3 de outubro de 2010

Pesquisa tem projeto pioneiro de compostagem de carcaças de grandes animais

Rubens Neiva
As carcaças de grandes e médios ruminantes causam graves problemas ao meio ambiente. Dados zootécnicos apontam que o índice de mortalidade de bovinos pode atingir 3% do rebanho em condições normais. Em situações extremas, como raios, enchente, seca ou mudanças bruscas de temperatura, este índice pode subir de forma significativa. No último inverno, por exemplo, o Mato Grosso do Sul registrou a morte de cerca de três mil cabeças de gado devido ao frio.

As carcaças destes animais se decompondo ao tempo facilitam a transmissão de doenças afetando outros animais e até mesmo o homem. Enterrar as carcaças também traz riscos. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, diz que a decomposição dos animais gera chorume e o resultado pode ser a contaminação do lençol freático, rios e lagos.

A compostagem é a proposta ambientalmente correta para o destino dos animais mortos. Trata-se de processo controlado de decomposição de animais(foto). As carcaças são depositadas sobre matéria vegetal (folhas de árvores, galhos, restos de silagem, serragem, picados em tamanho máximo de 2 cm) e esterco seco.

Segundo Otenio, em um mês um bovino é totalmente decomposto, sem produzir chorume ou mau cheiro, podendo restar apenas alguns ossos mais resistentes. O material resultante da compostagem pode ser usado como adubo. “A Embrapa Gado de Leite pretende iniciar uma pesquisa para verificar a qualidade deste adubo e as condições seguras para que ele possa ser utilizado na fazenda”, diz Otenio.

O Brasil já desenvolve cotidianamente a compostagem de pequenos animais, como suínos e aves. A expectativa da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Caprinos e Ovinos é que a técnica conquiste o produtor. Otenio diz que o processo não demanda tanta mão-de-obra e nem interfere de forma significativa nos custos de produção, considerando o retorno positivo para o meio ambiente.

Os trabalhos de compostagem desenvolvidos fazem parte do Projeto de Gestão Ambiental da Embrapa. Os pesquisadores que estão à frente das ações foram capacitados na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na Embrapa Gado de Leite a compostagem é realizada no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença – RJ.

Rubens Neiva (MTb 5445/MG)
Embrapa Gado de Leite
(32) 3311-7510 begin_of_the_skype_highlighting (32) 3311-7510

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores