9 de outubro de 2010

Bahia ganha nova refinaria de petróleo

No dia 07/10/2010 entrou em operação uma nova refinaria de petróleo no Polo Industrial de Camaçari. Com investimentos de R$ 20 milhões, a nova unidade da Dax Oil tem capacidade para processar até 2,5 mil barris de petróleo por dia. Esta será a primeira refinaria privada do estado e irá gerar, em plena operação, 100 empregos diretos. Os 2,5 mil barris processados serão destinados a produzir resíduo combustível, que substitui o óleo nas indústrias, um subproduto entre o querosene e o diesel e fabricação da nafta.

A unidade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e da Associação dos Produtores de Petróleo e Gás Natural Extraídos de Campos Marginais do Brasil (Appom).

“A refinaria atenderá à produção local, permitindo que os produtores independentes de petróleo localizados na Bahia passem a contar com uma alternativa para a comercialização da produção, até então destinada às refinarias de Manguinhos, no Rio, e à Univen, em Itupeva, São Paulo”, diz o diretor da Dax Oil, Ciro Valentini.

O secretário da SICM, James Correia, diz que a entrada em operação da Dax representa uma retomada da dinâmica da produção de petróleo de poços marginais. “É um novo momento para os pequenos produtores de petróleo. Antes, a pouca produção que tinham esses poços marginais era processada para fora da Bahia, que possui 80 destes poços perfurados e uma produção diária de cerca de 1.800 barris”.

Refinaria - A Dax Oil ocupa uma área de 51 mil metros quadrados dentro do complexo básico do Polo Industrial de Camaçari. Desde 2005, passou a produzir solventes, por meio do processamento de nafta petroquímica, correntes petroquímicas e resíduos de hidrocarbonetos. Em 2009, a empresa realizou obras para instalação da segunda coluna de produção, que foi projetada especialmente para processar o petróleo do Recôncavo.

FONTE: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=61571

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores