvador em Debate' busca soluções para cidade melhor


Carlos Casaes | Ag. A TARDE
  • Serão discutidos temas como mobilidade, segurança pública, planejamento, financiamento e turismo
Como fazer de uma cidade um lugar mais agradável para seus habitantes? Como superar problemas crônicos como falta de mobilidade, insegurança, carência de recursos, falta de diretriz econômica?

Na busca por respostas, o Grupo A TARDE  fará na  Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia)  uma série de encontros.

Denominados "Salvador em Debate", os cinco encontros mensais começaram na quarta-feira, dia 28, na sede da Fieb, no Stiep  (veja no quadro acima a programação completa, que vai até dezembro).

Em todos eles haverá a palestra de um especialista, no período da manhã, e depois debates entre os vários atores da sociedade ligados ao tema.

No dia 28, o foco foi na mobilidade urbana, assunto caro a todos os moradores de Salvador, que de uma forma ou de outra acabam atingidos pelos congestionamentos.

O palestrante será Carl von Hauenschild,  especialista em planejamento urbano e arquitetura pela Technische Universitaet Stuttgard (Alemanha) e sócio-diretor do Grupo de Planejamento Urbanismo Arquitetura Ltda.

"É de fundamental importância discutir a mobilidade urbana na cidade de Salvador, que conta com vantagens em relação a outras capitais do país, mas que ainda precisa de inúmeros investimentos", disse Hauenschild, que analisará desafios para conceber melhorias a médio e longo prazos.

"Salvador e região metropolitana requerem um novo planejamento urbano. Planejar, sob o ponto de vista do urbanismo, significa orientar com inteligência o crescimento das cidades. Salvador, com seus muitos problemas, há décadas exige um planejamento", disse o presidente da Fieb, José Mascarenhas, ao comentar a importância do "Salvador em Debate".

O evento, patrocinado pela Coelba, Câmara Municipal de Salvador e Invepar, atrairá autoridades locais, líderes sindicais, empresários e representantes da sociedade.

Diagnósticos

Será aberto apenas para convidados, mas haverá cobertura no jornal do dia seguinte e cadernos especiais aprofundando todas as discussões. O primeiro circulará no início de setembro. O último, em dezembro.

"Há muitos diagnósticos sobre os problemas enfrentados pelas metrópoles. Há também soluções muitas vezes inexequíveis. Daí a importância de um evento com o formato deste, em que será possível o debate entre empresários, poder público e cidadãos", afirma Vaguinaldo Marinheiro, diretor de conteúdo do Grupo A TARDE.

Em setembro, o tema será segurança pública. O palestrante será Mário Sérgio de Brito Duarte, coronel da PM do Rio de Janeiro e ex-comandante do Bope.

Programação

O projeto realizado por A TARDE e Fieb será apresentado na sala Redir, na Fieb, das 9h30 às 16h

28/8/13 | Mobilidade Urbana
Palestrante: Carl Von Hauenschild
18/9/13 | Segurança Pública
Palestrante: Márcio Sérgio Duarte
9/10/13 | Planejamento Urbano
Palestrante: Jaime Lerner
13/11/13 | Financiamento em Obras Públicas
Palestrante: Gil Castelo Branco
4/12/13 | Importância do Turismo na Economia
Palestrante: Caio Carvalho
Cada debate será resumido em um Caderno Especial

Caderno 1: MOBILIDADE URBANA - 9/9/2013
Caderno 2: SEGURANÇA PÚBLICA - 30/9/13
Caderno 3: PLANEJAMENTO URBANO - 21/10/13
Caderno 4: FINANCIAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS - 25/11/13
Caderno 5: IMPORTÂNCIA DO TURISMO NA ECONOMIA - 16/12/13

fonte:http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1528495-salvador-em-debate-busca-solucoes-para-cidade-melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores