3 de outubro de 2010

UESB I Encontro sobre fauna sinantrópica e meio ambiente


por Carlos Almeida Santos

Será realizado dias 4 e 5 de outubro, no auditório Waly Salomão, o I Encontro sobre Fauna Sinantrópica e Meio Ambiente. A fauna sinantrópica é aquela constituída de animais que geralmente invadem ambientes e se adaptam ao convívio com o homem, a despeito de sua vontade, tais como abelhas, aranhas, baratas, besouros, morcegos, mosquitos, cobras e outros animais peçonhentos e insetos. Em busca de água, alimentos ou abrigos, eles podem transmitir doenças, causar agravos à saúde humana ou de outros animais como gato, cachorro entre outros.

A palestra de abertura será dia 4, às 19 horas, sobre “Surgimento das pragas urbanas e perspectivas do aquecimento global na disseminação de pragas e doenças”, proferida por Jair Rosa Duarte, Analista Ambiental e Biólogo do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ), professor de Saúde Pública do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor de Entomologia Urbana da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

O evento é uma realização do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e Laboratório de Invertebrados, campus da Uesb de Jequié. O objetivo dos organizadores é oferecer conhecimentos básicos aos participantes sobre a biologia dos animais sinantrópicos e promover reflexões sobre o papel do homem na disseminação ou proliferação dessas espécies. O encontro é destinado a graduandos e pós-graduandos do curso de Biologia, ou áreas afins, profissionais da área de saúde, educadores, controladores de pragas urbanas e comunidade em geral.

Palestras, mesas redondas, exposições de fotos e painéis e ainda um concurso de fotografia para eleger a melhor foto de insetos urbanos compõem a programação. As inscrições podem ser feitas com os monitores espalhados pelo campus da Universidade, nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, ou no Laboratório de Invertebrados (Zoologia), no módulo de Laboratórios, pelos telefones (73) 3528-9657 begin_of_the_skype_highlighting (73) 3528-9657 end_of_the_skype_highlighting e 3526-9656. Mais informações também podem ser obtidas pelo blog do evento, ou através do e-mail zoologia.uesb@gmail.com.



Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores