3 de outubro de 2010

Evento debate biodiversidade e conservação de polinizadores

José Alves Tristao
Evento debate biodiversidade e conservação de polinizadores
Insetos são aliados da agricultura

A ação benéfica de insetos no meio ambiente e na produtividade de culturas agrícolas é um assunto cada vez mais presente entre pesquisadores, produtores, professores, estudantes, apicultores e meliponicultores. Justamente para esse público está programado a realização da III Semana dos Polinizadores, de 5 a 8 de outubro, no Centro de Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA).

Nesta versão do evento, o tema escolhido para nortear a programação técnica é “A biodiversidade de polinizadores”. De acordo com os organizadores, da variedade de insetos como abelhas (com e sem ferrão), borboletas e besouros, presentes na vegetação nativa e nas culturas agrícolas, se tem assegurada a reprodução das espécies.

O assunto mobiliza pesquisadores em várias partes do mundo. A grande maioria das plantas consumidas como alimento pelo ser humano depende dos polinizadores. Da mesma forma, empreendedores e técnicos envolvidos em negócios agrícolas de culturas que fazem uso intensivo de tecnologia, descobrem a importância de manejar os plantios de modo a atrair os polinizadores.

No Brasil, a Iniciativa Brasileira de Polinizadores tem se ocupado desse assunto e promovido o estudo de muitas plantas de importância econômica. Na programação técnica da III Semana, em uma das quatro mesas redonda agendados vão ser apresentados estudos de polinização nas culturas castanheira-do-brasil, mangabeira, algodoeiro, pimentão, Citrus, meloeiro, mangueira e goiabeira.

Nas outras três, os assuntos tratados serão “A Biodiversidade de abelhas nos diferentes biomas (Caatinga, Amazônia e Zonas de Transição no Maranhão), Conservação de polinizadores e Riscos sobre polinizadores e perspectivas de sua atualização em polinização. Nesta última, marcada para a manhã do dia 08/10, vão ser tratados Riscos de pesticidas sobre as abelhas e o Desaparecimento das abelhas melíferas a as perspectivas do uso de outras abelhas na polinização.

As inscrições para participar da III Semana estão abertas até 25 de setembro, ao custo de R$ 20,00 (Vinte reais). O valor para estudante com apresentação de cartão de matrícula deste semestre é de R$ 10,00 (Dez reais). O interessado pode se inscrever indo ao Escritório da Embrapa (87 3862 1711 begin_of_the_skype_highlighting 87 3862 1711 end_of_the_skype_highlighting), no Centro de Convenções de Petrolina (PE), das 7h30m às 12h e das 13h30m às 17h30m.

A inscrição também pode ser feita por meio da internet preenchendo uma ficha disponível no endereço http://www.cpatsa.embrapa.br/imprensa/eventos/iii-semana-de-polinizadores . O pagamento deverá ser feito em nome de Márcia Ribeiro, Banco REAL, Agência: 1008 e Conta Corrente: 4.016.355-0. Após isso, a ficha e o comprovante de transferência bancária ou DOC deve ser encaminhado para o endereço eletrônico polinizadores@cpatsa.embrapa.br ou via fax para 87- 3861-4947, em nome de Márcia Ribeiro.

A III Semana tem a coordenação geral da bióloga Márcia de Fátima Ribeiro. Na sua realização estão envolvidas as instituições a Embrapa Semiárido, a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sertão Pernambucano, e Rede Baiana de Polinizadores (Repol).

Contatos:

Márcia Ribeiro – pesquisadora;

Márcia.ribeiro@cpatsa.embrapa.br

Lucia Helena Piedade Kiill – pesquisadora;

kiill@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – jornalista;

marcelrn@cpatsa.embrapa.br

João Marques – estagiário/jornalista;

joaodvalente@hotmail.com

Embrapa Semiárido – 87 3862 1711 begin_of_the_skype_highlighting 87 3862 1711

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores