5 de abril de 2010

Revitalização destoa do ritmo das obras no Rio São Francisco

Samuel Lima l A TARDE

Parte dos 40 km do canal do Eixo Norte, que vai levar água até o Ceará, já está concretada

Quase três anos depois de iniciadas suas obras, a transposição do Rio Francisco ainda é assunto que alimenta debates. As discussões saíram das rodas de conversa dos municípios em cujas terras estão sendo construídos os canais da transposição e o projeto já virou centro de disputa política, típica de ano eleitoral.
As obras dos eixos Norte (em Cabrobó-PE) e Leste (entre Floresta-PE e Petrolândia-PE) estão sendo tocadas normalmente. A TARDE percorreu as duas regiões e os canteiros de obras, e observou mais do que a evolução das construções. Percebeu que, às vésperas do Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira, 22, o rio tem em alguns pontos verdadeiros depósitos de lixo e mau uso do mineral. Mais: falta água para famílias que moram a apenas 50 metros do rio.
A promessa do governo é a de que ações de revitalização, acompanhando o projeto de transposição, serão realizadas como solução para tais problemas. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou que a parte civil do Eixo Leste (com canal projetado para chegar até a Paraíba) estará concluída este ano. E que as obras do Eixo Norte, cujo canal termina no Ceará, estarão prontas somente em 2012.
A estimativa do Ministério da Integração Nacional é a de que os custos totais da transposição cheguem aos R$ 4,5 bilhões. Conforme o tenente Talles Luz, responsável pela logística do destacamento do 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) em Floresta-PE, até setembro deste ano as águas do São Francisco já estarão abastecendo a barragem de Areias, entre Floresta e Petrolândia.

“Já temos 85% da barragem prontos e a entregaremos no próximo mês de maio”, confirmou. Esta deve ser a primeira etapa a entrar em funcionamento – a unidade do Exército está à frente da construção.
O canal vai avançar 1,5 km no leito do rio, no trecho dentro do lago da Barragem Itaparica. A água percorrerá mais 16 km até chegar à barragem (esta com capacidade de armazenar 25 milhões de metros cúbicos – o equivalente a aproximados um milhão de piscinas olímpicas). O trajeto até o reservatório inclui um aqueduto que passará sobre a BR-316 – a água será bombeada a uma altura de 72 metros.
Talles Luz relatou que outros canais menores serão abertos a partir da barragem, direcionando a água a localidades mais distantes do São Francisco. Um espaço para visitantes que queiram conferir o andamento das obras foi montado no canteiro do Eixo Leste – inclusive com um mirante.
Na sede do Destacamento Floresta do 3º BEC, uma maquete do projeto está exposta ao público. O destacamento fica na Agrovila 6, integrante do Projeto Icó-Mandantes, às margens da BR-316, entre as cidades de Floresta e Petrolândia.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 21, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2092946

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores