9 de outubro de 2010

Café Científico apresenta o fascínio dos fungos

Fungos têm importância para a economia


“O fascinante mundo dos fungos” é o tema da palestra seguida de debate que o Prof. Aristóteles Góes Neto (Depto. de Ciências Biológicas, UEFS) apresenta nesta sexta-feira (8 de outubro), às 18h30, durante o Café Científico promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM - Livraria Multicampi. De acordo com resumo da palestra, os fungos, juntamente com os insetos, são um dos grupos de organismos mais diversos da Terra; são conhecidos apenas cerca de 105.000 espécies de fungos, aproximadamente 7% do estimado de 1,5 milhão de espécies, que têm um impacto positivo na economia. A importância econômica dos fungos para as sociedades compreendem tanto aspectos negativos, ou danos que estes organismos podem causar à economia, quanto aspectos positivos, podendo ser aproveitados economicamente. Os aspectos positivos dos fungos na economia, entretanto, suplantam os negativos.

No setor agropecuário, os fungos já são utilizados para a micorrização de sementes de algumas plantas cultivadas e no controle biológico de animais, plantas e fungos parasitas de vegetais agricultáveis. O impacto positivo dos fungos na economia decorre principalmente do setor industrial, já que diversos produtos são o resultado direto da atividade biológica desses organismos. Toda a indústria de processos fermentativos, quer de bebidas ou de alimentos fermentados, baseia-se na utilização industrial do processo natural de fermentação realizado por fungos. Os fungos são ainda utilizados para a produção tanto de metabólitos primários, como enzimas, como de metabólitos secundários como antibióticos, alcalóides e pigmentos.

Os fungos ainda têm sido utilizados na biorremediação de compartimentos ambientais (ex. solo) comprometidos por altos índices de poluentes, de forma que vêm sendo utilizados para uma decomposição mais eficiente do lixo orgânico, de compostos naturais recalcitrantes e de xenobióticos, assim como na biosorção de metais pesados e compostos radioativos. Além disso, os fungos compreendem uma importante fonte de novos compostos bioativos.
O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O local é a LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade. Para informações, ligue (71) 2101-8000 begin_of_the_skype_highlighting (71) 2101-8000 end_of_the_skype_highlighting (LDM) ou (71) 3283-6568 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3283-6568 end_of_the_skype_highlighting (UFBA). Mais dados sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores